Como nós já falamos aqui, o Trade Marketing é a metodologia responsável por potencializar a nossa cadeia de suprimentos. Para isso, ela utiliza estratégias e ações que podem ser idealizadas pelos fabricantes, visando aproximar o shopper de seus produtos. E, num contexto de aumento das vendas online de supermercados, um termo que tem sido bastante comentado no varejo é o do Trade Marketing Digital!

Porém, como funciona o Trade Marketing Digital e quais são suas diferenças para o “físico”? Essa é uma pergunta que normalmente pode surgir quando ouvimos o termo.

E esse é o objetivo desse artigo, tirar as suas dúvidas sobre o Trade Marketing Digital e, te ajudar a ver se ele se encaixa com a realidade do seu varejo. Confira!

O que é o Trade Marketing Digital

Como falamos acima, o Trade Marketing é um conjunto de estratégias e ações para potencializar nossa cadeia de suprimentos. Uma das premissas para que o Trade Marketing seja efetivo, é o ato de conquistar o consumidor, uma vez que, segundo uma pesquisa, cerca de 50% das compras que nós fazemos são pelo hábito.

Porém, quando falamos sobre Trade Marketing Digital, como podemos potencializar o poder do nosso e-commerce, aproveitando o hábito de compra do consumidor e também, as vendas que podem ser feitas por impulso, gerando mais valor para ele?

Essa é uma pergunta comum de escutarmos quando falamos sobre o Trade Marketing Digital. E é importante destacar que o seu grande aliado nessa estratégia são os dados coletados. Isso ocorre porque nós vivemos na era do omnichannel, estamos sempre conectados e, inclusive, realizamos compras em lojas físicas, comparando o valor com o online.

Nós falamos que os dados são o seu grande aliado no Trade Marketing Digital, porque eles fornecem uma quantidade imensa de informações sobre o nosso consumidor. Isso nos ajuda a descobrir quais SKUs fazem mais sentido para eles, além de também fornecer informações valiosas sobre o hábito de compra do shopper, permitindo que suas comunicações sejam mais efetivas.  

É importante notar que isso agrega mais valor para ele durante o processo de compra e mantém sua marca sempre em sua cabeça, uma vez que ele está sempre se comunicando com você, seja via e-mail, anúncio ou redes sociais.

Quais são os benefícios do Trade Marketing Digital para o meu varejo

Agora que nós já explicamos o que é o Trade Marketing Digital, é importante conhecer os benefícios dele, para o seu varejo. Por isso, para te ajudar a entender melhor isso, destacamos eles abaixo:

  • Melhora na experiência de compra Online do seu consumidor;
  • Aumento das suas vendas;
  • Fortalece sua Marca;

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses três benefícios do Trade Marketing Digital!

Melhora na experiência de compra Online do seu consumidor

Ao adotar o Trade Marketing Digital, um dos pontos que você deve ter bastante cuidado, é o da experiência de compra online. Afinal, com o Mobile Commerce cada vez mais em alta, é preciso oferecer uma compra fluída e seja responsiva ao celular.

Isso faz com que você melhore sempre a experiência de compra online de seu e-commerce, fornecendo as informações corretas dos produtos. Por isso, utilize imagens de qualidade e que carreguem rápido, focando sempre em quem utiliza os dispositivos móveis para realizar as compras.

Aumento das suas vendas

Se nós fornecemos uma experiência de compra fluída no site/aplicativo, uma consequência é o aumento de suas vendas nesse canal. 

Afinal, seu consumidor que busca comodidade e segurança, irá preferir comprar em um e-commerce que se preocupe com o shopper e ofereça uma experiência de compra fluída.

Por isso é importante que você mantenha seu site sempre atualizado e quebrando as principais objeções que possam vir a surgir na jornada de compra do seu consumidor. Aumentando sua facilidade e fornecendo uma experiência positiva para ele.

Fortalece sua Marca

Como nós falamos anteriormente, o Trade Marketing Digital utiliza os dados como base para o seu funcionamento. Isso faz com que a sua equipe de marketing consiga criar comunicações que conversem com o nosso público, gerando mais valor para ele. 

Além disso, conhecendo o seu consumidor, é possível criar uma comunicação que te permita estreitar os laços com o seu shopper. Isso faz com que a sua marca esteja sempre presente em sua mente, aumentando assim o seu valor para ele.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer melhor sobre o Trade Marketing Digital? É importante notar que ele tem algumas diferenças para o tradicional, porém, se bem utilizado, ele funciona como uma estratégia complementar para o seu varejo físico.

Caso queira entender melhor sobre como o Varejo se beneficia do Trade Marketing, confira o Podcast que André Faria, CEO da Bluesoft, fez com Rodrigo Leão, Diretor de Marketing da Neogrid sobre o assunto!