No mundo do comércio, existem datas que se destacam por impulsionar as vendas e gerar oportunidades únicas de negócios. Esses momentos estratégicos podem ser usados pelos varejistas para conquistarem clientes, aumentarem a visibilidade da marca e alcançarem resultados fora da curva.
Neste blogpost, vamos explorar estratégias e insights para aproveitar ao máximo cada uma dessas datas. Desde a famosa Black Friday e Cyber Monday, até o Natal, Ano Novo e eventos focados no Varejo.
Esteja preparado para se destacar no varejo, cativar seu público-alvo e impulsionar suas vendas durante o segundo semestre de 2023.
Julho
- 09/07 – Revolução Const. de 1932 (SP)
- 10/07 – Dia da Pizza
- 13/07 – Dia Mundial do Rock
- 14 a 16 – Multiexpo Blumenau
- 16/07 – Dia do Comerciante
- 19/07 – Dia Nacional do Futebol
- 26/07 – Dia dos Avós
- 30/07 – Dia Internacional da Amizade
Julho é um mês marcado por diversas datas comemorativas. Por isso, vale também ressaltar a importância de criar listas de compras em seu e-commerce, ofertando SKUs que fazem sentido para cada data.
Julho também é um mês de férias escolares que assim como janeiro significam oportunidades para itens esportivos e de lazer e refeições em família, por isso deixe bem bonita sua área de FLV.
Agosto
- 01/08 – Dia do Cerealista
- 02/08 – Dia Internacional da Cerveja
- 05/08 – Dia Nacional da Farmácia
- 13/08 – Dia dos Pais
- 15/08 – APAS NEXT (Estaremos Presente)
- 15/08 – Dia dos Solteiros (BR)
- 19 a 21 – ABAD 2023
- 22 a 24 – Logistique 2023
- 25/08 – Dia do Feirante
- 31/08 – Dia do Nutricionista
O mês de Agosto é marcado pelo Dia dos Pais. Faça uma pesquisa com base em dados de anos anteriores para acertar na hora de abastecer seus estoques.
Agosto também é conhecido pelo mês que não temos feriados semanais. Isso não significa que o varejo não possa se beneficiar, pois o mês possui várias datas comemorativas.
Não se esqueça de realizar as ações de marketing digital em seu e-commerce e aproveite essa época para conquistar novos clientes.
Setembro
- 07/09 – Independência do Brasil
- 09/09 – Dia do Cachorro Quente
- 13/09 – Dia Nacional da Cachaça
- 15/09 – Dia do Cliente
- 17 a 20 – Multiexpo Tramandaí
- 19 e 20 – Convenção Abras (Estaremos Presente)
- 22/09 – Início da Primavera
- 22/09 – Dia Mundial sem Carro
- 23/09 – Dia do Sorvete
Setembro é o mês marcado por nossa independência. E com o intuito de movimentar o mercado, aumentar o volume de vendas e gerar receita, foi criada a Semana do Brasil.
Ainda neste mês, temos o Dia do Cliente. Uma data interessante para investir em campanhas de remarketing e ofertar cupons exclusivos e brindes especiais.
Setembro também é um mês importante para iniciar as estratégias da Black Friday e Festas de final de ano.
Outubro
- 04/10 – Dia Mundial dos Animais
- 12/10 – Dia das Crianças
- 15/10 – Dia do Professor
- 29/10 – Dia Nacional do Livro
- 31/10 – Halloween
O mês de Outubro é marcado por datas importantes para o comércio como o Dia das Crianças. É importante lembrar que os filhos têm grande influência na decisão dos pais.
Outra data popular é o Halloween, existe uma procura maior por fantasias e adereços, vendas de roupas, doces e cosméticos. Os supermercados podem caprichar na decoração, incorporar abóbora no mix e brincar com os formatos dos produtos.
Novembro
- 01/10 – Dia Mundial Do Veganismo
- 02/10 – Finados
- 08 a 10 – Super Mix: A feira
- 11/10 – Singles’ Day
- 12/10 – Dia Do Supermercado
- 15/10 – Proclamação Da República
- 20/10 – Dia Nacional Da Consciência Negra
- 24/10 – Black Friday
- 27/10 – Cyber Monday
Marcado pela Black Friday, novembro é o mês que inicia as vendas de fim de ano. Por isso, invista em promoções reais para a Black Friday e também para a Cyber Monday.
Já o Dia do Solteiro é uma data muito forte na China que se popularizou. Aproveite essa data para oferecer produtos que estimulem o autocuidado, como itens de beleza e vestuário.
Além disso, vale destacar o Dia Mundial do Veganismo. Para essa data, vale incentivar a compra de produtos veganos, visando alcançar esse mercado que conta com cerca de 7 Milhões de Brasileiros!
Dezembro
- 21/12 – Início De Verão
- 24/12 – Véspera De Natal
- 25/12 – Natal
- 31/12 – Véspera De Ano Novo
Dezembro é o último mês do ano e também, o mês em que temos o Natal. E a ceia não pode ficar incompleta para os consumidores, não é mesmo?
Por isso, invista na comunicação de suas lojas e e-commerces. Crie sugestões de compra e também, capriche na divulgação dos itens natalinos, como o peru, os vinhos, bacalhau, cerejas, ameixas, panetones etc.
Conclusão
O varejo é um setor em constante evolução, e é essencial continuar acompanhando as tendências, se adaptando às mudanças do mercado e explorando novas oportunidades.
Portanto, esteja preparado, inove e aproveite ao máximo essas ocasiões para alcançar resultados incríveis.
