A Black Friday já está a todo vapor no Brasil e no mundo, seja através de sites de compra ou presencialmente. Os lojistas não querem perder a oportunidade de vender mais, principalmente agora que as pessoas estão começando a sair mais de suas casas e voltando a frequentar lojas e shoppings.

Por isso, nós separamos algumas dicas de última hora para você lojista garantir uma Black Friday de sucesso. Corre que ainda dá tempo!

Invista no marketing da loja

A Black Friday é uma das épocas onde os consumidores mais pesquisam por ofertas de produtos na Internet. Por esse motivo, além de garantir a qualidade dos produtos, é necessário que sua loja seja encontrada pelo shopper. Agora é o momento de fazer um esforço extra para divulgar seu negócio e aparecer para novos clientes. 

Utilize as redes sociais, como Instagram e Facebook, ou os canais de comunicação rápida da loja, como WhatsApp e Telegram. É importante criar uma cadência de publicações com boas ofertas para chamar atenção do seu público e trazer eles para sua loja. Utilize o e-mail marketing e seja criativo com chamadas atrativas, focando no valor do frete e prazo de envio para chamar a atenção de seus clientes por meio do e-mail marketing. 

Além de desenhar a estratégia de marketing digital, como publicações nas redes sociais e plataformas de marketplaces, muitos consumidores acessam seus e-mails diariamente, o que traz uma grande oportunidade para destacar sua loja. Utilize uma ferramenta confiável para que esse canal seja usado de maneira efetiva para as comunicações de seu negócio.

Prepare seu estoque

Dê aquela última analisada no estoque antes de fazer uma oferta ou abrir a loja. Também fique ligado na quantidade de itens e nas tendências de venda, durante o período, para ver se será necessário ajustar alguma promoção ou se existe a necessidade de reposição de itens no ponto de venda. Se possível, conte com um sistema ERP online para ficar de olho nessas métricas e não perder nenhuma venda.

Esteja com uma boa operação de loja

O Cadastro de produtos correto, sempre foi super importante, e na Black Friday não é diferente. Sua loja deve ter todos os produtos cadastrados no sistema para que os clientes e colaboradores possam encontrar com facilidade e não desistam de uma compra ou migrem para a concorrência. 

Ainda neste quesito, converse com seus colaboradores e mostre para eles a importância desta data para o seu negócio. É comprovado que colaboradores engajados são mais produtivos e rendem mais. 

Conte com uma boa transportadora

Se você trabalha com o e-commerce, ou pretende enviar alguns itens para lugares mais afastados da sua loja, você precisa contar com uma boa transportadora.

Verifique se eles possuem alguma ativação, serviço, envio ou valores diferenciados para esta época. Fique ligado nos prazos de envio, rastreamento das encomendas, extravio e danos de mercadorias. Tenha tudo muito bem planejado e acordado com sua transportadora para não sofrer com surpresas no final do dia.

Fique atendo a parte técnica e disponibilidade da sua loja online

É extremamente importante garantir que a infraestrutura de sua loja esteja pronta para atender a alta demanda da Black Friday. Além de ter uma plataforma que consiga aguentar o alto tráfego e a procura por seus produtos, garanta que os acessos por computador e celular não sofram nenhuma instabilidade no momento da compra ou que sua loja saia do ar.

E no Varejo Alimentar?

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), o mês de Novembro foi o segundo melhor ano passado (2020), ficando atrás apenas de Dezembro, quando temos o Natal e o Final de Ano. Também é interessante ressaltar que o crescimento mensal das vendas no setor em 2020 foi de 3,40% sendo o maior índice desde 2016. 

A intenção de compra do consumidor para esse ano cresceu 29% segundo uma pesquisa da Offerwise, além disso a pesquisa também apontou que apenas 41% dos consumidores pretendem comprar de forma presencial.

A vantagem do varejo alimentar em relação aos outros é sua enorme variedade de produtos e categorias para oferecer promoções. Além disso, é uma maneira de estimular as compras para as festas de fim ano.

Se você deseja que seu varejo alimentar saia na frente, fique atento às dicas que iremos oferecer exclusivamente para este setor.

Faça as ofertas certas

Como dissemos anteriormente, muitos clientes já estão de olho em produtos para as festas de fim de ano, além de eventuais amigos secretos e presentes de natal. Nos supermercados é possível encontrar tudo isso.

Uma sugestão é atrair seus clientes para o setor de bebidas alcoólicas, afinal, cervejas, vinhos e espumantes estão presentes nas ceias festivas.

Outro ponto interessante é ofertar produtos da cesta básica como macarrão, açúcar, arroz, feijão etc, pois muitas pessoas compram produtos básicos para doar nessa época do ano.

O delivery pode ser um forte aliado

Se o seu supermercado ainda não oferece esse serviço, está na hora de implementá-lo. O frete grátis é um dos principais motivadores para as vendas nessa data e agrada demais aos clientes. Busque parcerias com prestadores de serviço, como entregadores autônomos ou diretamente com as empresas de entregas por aplicativo. Pense ainda na possibilidade de motoboys em contrato temporário com a sua loja.

Antecipe as ofertas no supermercado

Muitos varejistas saem na frente por antecipar as vendas. Os descontos são divulgados e oferecidos dias antes da data oficial, fazendo com que o ticket médio aumente juntamente com as vendas do mês. Além disso, também torna-se interessante continuar com as promoções mesmo após a data para os itens remanescentes.

Foco no estoque

Uma das primeiras dicas desse artigo foi sobre a necessidade do varejista estar atento ao seu estoque e no setor alimentício não é diferente. Quando há ações promocionais nos supermercados, é natural que os produtos tenham uma maior saída em curto prazo. Por isso, atente-se para as mercadorias ainda em estoque para não continuar divulgando produtos que acabaram. Ou ainda para conseguir repor os itens rapidamente em exposição.

Quando se trata de Black Friday, toda ação de marketing para chamar atenção do cliente é válido, mas tenha em mente que ações mentirosas podem acabar sendo denunciadas em sites de avaliação como o Reclame Aqui ou até mesmo no PROCON. Por isso, seja verdadeiro no que está ofertando para seu público.

Este artigo levantou algumas dicas que podem ser úteis para melhorar suas vendas, seja para essa Black Friday e também para as festas de Final de Ano. Muito Sucesso e Ótimas Vendas!