TV Corporativa - Imagem blogpost 01

A sua estratégia de Trade Marketing inclui Digital Signage? Digital Signage, também conhecido como sinalização digital ou TV Corporativa, trata-se de uma tecnologia que cresce cada vez mais em todo o mundo e consiste em utilizar TV’s para reproduzir conteúdos gerenciados remotamente.

Segundo um estudo da Digital Screenmedia Association, o uso de Digital Signage no ponto de venda pode representar um aumento de até 30% das vendas do produto anunciado.

Então basta colocar uma TV na entrada do estabelecimento e você terá 30% a mais de vendas? 

Não exatamente. Há outros fatores importantes que devem ser considerados para obter êxito em sua estratégia. Nesse texto, explicaremos como implementar um projeto de sucesso e também como utilizar TV’s para melhorar a Comunicação com empregados nos supermercados.

Estratégia de uso de TV’s

TV Corporativa - Imagem blogpost 02

Para atingir seu objetivo, o conteúdo exibido precisa ser atrativo e direcionado ao seu público alvo. Abaixo, 4 pontos importantes para o planejamento do seu projeto:

Selecione o espaço físico ideal para a fixação das telas.

Para analisar qual é o local perfeito, você deve considerar a jornada do cliente dentro da loja. Acompanhe de maneira contextual desde sua entrada, até seu check out. Não se esqueça: a visão do conteúdo das telas deve ser privilegiada e combinada com as mercadorias dispostas no local.

Crie um calendário de publicação de conteúdo.

Você precisa definir um calendário de publicação de conteúdo alinhado aos seus objetivos de marketing e vendas. Esse calendário deve definir a periodicidade de atualização e os tipo de conteúdo a serem veiculados. 

Produtos ou Serviços em destaque

Escolha produtos com apelo relevante. O foco pode ser em relação a um preço promocional, uma queima de estoque, uma nova linha de produtos ou uma divulgação especial. Você também pode realizar a promoção de uma marca, ao invés de um produto específico.

TV Corporativa - Imagem blogpost 03

Call to action

Essa é a chamada para uma ação do cliente, como um “compre 3 e pague 2”, por exemplo. Diga ao seu cliente o que você deseja que ele faça: tenha um call to action claro.

Uso da TV Corporativa em Supermercados

Além de utilizar TV’s para comunicar-se com seus clientes, há também a possibilidade de uso como TV Corporativa para Comunicação Interna.

A TV Corporativa pode ser utilizada para auxiliar situações emergenciais, comunicar mudanças de políticas internas ou até mesmo auxiliar a promoção de uma campanha. 

Sua programação pode contar com vídeos, notícias ou até mesmo uma integração com as redes sociais da empresa. Também é possível segmentar a distribuição de conteúdo. Por exemplo: exibir conteúdo de marketing nas TV’s dos corredores de compras e mudanças de políticas internas na copa do Supermercado. 

Neste caso, as telas podem ser fixadas na entrada dos funcionários ou em uma área de serviços comuns, como o café ou o refeitório.

TV Corporativa - Imagem blogpost 04

Estudo de caso: TV Corporativa do Supermercado Coqueiros

A Screencorp entrevistou Kaulay Magnum, responsável pelo Marketing do Supermercado Coqueiros (RS) e administrador das TV’s do estabelecimento. 

Segundo Magnum, noticiar um produto nas TV’s “resulta em um aumento de vendas do produto específico mesmo que ele não esteja em promoção.” A programação também exibe promoções diárias, elevando as vendas e trazendo um “feedback ótimo dos clientes por tornar muito mais fácil saber o que está em oferta”, complementa Kaulay.

Especificações técnicas da TV

O seu projeto deve co nsiderar qual é o equipamento ideal para alcançar seus objetivos. As bordas das TV’s, por exemplo, são importantes para a atratividade do conteúdo. 

Observe os dois projetos abaixo:

TV Corporativa avulsa
TV Avulsa
video wall
Combinação de TVs (Vídeo Wall)

Você reparou qual é a diferença entre essas telas? Sim, as bordas.

A espessura da borda é relevante. No caso do uso de uma TV avulsa, ou um tablet, não há especificações mínimas para a espessura das bordas. Mas tratando-se de um projeto de Video Wall, quanto menor a borda, melhor o resultado. No mercado existem os monitores borderless (ou sem borda).

Vale destacar também, que na combinação de telas é necessário que todos os monitores tenham o mesmo tamanho e a mesma resolução. Caso contrário, o efeito de tela única pode ser anulado pela divergência de cores e qualidade da imagem de uma tela para outra.

Escrito por Adrielly Marcelino

Redatora de Conteúdo da Screencorp TV Corporativa