Você sabe o que é auditoria?

Uma auditoria é uma revisão das demonstrações financeiras, sistema financeiro, registros, transações e operações de uma entidade ou de um projeto, efetuada por contadores, com a finalidade de assegurar a fidelidade dos registros e proporcionar credibilidade às demonstrações financeiras e outros relatórios da administração, podendo também identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro e apresenta recomendações para melhorá-los.

Quem realiza esta atividade?

O auditor, este profissional realiza a auditoria com o objetivo de averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com o planejadas e se estas foram implementadas com eficácia e se estão adequadas à consecução dos objetivos, com base na legislação por exemplo.

Sobre o trabalho do auditor

O auditor realiza suas atividades baseados nos Procedimentos de Auditoria, são as investigações técnicas que, tomadas em conjunto, permitem a formação fundamentada da opinião do auditor sobre as demonstrações financeiras ou sobre o trabalho realizado, os testes podem ser de: Observância e Substantivos:

Captura de Tela 2015-03-27 às 14.46.05Através dos Procedimentos de Auditoria o auditor conseguirá obter os Achados da Auditoria, que tem como requisitos: mostrar a relevância do fato,  ser respaldados nos papéis de trabalho,  ser objetivos,  amparar as conclusões e recomendações, ser convincentes a uma pessoa estranha ao processo.

Outro ponto importante sobre o trabalho de auditoria, é que ela nunca é baseada em suposições feitas pelo auditor e sim sempre baseada em Evidências.

Evidência da auditoria é o conjunto de fatos  que comprovam a ocorrência ou não de uma determinada atividade, em função de determinadas características, são a Suficiência, Validade, Relevância e Objetividade.

Ainda há incertezas em torno do trabalho e da função do auditor, muitas empresas não conseguem ter a visão do quanto podem ganhar com a revisão de seus processos, demonstrações e controles, e preferem não investir em uma equipe de auditoria interna ou contratar uma externa para atestarem a qualidade dos seus processos contábeis e financeiros.

A auditoria não é obrigatoriamente para grandes empresas, sendo assim pequenas e médias podem se beneficiar e muito com as informações trazidas pela auditoria, criará base solida para a empresa sobreviver e a deixará mais competitiva, muitas pesquisas indicam que o descontrole financeiro e contábil são os principais motivos para o fechamento da empresa.
download (2)Uma empresa com auditoria também é bem vista no mercado, se você pensa em investir ou adquirir investidores, a auditoria provavelmente será um dos pontos chaves para conseguir esses financiamentos e investidores.

Outra vantagem é que com os processos auditados, a qualidade das informações ficará muito mais confiáveis para a entrega ao fisco, e com isso deixará de sofrer penalizações devido a processos incorretos praticados pela sua empresa.

A auditoria sem dúvida hoje é uma ferramenta excepcional para a empresa, não considere um investimento ruim, iniciar e se planejar para ter a sua interna ou uma externa fará que sua empresa esteja preparada para os desafios futuros no mercado!

O BluesoftERP através de suas funcionalidades, processos e relatórios ajudam a sua empresa a manter os dados com qualidade.

Entre em contato com nossa equipe comercial para descobrir como podemos ajudar sua empresa.