O gerenciamento por categorias, ou GC, é o principal processo entre fornecedores e varejistas. Basicamente, é definido como a ponte entre a grande categoria de produtos no mercado e o gerenciamento de como estes serão dispostos ao cliente.

De forma prática, podemos dizer que o gerenciamento por categorias consiste em estabilizar categorias de produtos de acordo com a necessidade que atendem. Além disso, é preciso gerenciar estas categorias como se fossem unidades estratégicas de negócios.

O primeiro passo é conhecer mais sobre tipos de categorias. Existem vários tipos de categorias para classificar os produtos e códigos que incidem sobre sua tributação, como o NCM e a CEST. Uma ótima ferramenta para consultar estes códigos é o Catálogo online de produtos, o Cosmos.

Por exemplo, o produto “bico de mamadeira”. Podemos categorizá-lo da seguinte maneira: Cuidados com o bebê > Alimentação e Higiene do bebê > Alimentação do bebê > Utensílios > Bicos para mamadeiras.

Compreende que, ao planejar o ponto de venda, é mais interessante colocar os bicos perto das mamadeiras e outros utensílios para alimentação dos bebês do que próximo a fraldas ou mesmo em gôndolas que nada tem a ver com bebês e crianças pequenas.

Conheça os Tipos de Categoria

O que define o tipo de cada categoria é o papel que ela possui na atração de clientes ao ponto de venda. Os tipos de categoria são:

Categoria Destino

É quando tais produtos são os responsáveis por trazer os clientes para o ponto de venda, pois eles identificam que aquele varejista é o melhor para isso. 

A categoria destino é a responsável pela diferenciação do varejista em comparação aos demais. Geralmente os produtos desta categoria ficam expostos no fundo da loja e nas paredes, isto, para que o cliente possa ter a oportunidade de passar por corredores que despertem compras de outras categorias. 

São exemplos de produtos da Categoria Destino: carnes, pães, verduras e legumes e etc.

Categoria Rotina

A diferença desta para a categoria destino é que os produtos desta categoria são comprados rotineiramente e de forma quase automática pelo shopper, que muitas vezes também não busca marcas específicas. 

Os produtos desta categoria são comumente expostos nas laterais da loja (quando possuem capacidade de gerar tráfego) e no meio da loja (quando têm finalidade de abastecimento). 

Exemplos de produtos da Categoria Rotina: massas, grãos e cereais (como arroz e feijão) e produtos de limpeza. 

Categoria Conveniência

Os produtos dessa categoria ajudam a reforçar a imagem de que aquele varejista consegue atender todas as necessidades do cliente. Nesta categoria, as compras podem ter três perfis: por impulso, por emergência ou para satisfazer uma necessidade. 

Estes produtos são expostos levando em conta o fluxo das pessoas nos corredores ou na frente no caixa. Exemplos de produtos: pratos congelados, lanches, roupas, doces e etc.

Categoria Ocasional/Sazonal

Esta categoria abrange os produtos que são procurados pelos clientes em determinada época do ano e ainda assim raramente são de primeira necessidade. 

Os produtos desta categoria estão atrelados a um evento, por isso, sua posição na loja é de destaque como pontos extras ou pontas de gôndola. Alguns produtos desta categoria: ovos de Páscoa, panetones e cartões de natal.