Segundo pesquisa Nielsen o Ponto de Venda é responsável por 70% do poder de decisão de compra. A partir dessa pesquisa podemos considerar que um produto mal exposto ou até a ruptura do mesmo, pode fazer com que essa preferência, por esse produto ou até mesmo pela sua loja, seja alterada.

Também não considere que somente ter o produto à mostra seja garantia de venda. A organização e a exposição no ponto de venda também é um fator crucial, pense: “do que adianta ter o produto se o mesmo fica mal exposto“.

Algumas dicas que podem ajudar a manter e melhorar a fidelização do cliente no ponto de venda:

Exposição adequada

Fazer uma boa distribuição dos produtos pela loja, é um ótimo início. É preciso fazer uma análise, onde será a melhor exposição para um determinado produto, deve-se considerar o destaque e a circulação de clientes. Cuidado para que o excesso em quantidade se torne um obstáculo no fluxo de clientes. A organização é um fator importante, para que o acesso seja fácil e não prejudique a circulação na loja.

Mix de produtos

Faça uma análise de seu sortimento. Veja as categorias na qual trabalha atualmente e veja onde melhorar ou incluir novos produtos. Através desta análise será possível ter um prospecto de como anda o seu mix atual, ai sim verificar se vale a pena incluir novos produtos ou até mesmo remover aqueles que não estão vendendo.
Uma simples mudança no seu mix poderá trazer grandes benefícios para seu negócio além de satisfazer e ajuda a fidelizar o cliente.

Saiba mais no artigo como melhorar seu mix de produtos.

Elimine rupturas

Muitas vezes a falta de um ou mais produtos chega a uma certa insatisfação do cliente, podendo até fazer com que ele não volte mais ao estabelecimento. Sabemos que acabar com as rupturas não é um trabalho fácil, mas quanto mais trabalharmos para eliminar, ajudará na fidelizar e aumentar o fluxo de clientes.

Saiba mais no artigo a importância de eliminar rupturas nos dias de hoje.

Preço competitivo

Com o mercado competitivo, o preço de venda do produto é um fator relevante, quando se quer alcançar um determinado tipo de público ou simplesmente manter os que já são fieis ao seu negócio.
Fazer uma análise nos preços dos produtos, é extremamente essencial, além de deixá-los competitivos e compatível com os da concorrência, ajuda a não assustar os clientes que fazem cotação e analisam sua loja perante seus concorrentes.

Saiba mais no artigo dicas para melhorar seu preço de venda.

Ferramenta de gestão

Um dos maiores desafios de empreendedores e donos de empresas é aumentar as suas vendas. Sabemos que além de atrair, fidelizar clientes, entre outras estratégias é importante ter uma boa ferramenta de gestão empresarial para o crescimento do seu negócio.

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Até a próxima!

Ricardo Machado

Analista de Negócios – Vendas