Diversos sinais apontam para mais uma rodada de Tempos Incertos na econômica mundial. 

Em 2020/21, durante a Pandemia, os consumidores abandonaram os serviços em favor de bens, o e-commerce ganhou grande relevância na vida dos compradores e varejistas, e a lealdade do shopper desapareceu enquanto eles buscavam mais conveniência, segurança e disponibilidade do produto.

Agora o mundo enfrenta um novo desafio: A Inflação. Não exclusivo, mas agravado pela guerra na Ucrânia, os preços dos alimentos aumentaram, assim como dos combustíveis/gás e outros produtos básicos. 

De acordo com o relatório Consumer Insights da Kantar, em 2022, no Brasil, o avanço da inflação levou a mudanças no comportamento de consumo do shopper. 

O consumidor substituiu a grande “compra do mês”, por mais idas ao supermercado, lanches substituíram refeições completas e a quantidade de itens comprados diminuiu. Ainda assim, em comparação com 2021, houve uma alta de 15% no valor despendido com bens de consumo massivo.

E isso cria um destino incerto para este ano. Ainda assim, independente do que esteja acontecendo na economia e no cenário de negócios, o que você precisa entender é que os planos estão sujeitos a mudanças e devem ser projetados para serem flexíveis à medida que novas variáveis vão aparecendo.

Mas para pensar rápido e agir primeiro, as empresas não podem mais depender de planilhas, processos manuais e tecnologia legada. Eles devem abraçar um novo modelo de planejamento ou correm o risco de ficar para trás. Para este ano, investir em soluções de longo prazo é provavelmente a melhor aposta para manter as vendas ativas mesmo após a temporada de compras do final do ano. 

Como você pode se preparar para tempos incertos?

Uma analogia interessante para entender a importância de se preparar para tempos incertos é pensar no seu negócio como um navio no mar, atravessando o oceano e a possibilidade de enfrentar uma tempestade no horizonte. Para este caso, é importante considerar tanto o design interno do navio quanto o impacto dos fatores externos que o atingem.

Lembrando que cada empresa tem suas estratégias e um conjunto único de circunstâncias para 2023, por isso, cada líder precisa definir suas próprias prioridades e entender como cada próximo ponto pode ser integrado ao planejamento de negócios.

#1 Considere vários resultados e cenários

Pegue o histórico dos últimos três anos. Provavelmente você até tenha considerado a variação do dólar, inflação, eleições e eventos esportivos, mas dificilmente contemplou na estratégia: a pandemia, a guerra e suas consequências.

É muito comum os planejamentos de negócios se concentrarem em um conjunto fixo e pré estipulado de resultados e cenários. Geralmente as empresas pegam o planejamento do ano anterior e remontam o novo documento somente mudando datas e atualizando valores de investimento. E isso até funciona, mas existem grandes chances de perder oportunidades.

Como primeiro passo para se preparar para tempos incertos, é justamente pensar em 2 a 4 cenários diferentes para os próximos anos. Comece pelos cenários mais prováveis (atualização do planejamento do ano anterior) e vá até o cenário mais extremo.

Pelo menos, dessa forma, você estará um pouco mais preparado e, se algo diferente do plano inicial acontecer, sua resposta pode ser mais rápida contra as adversidades.

#2 Remova atividades não lucrativas

Em tempos incertos, qualquer aposta errada pode significar muito prejuízo. Manter uma atividade não lucrativa drena a produtividade da empresa e leva a uma alocação ineficiente de recursos e excesso de base de custos.

Revisar objetivamente todas as atividades de negócios e garantir que elas permaneçam eficazes e relevantes pode ajudar no ponto de equilíbrio e aumentar a lucratividade. 

Uma maneira eficaz de fazer isso é reconstruir as previsões de negócios e avaliar se cada custo é necessário e se agrega valor. 

Fique de olho nos principais indicadores de desempenho (KPIs), faça benchmarking e use fontes de dados adicionais para criar alertas sobre oportunidades e tendências.

Ter estratégias de dados planejadas com eficácia podem fornecer insights para apoiar a tomada de decisão rápida e entender se uma atividade é lucrativa ou não.

#3 Fique perto dos seus clientes

Mesmo que seja mais intuitivo, em tempos incertos, voltar o olhar para dentro de casa para organizar os processos internos e diminuir os custos operacionais, você nunca pode deixar o cliente se sentir abandonado ou de fora das suas estratégias. 

São nesses tempos que, oferecer um bom atendimento e se mostrar disponível, pode ser o grande ponto de sustentação do seu negócio. E no varejo, isso é ainda mais importante, afinal, o segmento trata diretamente com os consumidores finais. 

Deixe seu cliente sempre bem informado. Procure por formas de mostrar que eles são apreciados, ainda que estejam comprando menos. As empresas que se comunicam bem em tempos incertos podem criar vínculos mais fortes e duradouros com seus clientes.

Lembre-se que a falta de comunicação abre espaço para qualquer interpretação. Deixar que os consumidores tirem suas próprias conclusões sobre atitudes da empresa pode gerar um julgamento equivocado e problemas para a marca.

#4 Repense sua estratégia em torno do propósito

A busca por empresas com culturas orientadas pelo propósito está ganhando força no mercado. Pelas estatísticas, são as que mais inovam, geralmente apresentam menor desgaste de pessoal e maior resiliência. 

As empresas que demonstram empatia e organizam suas estratégias em torno do propósito e seus principais valores, provavelmente enfrentarão essa jornada de incertezas melhor do que outras. 

Em um momento em que atrair e reter funcionários é um dos maiores desafios de negócios, esse pode ser um passo mais fácil para se diferenciar no mercado. Toda interação com clientes, colaboradores e parceiros é uma oportunidade para demonstrar os valores da sua organização.

Aproveite este tempo para pensar o papel da sua empresa no mundo. Ter bem definido seu propósito e focar nele, pode tornar sua empresas mais bem equipada para prosperar em um mundo em constante mudança. 

Focar seu propósito, por exemplo, com o compromisso com a sustentabilidade, pode ajudar sua empresa a atrair mais talentos, gerar mais confiança do cliente e obter acesso a novos recursos, como produtos e uma cadeia de suprimentos mais sustentáveis.

#5 Aposte em tecnologias em nuvem

De acordo com previsões do Gartner, até 2025, mais de 85% das organizações adotarão o princípio da nuvem e não serão capazes de executar totalmente suas estratégias digitais sem o uso de arquiteturas e tecnologias nativas da nuvem.

Além disso, mais de 95% dos novos projetos de trabalho digitais serão implantados em plataformas nativas da nuvem.

O armazenamento em nuvem permite que as organizações escalem, mantenham a flexibilidade e concentrem seus esforços nas operações de negócios e não no gerenciamento de infraestruturas complexas de TI.

Mesmo em tempos incertos, as econômicas globais continuam evoluindo, e é obrigação das organizações evoluir junto. As empresas devem considerar o risco comercial ao não investir em uma solução de planejamento de nuvem moderna.

O principal benefício, é a economia de tempo que sua empresa terá com um sistema Cloud ERP, principalmente na área de TI. Quando a empresa evita o custo de comprar um servidor para executar uma solução de software no local, por exemplo, a economia do investimento é um benefício financeiro tangível e fácil de identificar.

A tecnologia Cloud permite insights melhores e mais profundos e a capacidade de dimensionar e executar em toda a empresa, os recursos fundamentais da agilidade de negócios.

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Como se preparar para tempos Incertos