Antigamente havia uma grande resistência dos varejistas em promover mudanças nas lojas ou mesmo se dedicar ao planejamento do layout de loja. Porém, com o aumento da competição no varejo, qualquer detalhe pode se tornar uma vantagem competitiva. Daí surgiu o interesse em otimizar o layout de loja.

Preparado para conhecer tudo o que você precisa saber sobre layout de loja? Então continue lendo:

Afinal, o que é Layout de Loja?

O Layout de loja é a organização em escala dos elementos que irão integrar o ponto de venda (ou PDV). Essa representação planeja a disposição de todos os elementos da loja, como por exemplo, corredores, áreas nobres, vitrines, fachadas, entradas e saídas, localização dos check outs e muito mais!

Cada loja varejista possui necessidades diferentes e para atendê-las há tipos específicos de layouts. Em outras palavras, replicar o layout de uma sapataria em um supermercado sem nenhum tipo de reflexão pode trazer péssimas resultados.

Por que fazer um Layout de Loja?

O objetivo principal do layout de loja é permitir que o shopper circule livremente pelo PDV, passe mais tempo na loja e acabe comprando mais produtos. Enquanto a fachada e a vitrine atraem o cliente para dentro da loja, é o layout que vai instigá-lo a ficar.

O ponto de vendas deve estar preparado para receber e satisfazer qualquer tipo de shopper, por exemplo, o que gosta de olhar as gôndolas com calma, o que tem pressa, o que busca promoções, o que tem foco na qualidade, o que busca uma determinada marca e muito mais!

Em outras palavras, um layout bem planejado permite e executado possibilita maximizar as vendas por metro quadrado do PDV.

Além disso, um bom layout de loja atua na redução de custos operacionais do varejo e aumento da lucratividade, ou seja, impacta diretamente na produtividade de uma unidade.

Como é um layout de loja?

Veja um exemplo de um layout de loja padrão de uma pequena unidade supermercadista:

Exemplo de Layout de Loja de um supermercado

O que levar em conta ao montar o layout de loja do seu negócio?

Há diversos fatores que precisam ser levados em conta para definir o layout de loja. Por exemplo:

  • Tipo de produtos negociados;
  • Localização do prédio;
  • Posicionamento de concorrentes próximos;
  • Público-alvo e Personas;
  • Disponibilidade de investimento da empresa;
  • Branding já construído pela marca (no caso de franquias ou filiais de um negócio);
  • E muito mais!

Conhecer muito bem o público-alvo e o comportamento do shopper que se deseja atrair é fundamental para definir o layout mais assertivo, pois detalhes podem desmotivá-lo a sequer entrar na loja. Em outras palavras, um determinado tipo de cliente é atraído ou repelido de acordo com o layout de loja adotado.

Quais as vantagens de mudar o layout de Loja?

Planejar um layout de loja já é um desafio por si só, porém isso é ainda mais complicado quando se deseja renovar uma loja já em operação.

Promover alterações no layout de loja nos supermercados nunca foi uma prática comum no país. Porém, os varejistas descobriram que fazer mudanças no layout de loja pode sim garantir mais vendas.

Diversos fatores podem justificar a necessidade de mudar o layout de loja de uma unidade, por exemplo, novos dados sobre o comportamento do shopper, inclusão de novos itens no mix de produtos (o que pode acarretar em novas seções do supermercado) e muito mais.

Quais os desafios de mudar o layout de Loja?

Os desafios de mudar o layout de loja de um negócio são muitos, porém, podemos destacar, por exemplo:

  • Receita para investir na reforma em questão (ainda mais quando se trata de uma rede de lojas);
  • Desconforto causado no consumidor que passa a não localizar produtos e se frustra por isso;
  • E vários outros.

Para resolver o problema do desconforto dos clientes já habituados a uma certa disposição de corredores e de produtos há algumas técnicas. Uma das principais é investir em sinalizar de maneira clara a nova localização dos produtos.

Além disso, treinar colaboradores e oferecer programas de fidelidade também podem ajudar a evitar perda de vendas.

Diferença entre Layout e Design de loja

Você já deve ter visto pessoas usando layout e design como sinônimos em diversos contextos, não apenas no varejista. Porém, isso é um erro bastante comum.

Podemos resumir a diferença entre Layout e Design da seguinte maneira:

Layout – Se concentra no planejamento e representação gráfica da disposição dos elementos que compõem uma loja.

Design – Leva em conta todos os elementos dentro da loja e o alinhamento deles com o Branding, posicionamento e valores de uma marca. O Design de Loja leva em conta a disposição de corredores e ilhas (assim como o layout), mas também se debruça nas cores usadas, na aplicação da marca, na iluminação do espaço, na experiência de compra e muito mais.

Portanto, podemos dizer que o layout é um dos elementos que faz parte do design da loja. Conseguiu entender a diferença entre uma coisa e outra?

Conclusão

Agora que você sabe o que é layout de loja e a influência que ele pode ter no resultado das suas vendas está na hora de analisar sua loja minuciosamente.  

O layout de loja é uma ferramenta estratégica de mais para ser negligenciada ou revista quando se obtém novas informações sobre o comportamento do Shopper.

Será que sua loja tem o melhor layout possível? Afinal, os varejistas já entenderam que ter o produto em estoque é fácil, o desafio é fazer com que eles atraiam a atenção do público.

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