Com o coronavírus, os supermercados chegaram a registrar um aumento de 180% nas vendas de seus e-commerces. Logo, muitos supermercadistas acabaram aderindo a esse método de distribuição, visando melhorar a experiência de compra dos seus consumidores. 

A logística pode ser considerada uma das fases mais importantes do processo de venda no e-commerce, por se tratar de uma atividade estratégica. Afinal, ela pode definir o sucesso ou fracasso da sua campanha. Por isso, ela deve ser muito bem planejada, antes mesmo até do início de sua operação.

Ela ocupa uma grande parte do sistema de venda do varejo, já que, está presente desde o transporte e armazenamento da matéria-prima, até a disposição da mercadoria na gôndola. Além disso, ela pode até mesmo influenciar na reputação da marca. Afinal, por ter grande relevância, ela atua de modo direto na qualidade do relacionamento entre os clientes e o supermercadista.

Por isso que, pensando em ajudar o varejista a entender mais sobre esse importante elemento, criamos o texto a seguir. Nele, te explicamos a  importância da logística para o e-commerce supermercadista. Confira!

Afinal, qual a importância da Logística para o E-Commerce Supermercadista?

Alguns varejistas têm uma visão restrita de que a logística é apenas composta por caminhões enormes e um galpão com grande volume de mercadoria, e por causa desse pensamento podem não dar o devido valor para esse setor.

Para termos uma ideia, a logística administra e controla todo o trajeto das compras e armazenamento de mercadoria, otimizando os processos e reduzindo o tempo de entrega para o cliente final. Além disso, com diversas alterações que acontecem todos os dias na nossa economia, é de suma importância poder contar com uma estratégia que otimiza processos e integra equipes. Ela torna-se indispensável na hora de entregar um serviço de qualidade para o seu consumidor, principalmente quando falamos do e-commerce de alimentos.

Por exemplo, imagine que um consumidor tenha feito uma compra pelo seu e-commerce, e que a entrega seja feita depois do dia estipulado, ou pior, a entrega nem seja feita. 

Esse tipo de situação era comum no início das vendas realizadas pelos e-commerces, o que acabou gerando insatisfação e desconfiança aos clientes.

Podemos evitar esse tipo de problema através de um bom planejamento logístico, aliado ao uso de tecnologia. Por isso, não se esqueça de realizar a gestão de estoques. Ela garante que o seu setor saiba quando é necessária uma reposição de mercadorias. Isso permite que você realize melhor a gestão de suas entregas e, utilize ela para fazer um planejamento do seu frete.

Assim, você seleciona a melhor rota e gerencia motoristas e carregamentos. Realizando assim, o ciclo de suprimentos e deixando claro quais são os papéis e responsabilidades de cada etapa do seu Supply Chain.   

Independente do tamanho do seu supermercado, todos os clientes têm um desejo em comum: serem bem atendidos e terem a certeza de que vão receber todos os seus produtos em perfeito estado, sem lidar com nenhum impasse. Isso também ajuda na hora de fidelizar um consumidor, afinal, eles sempre vão pensar na sua marca na hora de comprar, porque sabem que vocês não medem esforços para satisfazê-los. 

Benefícios da logística para o e-commerce supermercadista

Agora que você já entendeu a importância da logística para o supermercado em geral, vamos te mostrar alguns benefícios dela  para o seu e-commerce:

  • Controle de estoque efetivo: sem o controle de elementos como previsão de demanda e, entrada e saída de itens, toda a cadeia pode ser comprometida;
  • Melhoria no sistema de armazenagem: por influenciar diretamente na gestão de transporte, é muito importante que a mercadoria fique armazenada de forma estratégica até que saia para a entrega. Isso permite que os alimentos que necessitem de um resfriamento especial, não percam a qualidade;
  • Maior cumprimento de prazos: um dos pontos fundamentais para o e-commerce, e de extrema importância para o seu sucesso, é o de entregar o produto certo no tempo estipulado. Assim, o cliente cria uma confiança  ao comprar com você.

Como ter uma logística eficiente no e-commerce de seu supermercado?

Qualifique seus funcionários

Com uma equipe cada vez mais qualificada a implementação de uma logística efetiva será muito mais fácil. Por isso, ofereça treinamentos para que eles possam chegar em sua melhor versão, e não se esqueça de direcionar sua equipe para os objetivos da empresa.

Conte com um sistema de gestão ERP integrado ao seu e-commerce

A integração de setores é uma parte fundamental na logística, pois, esse tipo de trabalho só funciona quando todas as equipes estão em sintonia. Portanto, ter um  software de gestão que integre ao seu e-commerce, é indispensável para o controle dos processos e, para que o gerente da área possa acompanhar tudo em um único lugar.

Com o Bluesoft ERP, por exemplo, você recebe mercadorias e cargas com conferência através de dispositivos móveis e ainda pode fazer toda a gestão de operadores logísticos e centro de distribuições. Assim, você otimiza o seu tempo e garante a qualidade dos seus serviços.

Conclusão

Espero que tenha ficado clara a importância da logística para o e-commerce supermercadista. Afinal, ela, com certeza, influencia no sucesso de sua operação. Apesar dela envolver um alto custo, ao longo do tempo você consegue perceber que ela não passa de um investimento. Afinal, os resultados vão fazer a diferença na economia da sua empresa

Além disso, ter uma boa logística no seu e-commerce é fundamental para que todas as entregas sejam feitas no dia e hora combinados. Dessa forma, nenhum cliente fica insatisfeito com a sua marca, evitando que o seu concorrente “ganhe” o seu cliente.