O Índice de Endividamento Geral (EG), é um índice utilizado por empresas para detectar até que ponto os ativos estão financiados com capital de terceiros, ou seja, dívidas que devem ser liquidadas em data futura.

Quando uma empresa começa a gerar dívidas, é importante que ela acompanhe a evolução do seu Índice de Endividamento para garantir que suas contas estejam sob controle.

O índice EG, além de permitir analisar a evolução do endividamento ao longo do tempo de uma empresa, ele permite também que este índice seja comparado ao de outras empresas do setor para uma análise real da situação financeira da empresa.

Para calcular este índice, basta somar o total de capital de terceiros, que são os passivos de curto e longo prazo, e dividi-los pelo total de ativos que a sua empresa possui.

Na teoria, isso significa que quanto menor esse índice for, melhor é a saúde financeira da empresa, pois percebe-se um menor risco de inadimplência. De um ponto de vista gerencial, o índice de endividamento nem sempre será considerado um problema, porque a empresa paga uma quantia fixa de juros para quem emprestou o dinheiro e pode usar essa quantia para gerar uma margem de lucro acima do valor que se deve.

Fonte: https://blog.controlle.com/aprenda-a-calcular-o-indice-de-endividamento-da-sua-empresa/