Segundo a 30.ª Pesquisa Anual de Administração e Uso da Tecnologia da Informação nas empresas, realizada pela FGV-SP, há hoje, 230 milhões de celulares ativos no Brasil. Ou seja, o brasileiro está cada dia mais conectado. Logo, torna-se cada vez mais importante oferecer maneiras que ajudem o consumidor a passar mais tempo em sua loja. E oferecer WiFi em Supermercados é uma dessas!

Isso acaba por fortalecer um movimento global no varejo, que é o da omnicanalidade. Afinal, essa novidade vem de encontro com a democratização da internet no Brasil.

Por isso, para te mostrar a importância de oferecer o WiFi gratuitamente para seu cliente, criamos o texto a seguir. Confira!

Porque devo oferecer WiFi no meu Supermercado

Bom, como vimos acima, há 230 milhões de celulares ativos no Brasil. Isso significa que o Brasil possui mais de 1 celular por habitante, uma vez que há pouco mais de 200 milhões de habitantes em nosso país. 

Logo, podemos notar que o conceito de Varejo Omnichannel, muito em alta nos últimos tempos, está acontecendo. Assim, torna-se cada vez mais importante criar estratégias que contemplem os dois mundos. Isso facilita a vida do seu consumidor, que quer aproveitar os benefícios online, na loja. 

Afinal, de acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), para investigar o perfil e os hábitos de compra dos consumidores digitais, cerca de 97% dos clientes buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas.

Ou seja, os estabelecimentos, principalmente os supermercados, que oferecem o WiFi para os clientes possuem um diferencial em relação ao seu concorrente. E é aqui que entra em cena a possibilidade de utilizar os aplicativos, que, aliados a um Big Data, permite que os supermercadistas ofereçam ofertas exclusivas de acordo com os dados coletados e seu histórico de compra. 

Logo, vimos que o marketing de massa é algo ultrapassado. A bola da vez agora é o marketing direto e personalizado. No Brasil, o Grupo Pão de Açúcar foi pioneiro com seu aplicativo Meu Desconto que oferece ofertas personalizadas de acordo com os hábitos de consumo do cliente, apresentando elas em formatos de cupons que podem ser resgatados através do celular na hora da compra.

A partir do conhecimento do hábito dos consumidores é possível estabelecer uma estratégia de negócio mais sólida, baseada em dados e não em crenças ou falsos paradigmas. O objetivo final é permitir que seu cliente se sinta atendido e satisfeito, independente do canal em que ele está.

3 benefícios de se oferecer WiFi gratuito em meu supermercado

Como vimos acima, o varejista ganha diversos benefícios ao oferecer WiFi gratuito aos clientes em suas lojas. A atitude melhora a experiência do cliente que pode acessar informações sobre as mercadorias em tempo real.

Porém, a principal vantagem de oferecer WiFi gratuito aos clientes é conseguir obter mais informações sobre eles para fidelizá-los. Pesquisas apontam que os clientes passam mais tempo nas lojas que oferecem WiFi gratuito, sendo possível observar um aumento de 3.4% nas vendas.

Além disso, para te ajudar a entender melhor ainda, listamos 3 benefícios que você tem ao oferecer WiFi em seu supermercado. Eles são:  

  • Melhora da experiência do cliente;
  • Atrativo para novos clientes;
  • Coleta de dados estratégicos sobre seus consumidores;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses benefícios!

Melhora da experiência do cliente

Um grande benefício de oferecer WiFi para seu cliente, é o de melhorar sua experiência durante sua compra. 

Afinal, se você possui um programa de benefícios online, seu cliente consegue criar um login, acessar esse ambiente e ver se há alguma promoção que o agrade. Além disso, uma possibilidade de melhorar sua experiência, é oferecendo cupons especiais para o consumidor de acordo com suas compras passadas. 

Isso é possível de ser feito através de uma barra de notificação do celular ou criando um cupom especial, enviado apenas para clientes que pertençam a um determinado cluster. 

Atrativo para novos clientes

Como comentamos acima, um dos benefícios de oferecer WiFi para seus clientes, é poder explorar todas as possibilidades que os programas de fidelidade possuem. 

Além disso, se você possui diversas propagandas em sua loja sobre esse programa exclusivo, nada mais justo do que oferecer WiFi para que os clientes novos baixem seu aplicativo, se inscrevam em seu clube de ofertas e aproveite todos os benefícios oferecidos.

Isso acaba por ser um grande atrativo para os novos clientes, que podem sair de sua loja e fazer propaganda para seus amigos e conhecidos. 

Oferecer WiFi para seus clientes também pode ser um diferencial do seu concorrente. Afinal, se sua loja possui um ponto gratuito de internet, seus clientes acabam por preferir realizar suas compras enquanto economizam seus dados móveis.

Além disso, caso você tenha um ambiente de café, que permita refeições rápidas ou até mesmo um bom local para tomar café da manhã/tarde, isso acaba se tornando mais um atrativo. Afinal, caso seu cliente esteja sem os dados móveis e/ou sozinho, ele poderá utilizar sua internet para se atualizar, entrar em contato com seus amigos, etc.

Coleta de dados estratégicos sobre seus consumidores

Além de todos os benefícios que analisamos acima para os consumidores, destacamos mais um que é essencial para a sua operação: a coleta de dados dos seus clientes.

Afinal, com o nome, e-mail, idade e últimas compras, conseguimos criar campanhas de marketing cada vez mais assertivas, além de poder explorar todo o potencial de clusterização que a separação de clientes por perfil oferece para sua equipe de marketing.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro a importância de oferecer WiFi em seu Supermercado. Afinal, ter esse benefício em sua loja influencia, e muito, na experiência do seu cliente.

Vale lembrar também a importância de oferecer uma experiência de compra boa para seus consumidores. Afinal, se você é bem atendido em um local e teve suas expectativas cumpridas, ele com certeza voltará a consumir nesta loja.

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