Uma das principais maneiras de aumentar as vendas pela internet, é a de oferecer uma experiência de compra incrível para o seu consumidor. E, uma estratégia que pode te ajudar com esse desafio, é a de utilizar o Trade Marketing em seu e-commerce.

Porém, se nas lojas físicas ainda podem surgir dúvidas sobre como explorar da melhor maneira o Trade Marketing, com o e-commerce não poderia ser diferente. Afinal, sabemos que o consumidor é omnichannel atualmente, porém, o grande desafio é o de se comunicar de maneira efetiva com ele. 

Por isso nós criamos o artigo 6 Dicas para Utilizar o Trade Marketing no seu E-Commerce. Afinal, sabemos como isso é algo que pode fazer a diferença na quantidade de vendas e de consumidores satisfeitos com o seu varejo.  

Confira!

6 Dicas para utilizar o Trade Marketing no seu e-commerce

Se anteriormente nós falamos que o consumidor é omnichannel, uma das necessidades que o varejo possui atualmente, é a de oferecer uma experiência de compra que seja atraente tanto no físico, quanto no online. 

Nós já falamos sobre o Trade Marketing no varejo tradicional no podcast que gravamos com Marcela Graziano, da Smarket. Por isso, dessa vez, nós trouxemos 4 Dicas para utilizar o Trade Marketing no seu e-commerce. Elas são:

  • Conheça o seu Shopper;
  • Capriche nas informações dos seus produtos;
  • Tenha um Aplicativo ou seja Responsivo;
  • Esteja sempre analisando o seu mercado;
  • Coleta de dados com qualidade;
  • Não se esqueça da Experiência do Usuário;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas dicas!

Conheça o seu Shopper

A primeira dica para te ajudar a utilizar o Trade Marketing em seu e-commerce não poderia ser diferente: conheça o seu shopper! Afinal, isso é a premissa básica para quem quer vender online, conhecer seus hábitos, horários e formas de compra do seu consumidor.

Isso ocorre porque, uma vez que nós falamos da gestão de um e-commerce, algumas coisas são elaboradas considerando nossa persona, como a escolha do portfólio de produtos e até preços e promoções.

Dessa forma, é necessário entender muito bem quem é o cliente e o que ele precisa, além de se executar ações focadas em otimizar a sua experiência de compra, visando aumentar a rentabilidade dos produtos. Por isso que conhecer o seu shopper, é uma das nossas dicas para utilizar o Trade Marketing em seu e-commerce!

Para conhecer mais sobre a Importância de Conhecer o seu Shopper, assista o Podcast que fizemos sobre o assunto com Ana Carolina Francheschi, da Connect Shopper, abaixo!

Capriche nas informações dos seus produtos

Tão importante quanto a qualidade dos produtos que você possui, é você caprichar nas informações deles online. 

Por isso, não deixe de criar uma descrição detalhada de cada um dos produtos do seu e-commerce. Além disso, garanta que cada um desses produtos possuam algumas fotos e a tabela nutricional, caso ele seja alimentício. 

Afinal, auxiliará o seu consumidor no momento em que ele está decidindo a compra.

Tenha um Aplicativo, ou, seja Responsivo

Não ter um aplicativo de sua loja online ou um site responsivo é um erro que irá te custar muitas vendas. Afinal, hoje em dia nós estamos realizando cada vez mais compras com nossos smartphones, que já não é mais utilizado apenas para a comunicação. 

Para termos ideia desse crescimento de compras, segundo uma pesquisa divulgada pelo site E-commerce Brasil, em 2020, o número de pagamentos realizados via smartphones subiu de 85% para 91%! Logo, você precisa garantir que seu site seja amigável e que a experiência de compra no mobile, será igual a do desktop. 

E, caso você não tenha esse problema em sua loja, você precisa se atentar em criar comunicações que sejam amigáveis, tanto no Desktop, quanto no Mobile. Por isso, crie comunicações que se adaptem bem ao smartphone. 

Além disso, tenha cuidado com a quantidade de informação que essas peças terão, afinal, é muito desconfortável ter que dar zoom a todo momento no celular para ler algo.

Esteja sempre analisando o seu mercado

A análise de mercado é a reunião de informações sobre clientes, concorrentes e fornecedores para basear tomadas de decisão. Ter esses dados mapeados é importantíssimo para a sua estratégia de Trade Marketing, afinal, eles te darão uma vantagem competitiva frente seu concorrente.

Vale destacar que levantar esses dados é trabalhoso, tendo diversos desafios ao realizar uma análise de mercado, como, por exemplo: conseguir uma boa quantidade de dados e garantir sua qualidade e confiabilidade.

Porém, é preciso reforçar que uma análise de mercado é um dos componentes para auxiliar a sua estratégia de Trade Marketing no E-Commerce. Ou seja, essa decisão não deve ser baseada exclusivamente em seus resultados, considerando também o ambiente de negócio e os objetivos da empresa analisada.

Coleta de dados com qualidade

A coleta e análise de dados são fundamentais para orientar as decisões essenciais. O conhecimento obtido através dessa análise não apenas delineia as estratégias a serem adotadas, mas também avalia o êxito das ações previamente realizadas.

A eficácia do planejamento depende crucialmente da qualidade na coleta de dados, pois isso evita desperdício de tempo e a obtenção de informações irrelevantes para o negócio.

Após a equipe de campo realizar uma coleta de dados de alta qualidade, a gestão deve conduzir uma análise detalhada para entender o estado atual do cenário. Esse processo é fundamental para a formulação da estratégia mais apropriada no contexto específico.

Não se esqueça da Experiência do Usuário

Dedicar recursos à experiência do usuário online significa proporcionar ao cliente, durante a experiência de compras online, sensações semelhantes às que teria em uma loja física. Ao se colocar no lugar do cliente, você aumenta significativamente as chances de impulsionar suas vendas.

É crucial que o usuário encontre com facilidade todos os elementos necessários para concluir a compra. Dessa forma, evitam-se reclamações e arrependimentos, promovendo uma experiência de compra satisfatória e eficiente.

Para entender melhor sobre a análise de mercado, confira o artigo que fizemos sobre o assunto aqui

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer nossas 4 Dicas para utilizar o Trade Marketing em seu E-Commerce? É importante notar que essas sugestões apenas auxiliam a sua estratégia, facilitando a sua implementação.

Porém, é importante que você garanta também que seu processo de compra online seja simples e efetivo. Afinal, de nada adianta ter um e-commerce chamativo e que agrade o seu shopper, se a experiência de check-out for péssima. 

Para te ajudar a garantir que o seu e-commerce está otimizado da melhor maneira, baixe gratuitamente o nosso e-book com algumas dicas para você preparar a sua operação, visando atender melhor o seu consumidor.

trade marketing e-commerce