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Para redes varejistas, um ponto de grande importância é fidelizar o máximo de clientes. Para isso, é necessário fornecer recursos que atraiam o seu público alvo. Neste cenário, uma alternativa são os cartões próprios que podem oferecer diversas vantagens aos seus clientes. Esses cartões podem ser de dois tipos: Private Label ou Co-Branded.
Veja a seguir quais são as principais diferenças e vantagens de cada um.

Cartões Próprios

Oferecer um cartão próprio é uma excelente alternativa que traz vantagens tanto para o cliente como para a rede varejista.

Os cartões próprios muitas vezes oferecem descontos nas compras, promoções exclusivas ou melhores condições de pagamento como parcelamentos sem incidência de juros ou maior prazo para começar a pagar. Tais vantagens atraem clientes que procuram melhores condições de compra. Para a rede, o uso de cartões próprios aumenta os seus clientes fidelizados, aumentando também as vendas e reduzindo os índices de inadimplência, uma vez que a loja recebe o valor das vendas pela instituição financeira que mantém o cartão.

Para utilizar um cartão próprio, a rede deve estabelecer um contrato com uma empresa que irá administrar o cartão. Neste contrato, serão negociadas as taxas e datas para depósito.

O cliente, por sua vez, pode solicitar um cartão na loja, onde ele fará um cadastro que passará por um processo de aprovação. Uma vez aprovado, o cliente receberá o seu cartão com um limite de crédito estabelecido através de uma análise e então poderá efetuar suas compras. A empresa administradora será responsável pela emissão e envio das faturas aos clientes, que poderão realizar o pagamento em qualquer unidade da rede varejista, ou em estabelecimentos credenciados como lotéricas e bancos.
 

Private Label

O Private Label ou Cartão Privado é um tipo de cartão próprio diferente dos cartões de crédito convencionais, pois eles podem ser utilizados apenas nas lojas da rede e não possuem validade em outros tipos de estabelecimentos.

Os cartões Private Label atraem principalmente o público que não tem acesso a cartões de crédito comuns ou cheques, porém procuram alternativas para pagamento que permitam parcelar suas compras ou ter um prazo maior para pagamento e sem se preocupar com valores de anuidade que são cobrados em cartões de crédito.
 

Co-Branded

Os cartões próprios do tipo Co-Branded ou Bandeira Compartilhada, assim nomo no Private Label, levam o nome e logotipo da rede e são emitidos na própria loja. A diferença é que os cartões Co-Branded levam também uma bandeira de cartão de crédito que permite que o cliente faça compras em qualquer estabelecimento e não apenas nas lojas da rede.

Esse tipo de cartão atrai muitos clientes devido a maior facilidade para aprovação do cartão, por não precisar de comprovação de renda, anuidades diferenciadas, entre outros. Trazendo as mesas comodidades de um cartão de crédito comum além das vantagens específicas para compras na rede.

 

É comum que redes varejistas de grande porte ofereçam os dois tipos de cartões, permitindo que o cliente escolha qual deles atenderá melhor a sua necessidade.

 

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Gleycielle Souza

Analista de Negócios – Financeiro