Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Imposto de Renda 2017.

Faltando apenas duas semanas para a entrega do Imposto de Renda, menos da metade dos contribuintes entregaram a declaração. O presidente do Sescap-Ldr ressalta a importância de cuidar da documentação referente durante o ano. Na última hora, erros de digitação, pressa, omissão de rendimentos e ausência de documentos estão entre os principais problemas para os contribuintes.

De acordo com especialistas, a Receita Federal tem um orçamento autorizado de R$ 1,8 bilhão para investimentos com tecnologia da informação (TI), valor este que equivale entre 15% e 20% do orçamento federal com TI. Todo esse montante aplicado visa aumentar a agilidade do processo de declaração do IR, facilitar a verificação de erros de informação, e sem dúvida identificar os fraudadores.

Jaime Cardozo, presidente do Sescap-Ldr, ressaltou que as declarações de Imposto de Renda, atualmente, passam por pelo menos 165 filtros, que têm o objetivo de checar a veracidade e correção dos dados informados pelos contribuintes.

Feito estas verificações iniciais, a declaração passa por outros 87 filtros, dos quais 59 referem-se exclusivamente à malha fina ou malha fiscal, nas quais o sistema busca identificar irregularidades.

Um problema bastante comum está relacionado aos dependentes, que com a exigência do CPF para maiores de 12 anos, não será possível deduzir despesas sem que o número do documento seja informado. Fazer o documento é rápido. No entanto, menores que ainda não possuem título de eleitor, não podem solicitar o CPF pela internet, portanto, o pai ou responsável precisa ir pessoalmente a uma agência da Caixa, dos Correios ou do Banco do Brasil.

E o prazo para entregar a declaração vai até o dia 28 de abril (sexta-feira).

Assista ao vídeo. =D