No mundo do comércio, existem datas que se destacam por impulsionar as vendas e gerar oportunidades únicas de negócios. Esses momentos estratégicos podem ser usados pelos varejistas para conquistarem clientes, aumentarem a visibilidade da marca e alcançarem resultados fora da curva. 

Neste blogpost, vamos explorar estratégias e insights para aproveitar ao máximo cada uma dessas datas. Desde a famosa Black Friday e Cyber Monday, até o Natal, Ano Novo e eventos focados no Varejo.

Esteja preparado para se destacar no varejo, cativar seu público-alvo e impulsionar suas vendas durante o segundo semestre de 2023.

Julho

  • 09/07 – Revolução Const. de 1932 (SP) 
  • 10/07 – Dia da Pizza 
  • 13/07 – Dia Mundial do Rock
  • 14 a 16 – Multiexpo Blumenau 
  • 16/07 – Dia do Comerciante
  • 19/07 – Dia Nacional do Futebol 
  • 26/07 – Dia dos Avós 
  • 30/07 – Dia Internacional da Amizade

Julho é um mês marcado por diversas datas comemorativas. Por isso, vale também ressaltar a importância de criar listas de compras em seu e-commerce, ofertando SKUs que fazem sentido para cada data. 

Julho também é um mês de férias escolares que assim como janeiro significam oportunidades para itens esportivos e de lazer e refeições em família, por isso deixe bem bonita sua área de FLV.

Agosto

  • 01/08 – Dia do Cerealista 
  • 02/08 – Dia Internacional da Cerveja 
  • 05/08 – Dia Nacional da Farmácia 
  • 13/08 – Dia dos Pais 
  • 15/08 – APAS NEXT (Estaremos Presente)
  • 15/08 – Dia dos Solteiros (BR) 
  • 19 a 21 – ABAD 2023
  • 22 a 24 – Logistique 2023 
  • 25/08 – Dia do Feirante 
  • 31/08 – Dia do Nutricionista

O mês de Agosto é marcado pelo Dia dos Pais. Faça uma pesquisa com base em dados de anos anteriores para acertar na hora de abastecer seus estoques. 

Agosto também é conhecido pelo mês que não temos feriados semanais. Isso não significa que o varejo não possa se beneficiar, pois o mês possui várias datas comemorativas. 

Não se esqueça de realizar as ações de marketing digital em seu e-commerce e aproveite essa época para conquistar novos clientes.

Setembro

  • 07/09 – Independência do Brasil 
  • 09/09 – Dia do Cachorro Quente 
  • 13/09 – Dia Nacional da Cachaça 
  • 15/09 – Dia do Cliente 
  • 17 a 20 – Multiexpo Tramandaí
  • 19 e 20 – Convenção Abras (Estaremos Presente)
  • 22/09 – Início da Primavera 
  • 22/09 – Dia Mundial sem Carro 
  • 23/09 – Dia do Sorvete

Setembro é o mês marcado por nossa independência. E com o intuito de movimentar o mercado, aumentar o volume de vendas e gerar receita, foi criada a Semana do Brasil. 

Ainda neste mês, temos o Dia do Cliente. Uma data interessante para investir em campanhas de remarketing e ofertar cupons exclusivos e brindes especiais. 

Setembro também é um mês importante para iniciar as estratégias da Black Friday e Festas de final de ano.

Outubro

  • 04/10 – Dia Mundial dos Animais 
  • 12/10 – Dia das Crianças 
  • 15/10 – Dia do Professor
  • 29/10 – Dia Nacional do Livro 
  • 31/10 – Halloween 

O mês de Outubro é marcado por datas importantes para o comércio como o Dia das Crianças. É importante lembrar que os filhos têm grande influência na decisão dos pais.

Outra data popular é o Halloween, existe uma procura maior por fantasias e adereços, vendas de roupas, doces e cosméticos. Os supermercados podem caprichar na decoração, incorporar abóbora no mix e brincar com os formatos dos produtos.

Novembro 

  • 01/10 – Dia Mundial Do Veganismo 
  • 02/10 – Finados 
  • 08 a 10 – Super Mix: A feira
  • 11/10 – Singles’ Day
  • 12/10 – Dia Do Supermercado 
  • 15/10 – Proclamação Da República 
  • 20/10 – Dia Nacional Da Consciência Negra 
  • 24/10 – Black Friday 
  • 27/10 – Cyber Monday 

Marcado pela Black Friday, novembro é o mês que inicia as vendas de fim de ano. Por isso, invista em promoções reais para a Black Friday e também para a Cyber Monday.

Já o Dia do Solteiro é uma data muito forte na China que se popularizou. Aproveite essa data para oferecer produtos que estimulem o autocuidado, como itens de beleza e vestuário. 

Além disso, vale destacar o Dia Mundial do Veganismo. Para essa data, vale incentivar a compra de produtos veganos, visando alcançar esse mercado que conta com cerca de 7 Milhões de Brasileiros!

Dezembro

  • 21/12 – Início De Verão 
  • 24/12 – Véspera De Natal
  • 25/12 – Natal 
  • 31/12 – Véspera De Ano Novo

Dezembro é o último mês do ano e também, o mês em que temos o Natal. E a ceia não pode ficar incompleta para os consumidores, não é mesmo? 

Por isso, invista na comunicação de suas lojas e e-commerces. Crie sugestões de compra e também, capriche na divulgação dos itens natalinos, como o peru, os vinhos, bacalhau, cerejas, ameixas, panetones etc. 

Conclusão

O varejo é um setor em constante evolução, e é essencial continuar acompanhando as tendências, se adaptando às mudanças do mercado e explorando novas oportunidades. 

Portanto, esteja preparado, inove e aproveite ao máximo essas ocasiões para alcançar resultados incríveis.