Dúvidas sobre Sistema ERP ainda são muito comuns no meio empresarial. Mas há inúmeras vantagens de adotar este tipo de software.

Preparado para conhecer seis vantagens que um Sistema ERP pode trazer para sua empresa? Então acompanhe:

Vantagens de um Sistema ERP

Um Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) é um tipo de software capaz de integrar dados e operações da empresa de forma unificada. Em termos gerais, esse Sistema existe para armazenar informações e automatizar processos de forma simples e fácil.

Mas esses pontos são apenas uma introdução sobre as vantagens que um Sistema ERP pode trazer para sua empresa. As seis vantagens principais deste software — para empresas de pequeno, médio e grande porte — são:

  1. Redução de erros e fraudes;
  2. Gestão completa e padronizada;
  3. Moderniza os processos;
  4. Possibilita um controle maior sobre o ciclo de produção;
  5. Reduz o tempo de resposta dos fornecedores;
  6. Traz eficiência Financeira e Fiscal;

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma dessas vantagens:

REDUÇÃO DE ERROS E FRAUDES

O Sistema ERP permite uma análise completa de todos os processos da empresa. Desse modo, diversas decisões podem ser tomadas com base em dados evitando compras mal planejadas e desperdício de dinheiro.

Quando se automatiza um processo é possível eliminar erros humanos. Isso impede erros e fraudes, sejam eles intencionais ou não.

É notória a melhora que um Sistema ERP traz para operações-chave de uma empresa, como por exemplo, na Gestão de Compras e Administração de Estoque.

Buscando formas de evitar fraudes em checkouts da sua loja? Então leia este artigo!

GESTÃO COMPLETA E PADRONIZADA

Através de um Sistema ERP, os gestores das empresas conseguem integrar os dados de todos os departamentos. Isso possibilita uma análise ampla e consolidada dos resultados obtidos e fatores que impactam várias operações do negócio.

Ao consolidar as informações do negócio em um só lugar, um Sistema ERP consegue padronizar como os dados devem ser tratados e como processos devem ser executados.

MODERNIZA OS PROCESSOS

Já falamos que processos manuais e não digitais possuem grande chance de erros e fraudes. Porém, é preciso destacar o tempo maior de conclusão das tarefas e a baixa produtividade desses métodos.

Por isso podemos afirmar que um Sistema ERP moderniza os processos, garantindo não só eficiência, mas também agilidade à operação.

POSSIBILITA UM CONTROLE MAIOR SOBRE O CICLO DE PRODUÇÃO

As ferramentas que compõem um Sistema ERP auxiliam no planejamento da empresa e de seu ciclo produtivo.

Através de uma administração minuciosa de cada etapa do processo de produção ou da prestação de um serviço, as empresas podem melhorar a qualidade do que oferecem e conseguir resultados mais satisfatórios.

Isso se aplica a qualquer segmento de mercado. Por exemplo, uma indústria vai conseguir controlar a compra e quantidade de matéria-prima, o processo de fabricação, a quantidade estimada de produto acabado resultante e até mesmo custo por peça.

Já um varejo conseguirá ter controle desde a negociação com o fornecedor, passando pela conclusão do negócio, entrega das mercadorias, precificação e até mesmo em que gôndolas esses itens serão expostos.

Quer aprender o que é Planejamento e Controle da Produção (PCP) e como aplicar isso? Então este artigo é para você!

REDUZ O TEMPO DE RESPOSTA DOS FORNECEDORES

Com um Sistema ERP as empresas conseguem repassar suas demandas aos fornecedores de forma mais eficiente. Isso, pois o software consegue concentrar demandas de diversos setores, consultar acordos comerciais anteriores e até mesmo analisar todos os fornecedores cadastrados.

Além disso, com todas as informações pertinentes em um só lugar é possível até mesmo identificar a necessidade de realizar uma nova seleção de fornecedores.

Traz eficiência Financeira e Fiscal

A gestão financeira e tributária são grandes dificuldades das empresas brasileiras. Para se ter ideia, segundo pesquisa do Sebrae-SP de 2014, 19% alegaram que o principal motivo para o fechamento da empresa foi falta de lucro e de capital e outros 6% apontaram o excesso de burocracia e impostos.

Assim, quando uma empresa adota um Sistema ERP ela adquire ferramentas vão automatizar processos financeiros, apoiar na apuração e quitação de impostos e tributos, além do cumprimento de obrigações acessórias.

Ter uma boa operação financeira e fiscal é crucial para uma empresa. Podemos citar vários impactos disso, mas vou destacar três pontos:

  • Precificação de produtos e serviços;
  • Apuração do lucro e/ou prejuízo do negócio;
  • Evitar penalizações governamentais.

Conclusão

Como vimos, há várias vantagens em adotar um Sistema ERP que impactam margem de lucro, produtividade da operação e o próprio sucesso do negócio.

Mas é preciso muita atenção na hora de escolher um Sistema ERP pois há diversas variáveis que devem ser observadas, por exemplo, se o software é em nuvem ou local ou mesmo se é realmente aderente ao seu segmento de mercado.

Para supermercadistas e atacadistas/distribuidores de médio e grande porte o Bluesoft ERP é uma excelente opção. Desenvolvido 100% na Cloud, todo o conteúdo da empresa pode ser facilmente acessado de qualquer computador.