Quero compartilhar essa ideia com você contabilista, gestor, analista, profissionais de administração em geral:

Use a contabilidade a seu favor.

Muitos ainda pensam em contabilidade como apenas uma “obrigação ao governo” e não a enxergam como aliada. Mas eu gostaria de te mostrar que a contabilidade pode sim, estar a favor da empresa.

Não há como negar que a contabilidade vem ganhando a importância dentro das empresas, e o por que disso?

Porque esta comprovada a influência positiva da Contabilidade nas atividades financeiras e operacionais!

Tudo bem, a contabilidade ainda tem seu lado burocrático e depende de profissionais competentes para deixá-la correta. Muitas vezes, precisando de um certo investimentos para formar um grupo de profissionais e mantê-los atualizados.

Mas lembre-se que grande parte dessa burocracia vem do governo, com uma complexa e extensa legislação fiscal com centenas obrigações.

Consegue ver a o porque utilizar a contabilidade também a seu favor e não apenas para o Fisco?

Se você possui uma equipe de profissionais competentes, use-a para gerar dados através da contabilidade. E não falo apenas de planejamento, veja vários pontos que poderá ter a seu favor usando a contabilidade:

Captura de Tela 2015-05-28 às 15.35.46 Não sofrerá penalizações com multas de fiscalizações fiscais, pois se estiver com a contabilidade em dia e escrita corretamente, não sofrerá multas;

Captura de Tela 2015-05-28 às 15.35.41 Para novos investimentos, se precisar de linhas de créditos, bancos e financeiras irão olhar para sua contabilidade e não para a sua boa vontade e carisma;

Captura de Tela 2015-05-28 às 15.35.35 Se a legislação é extensa e complexa, mas risco de pagar mais impostos ou menos incorretamente terá, a probabilidade de uma equipe contábil competente será fazer de redução de impostos, pois trabalharão com um planejamento tributário;

Captura de Tela 2015-05-28 às 15.35.28 Profissionais contábeis, estão cuidando cada vez mais da gestão, planejamento e tomada de decisões, pois precisam conhecer de todo o negócio da empresa para aplicar processos fiscais e contábeis nos sistemas de gestão;

Captura de Tela 2015-05-28 às 15.35.22 Permite saber como estão os resultados da sua empresa: Lucro, prejuízos, se estão com custos elevados, se as receitas estão caindo, tudo isso para conseguir saber como se planejar e fazer a tomada de decisão.

contabilidade-1

Poderia listar vários outros pontos favoráveis para o uso da contabilidade. Para você que cuida do negócio e o administra, ela será sempre seu ponto de partida.

Vale reforçar que a linguagem universal da boa saúde financeira é a Contabilidade. Sem ela, os stakeholders não teriam como conhecer a situação econômico-financeira das empresas.

Espero ter contribuído para você para entender a importância da contabilidade nas sua empresa.

 

Boa administração e bons negócios!