As constantes mudanças no mercado financeiro e a evolução nas tecnologias criaram um novo perfil de usuários que tem a necessidade de resolver seus problemas de forma cada vez mais eficaz. Neste cenário, surgem as FinTechs com promessas de inovação e ameaçando fortemente a Bancos e grandes empresas do setor de finanças que trabalham ainda com modelos tradicionais de negócio.

O que é FinTech?

FinTechs são startups que oferecem serviços relacionados à finanças através de alta tecnologia. Capazes, portanto, de alcançar resultados muito mais satisfatórios.

O termo “FinTech” surge da junção das palavras Finanças e Tecnologia.

Essas empresas criam novos modelos de negócio que prometem diminuir drasticamente a burocracia nos processos financeiros, além de oferecerem preços muito menores e mais atrativos ao consumidor. O que oferece uma forte ameaça a grandes instituições, principalmente os bancos.

 

A Importância das FinTechs para o Mercado Financeiro

As FinTechs oferecem serviços diferenciados especialmente para o perfil de consumidores atuais que são cada vez mais exigentes em relação a praticidade para fazer suas operações e na liberdade de realiza-las a qualquer momento e na palma da mão. Além disso, as FinTechs trazem grandes vantagens aos consumidores devido à redução da burocracia, além dos serviços mais eficientes, mais transparentes e com menores custos.

As FinTechs oferecem vantagens não apenas aos consumidores finais, mas também para empresas que passam a encontrar mais facilidade para gerar boletos, obter empréstimos e até mesmo controlar recebimentos de clientes, permitindo maior produtividade e ajudando na redução de custos e aumentando a agilidade, o que dá ao empreendedor maior liberdade para dar foco ao que é realmente importante para o negócio.

 

Principais Vantagens das FinTechs

As FinTechs possuem uma grande variedade de serviços oferecidos, tais como: cartões de crédito, empréstimos/financiamentos, sistemas de pagamentos, controle financeiro, entre outros. Entre esses serviços, as principais vantagens são:

  • Foco na Tecnologia: O foco na tecnologia é o grande diferencial das FinTechs que permite a grande praticidade nos serviços por meio de internet para resolver qualquer operação financeira através de dispositivos móveis, a qualquer momento e em qualquer lugar
  • Especialização em poucos produtos: Ao contrário das grandes organizações financeiras, as FinTechs possuem modelos de negócio bem específicos, oferecendo geralmente uma pequena quantidade de produtos apenas. Isso permite concentrar os esforços para oferecer um serviço de altíssima qualidade.
  • Soluções Inovadoras: Devido a esse modelo de negócio mais focado e específico, as FinTechs tem a capacidade de atender às demandas que antes não eram contempladas pelas grandes empresas financeiras.
  • Menor Burocracia: Essas vantagens garantem também a redução da burocracia normalmente vista nos processos principalmente de bancos, que tem a necessidade de manter diversos documentos além das filas e dos tempos de espera, entre outros problemas. Com as FinTechs, todas as soluções acontecem de forma rápida, prática e com o máximo de comodidade.

 

Principais FinTechs Brasileiras

As FinTechs atualmente estão distribuídas entre diversos segmentos financeiros. Algumas delas já estão muito difundidas no mercado e já conquistaram um grande número de usuários.

No segmento de pagamentos e transferências, podemos destacar: NuBank, Digio, PayPal, PicPay, MercadoPago, PagSeguro, Moip, entre outros.

Ou exemplo são as FinTechs do segmento de Bancos Digitais, como é o caso do Banco Original, Neon e Next.

FinTechs também muito utilizadas atualmente são as de gestão financeira pessoal, como o GuiaBolso e o Organizze.

Também temos várias FinTechs para gestão financeira empresarial, como a Nibo, Stone, Bling, Vérios, entre outros

 

As FinTechs vieram para ficar e trouxeram com ela grande inovação e vantagens às empresas e consumidores finais. Para as grandes empresas do ramo financeiro, o melhor caminho é buscar as parcerias de modo a se tornarem mais atrativas ao perfil do usuário moderno.

Para as empresas, as FinTechs podem trazer ainda mais vantagens através de parcerias e integrações com os ERPs de gestão, como Bluesoft ERP.

 

Gleycielle Souza: Analista de Negócios – Financeiro