Nós já falamos anteriormente da importância da Gestão de Pessoas no varejo. Até por isso, para complementar esse conteúdo, um assunto que não poderíamos deixar de abordar, é o de como uma boa gestão de pessoas torna o RH estratégico no varejo.

Afinal, segundo a ABRH-SP, os índices de rotatividade no varejo chegam a até 42% ao ano! Com um turnover tão grande, é necessário entender como contar com um RH estratégico no varejo faz a diferença na felicidade do seu colaborador. 

Por isso, para te ajudar nesse desafio que é aumentar o engajamento do colaborador no varejo, criamos esse artigo. Nele, te mostramos de maneira simples, como seu RH pode ser mais estratégico na gestão de pessoas. 

Confira!

Antes, vamos entender o que é o RH Estratégico!

É correto afirmar que o RH atua de forma estratégica em uma empresa, quando ele vai além da parte do recrutamento e seleção de novos talentos. 

Podemos entender o RH estratégico como uma forma da sua área de Gestão de Pessoas atua com base em metas que impactem a empresa a longo prazo. Pode-se afirmar que a área se torna estratégica, quando aumenta o seu envolvimento nas estratégias do negócio.

Dessa forma, quando a empresa conta com um RH Estratégico, ela muda a maneira como ela enxerga o colaborador. Afinal, por ele ser importante para o crescimento a longo prazo da companhia, ele passa a ser enxergado como um ativo a ser investido e desenvolvido, não apenas como um custo. 

Além disso, os principais benefícios de contar com um RH Estratégico na sua empresa, são:

  • Maior engajamento dos seus colaboradores;
  • Possibilidade de desenvolver equipes de alta performance;
  • Retenção de Talentos;
  • Fortalecimento da sua cultura organizacional;
  • Entre outros.

É importante notar que esses benefícios são conquistados com o tempo e, para que o seu RH seja assertivo, é essencial que ele seja orientado a dados. Para isso, contar com tecnologia é indispensável. 

Logo, contar com uma ferramenta de força de trabalho é essencial para te ajudar a ser orientado a dados. Afinal, esse tipo de ferramenta auxilia o seu RH a ter as melhores informações sobre seus colaboradores, permitindo uma melhor administração, focando nas melhores competências deles.

Agora que entendemos o que é o RH Estratégico, vamos conhecer suas principais características. 

Principais características do RH Estratégico!

Como falamos acima, o RH Estratégico oferece diversos benefícios para as empresas, estando o varejo incluso nisso. Por isso, para te ajudar a entender como a sua área de recursos humanos pode se tornar essencial no seu negócio, separamos abaixo algumas das principais características do RH Estratégico para as empresas. Elas são:

  • Ter visão estratégica da empresa no geral;
  • Ser estratégico na contratação de novos talentos;
  • Inovar nos benefícios oferecidos;
  • Se comunicar de maneira efetiva com todos os colaboradores;

Abaixo, vamos entender melhor sobre cada uma dessas características.

Ter visão estratégica da empresa no geral

Atuar de maneira estratégica é a principal característica que o seu RH ganha ao ser orientado a dados. Afinal, para conseguir antecipar o que irá acontecer na empresa, os dados são parte crucial disso.

Por isso a importância de aliar tecnologia a pessoas qualificadas para o cargo. Dessa forma você consegue garantir que os objetivos e métricas traçados serão alcançados.

Além disso, ao contar com um RH Estratégico, você garante que o monitoramento dos principais índices de qualidade dos recursos humanos estão sendo feitos. Sendo assim, informações como taxa média de turnover, satisfação dos colaboradores e também tempo médio para fechar uma vaga estarão sempre de fácil acesso.

Ser estratégico na contratação de novos talentos

Com um RH que atua com base nos dados, a contratação de novos talentos se torna mais estratégica. Afinal, a triagem de curriculos, por exemplo, se torna mais ágil de ser realizada, por ter todas as informações online e não precisar analisar um por um. 

Além disso, ao ter uma visão estratégica da empresa você garante que a cultura organizacional esteja clara para todos os colaboradores. Dessa forma, fica mais fácil analisar se os novos candidatos possuem o fit ideal para a empresa, facilitando a sua adaptação. 

Isso é importante para evitar o turnover por esse motivo, uma vez que seu novo colaborador irá se sentir deslocado, caso não se adapte a sua cultura organizacional.

Se comunicar de maneira efetiva com todos os colaboradores

Se a sua área de recursos humanos é estratégica, uma característica que ela tem, é a de se comunicar de maneira efetiva com seus colaboradores. Afinal, uma tarefa que acaba fazendo parte do dia a dia do seu RH, é a gestão de pessoas, focando também no comportamento dos seus colaboradores. 

Dessa forma, seu RH garante que as pessoas mais qualificadas para cargos de liderança serão desenvolvidas e consigam se preparar para que assumam o cargo e promovam uma melhora na sua empresa. É realizar a Gestão de Ativos, conseguindo aumentar os resultados da empresa com colaboradores mais qualificados.

Inovar nos benefícios oferecidos

Ao contar com um RH Estratégico, uma característica que o seu varejo ganha, é o de contar com benefícios inovadores e que façam mais sentido para seus colaboradores. 

Afinal, o RH Estratégico, ao contar com expertise para realizar pesquisas e comunicar-se da melhor maneira com seus colaboradores, consegue identificar de maneira bem mais fácil suas necessidades e desejos. 

Isso permite que ele seja cada vez mais assertivo ao oferecer ou incorporar novos benefícios para seus funcionários, o que aumenta a satisfação geral no emprego.

Conclusão

O que achou de conhecer mais sobre o RH Estratégico e saber como ele pode fazer a diferença o seu varejo? É importante notar que, desenvolver isso na sua empresa é algo que demanda tempo e investimento.

Também vale destacar que e necessário investir no desenvolvimento dos profissionais que compõem sua área de recursos humanos. Dessa forma, você consegue garantir que a mudança seja feita da melhor forma possível, possibilitando que o seu varejo conte com um RH Estratégico e orientado a dados.