Uma das maiores preocupações de redes varejistas é fazer o controle geral do estoque, organizando e analisando os produtos em falta e também fazer o controle das datas de vencimento dos produtos. Isso representaria o mundo perfeito – ter o controle de estoque e com isso Evitar Produtos Vencidos. Esse controle vai além do estoque armazenado, é necessário ter uma prioridade ainda maior quando falamos de produto exposto na área de venda.

Sabemos que não é uma tarefa fácil, pois isso demanda um controle ainda maior, porém esta é uma tarefa extremamente importante, pois um descuido poderá causar um enorme prejuízo para o seu negócio se falarmos nas leis atuais quando se é encontrado um produto vencido para venda e ainda perder a credibilidade com os clientes.

 

Gestão de Compras e Estoques:

Todo o processo se inicia no momento da compra, ou seja, o departamento comercial da empresa precisa estar atento, compras em grandes quantidades sem acompanhar a demanda, poderá gerar problemas, é preciso acompanhar a cobertura de estoque e venda média de cada item. Essa mesma atenção deve ser feita para produtos que serão utilizados para promoções, há casos em que as vendas nem sempre são conforme o esperado, assim deve ter um certo cuidado com esses volumes em estoques.

 

Entrada de Mercadorias (Recebimento):

Um passo importante no controle de data de validade começa pelo recebimento de mercadorias. Uma desatenção ou descuido pelo funcionário (conferente) pode gerar problemas para a empresa, sendo que algumas indústrias demoram a fazer a troca de determinadas mercadorias, ainda mais quando a mesma já foi recebida. Ter uma equipe ou um profissional atento nesse processo, ajudará muito em problemas futuros e prejuízos.
A atenção deve redobrar quando se fala em produtos perecíveis, o prazo médio de vencimento para estes tipos de produtos é de 7 dias.

“As situações que devemos desconsiderar neste contexto, quando um determinado produto já está com o prazo de vencimento próximo e o mesmo é negociado para ser vendido com preço bem abaixo do mercado, mais conhecido como fifo. Neste caso as datas de vencimento, devem estar em destaque na área de venda, algo que o cliente precisa estar ciente.”

 

Organização na Armazenagem:

Após o recebimento de mercadorias, temos o processo de estocagem dos produtos, onde o funcionário responsável pela armazenagem precisa estar muito atento.

É importante destacar que dependendo de como é estocado os novos produtos, sempre deve estar atento as datas dos que já estão armazenados no estoque, para que os novos não vão para a área de venda primeiro que o estoque antigo, essa fiscalização de datas precisa ser diária, conforme o giro de cada produto ou o estoque dos mesmo.

Para este ponto é crucial entender os conceito de FIFO e LIFO, para saber mais leia o artigo “Entenda os Conceitos de FIFO e LIFO“.

Esse controle de datas não tende a ser na área de estocagem, a área de venda é muito mais importante, pois é onde o produto será exposto, lembrando que os produtos com datas mais avançadas devem estar com a exposição sempre em primeiro, onde o acesso será mais fácil e a venda mais rápida.

Leia mais em Entenda o que é Armazenagem.

 

Mix de Produtos:

Passado o recebimento e a estocagem, em seguida temos o mix de produtos, onde o mesmo também tem uma grande influência no controle de vencimentos pela empresa. Ter um mix adequado para cada tipo de loja e clientela tende a diminuir os riscos de produtos vencidos. Ter uma grande quantidade de mix de produtos, sem ter o controle do giro desse mix como um todo, aumentas consideravelmente as chances de ter produtos vencidos na área de venda.

Podemos colocar que uma grande variedade de mix de produtos, de uma determinada categoria tende a agradar os clientes, sabemos que muitos vão atrás de variedades, mas nem sempre essa variedade e compatível com a loja e com os clientes que ela atende.

Para saber um pouco mais sobre como melhorar o mix de produtos, leia mais em “Como Melhorar o seu Mix de Produtos“.

Nos dias atuais produtos vencidos é um dos maiores vilões para as redes varejistas. Fazer o acompanhamento diário fará com que clientes não tenham surpresas em suas compras, diminuindo prejuízos e multas por produtos impróprios para vendas, quando encontrados pelo órgão competente.
Atualmente existe o Programa de Olho na Validade que visa proteger o consumidor, por isso também a importância da não exposição de produtos vencidos na loja, clique aqui para saber um pouco mais sobre o programa.
Bluesoft possui módulos onde é possível fazer o recebimento, o controle de estoque e o gerenciamento de produtos, o controle de lotes e datas de validade.

Para saber mais sobre os módulos que o sistema Bluesoft disponibiliza, acesse o nosso site bluesoft.com.br e solicite uma demonstração.

Ricardo Machado

Analista de Negócios – Operações