Quer abrir uma loja física, mas tem medo de passar por um processo burocrático e custoso e no final não ter o resultado esperado? Então as Pop-Up stores podem ser sua solução. 

Pop-Up stores são lojas temporárias, localizadas em pontos estratégicos, que tem como finalidade levar o consumidor a ter uma experiência diferente de interagir com a marca. Elas possuem um custo relativamente baixo se comparado a abertura de um loja física e podem trazer bons resultados em um curto prazo.

O conceito já é bem conhecido nos Estados Unidos e em países asiáticos, e atualmente vêm ganhando forças no Brasil. Por isso, para te ajudar a entender mais sobre as pop-up stores, mostrando inclusive alguns exemplos bem sucedidos, criamos o texto a seguir. Confira!

O que são Pop-Up Stores?

Esses conceito nasceu nos anos 1990 em cidades como Nova York e Tóquio, com a ideia inicial de vender produtos em edição limitada. Em 2004 essa ideia se popularizou quando a Comme des Garçons lançou sua primeira Pop-Up Store fora do Japão, em Berlim.

Esse tipo de loja é aberta com dia e hora para acabar, podendo durar desde apenas 1 dia, até 3 meses. Elas podem ser abertas para promover um produto novo, queimar estoque ou até mesmo para quem tem um e-commerce e quer saber como seria a aceitação de uma unidade física. Tudo isso sem correr o risco financeiro que um ponto de venda tradicional traria.

Por que são temporárias?

Como o maior o objetivo é chamar atenção e engajar os clientes, o espaço é totalmente personalizado e pensado na experiência do usuário, gerando uma sensação de urgência no consumidor. Dessa forma, ninguém vai deixar de conhecer uma loja tão exclusiva que tem os dias contados para acabar.

A Pop-Up Store geralmente é usada em situações específicas como:

  • promover a parceria entre duas marcas;
  • em grandes eventos, shows ou festivais;
  • lançamento de um novo produto ou coleção;
  • em uma data sazonal que se encaixe com as estratégias comerciais.
  • quando um e-commerce quer levar seus produtos para um ponto de venda físico;

Quais os benefícios de uma Pop-Up Store?

Investimento

Os gastos são menores que os de uma loja tradicional, já que a locação do local e dos equipamentos são feitas por um período menor. Isso faz com que você tenha que investir menos para saber como seria a aceitação do seu público pela sua loja, por exemplo.

Ampliação de mercado

Um desafio diário do varejista é sempre inovar para conseguir se destacar em meio a tantas marcas existentes.

Além dos seus clientes fiéis, essa iniciativa leva outras pessoas a conhecerem sua loja. Ampliando seu público alvo, aumentando o engajamento e a quantidade de vendas.

Isso permite que você alcance um público que normalmente não te conhece, possibilitando que você aumente o conhecimento de sua marca.

Teste de aceitação 

É uma ótima forma de testar a aceitação de um produto novo ou de finalmente ter uma loja física em determinada localização, existem casos de Pop-Ups Stores que se tornaram fixas.

Proporcionar experiências

Vivemos na época em que o consumo na loja física é muito pautado pela experiência de compra. Logo, esse é momento perfeito para encantar os clientes, afinal, segundo uma Pesquisa feita pelo Reclame aqui “51% dos consumidores pagariam mais caro para ter uma boa experiência”.

Ou seja, o consumidor não pensa apenas no preço, ele quer se sentir importante, ser bem atendido, quer ter qualidade e agilidade. Logo, esse é um ótimo momento para fidelizar clientes, tornando eles embaixadores da marca.

Exemplos de Pop-Up Stores ao redor do mundo

AliExpress 

O pensamento de que produto Chinês não tem qualidade ficou no passado. Em setembro de 2019 o AliExpress, e-commerce chinês, abriu sua segunda loja física fora da China. O local escolhido para essa iniciativa que durou 30 dias foi o Shopping Mueller, em Curitiba.

A experiência contava com oito nichos interativos onde os clientes poderiam testar e tirar suas dúvidas. A compra era feita através de um QR code e o pagamento era realizado no site do AliExpress.

Life of Pablo

Em 2016 o rapper e estilista americano Kanye West abriu 21 lojas pop-up ao redor do mundo, para divulgar seu novo CD “The Life of Pablo”.

As lojas ficaram abertas por três dias e contavam com uma fila de espera que duravam horas. Lá dentro, disponíveis para compra, existiam camisetas e casacos de edição limitada com o nome da cidade em que estavam sendo vendidas, desenhadas por ele mesmo.

Não é a primeira vez que Kanye faz ações como essa, sua linha de tênis Yeezy em conjunto com a Adidas, chega a valer quase dez vezes mais quando comprados com revendedores.

Lacoste

As lojas temporárias também fazem parte do mercado de luxo, durante maio e abril de 2019 a Lacoste abriu Pop-ups espalhadas por Seul, São Paulo e Pequim

Os produtos variam em todas as unidades, já que cada uma contou com uma consultoria convidada, em Seul a revista “Dazed” foi responsável pela curadoria. Em São Paulo estavam disponíveis todas as camisetas e produtos clássicos da marca.

Conclusão 

Diante desses exemplos, podemos ver que não existe um padrão para que sua Pop-Up Store dê certo, elas podem ser feitas em shoppings, festivais, contêineres ou em uma caixa de sapato gigante. O real objetivo é que o seu cliente tenha uma experiência única e inovadora, se tornando embaixador da marca e trazendo mais pessoas para se tornarem consumidores. 

Seja criativo e esteja aberto a opinião de todos, converse com o seu consumidor e colete dados, essa iniciativa vai servir de aprendizado para as próximas. Não esqueça da divulgação nas mídias sociais, criar uma hashtag, por exemplo, pode ser legal para propagar a ideia. 

Caso você seja um e-commerce, ao fechar as portas, sua equipe vai estar pronta para investir em uma unidade permanente sem medo de arriscar. Já que essa experiência trouxe um toque mais humano e pessoal, criando laços com seus clientes.