O Sistema Tributário Nacional brasileiro é um dos mais complexos do mundo. Sua estrutura é conhecida por ser extensa e complicada, tanto na apuração dos tributos como em sua carga tributária. Para se ter uma ideia, o brasileiro gasta uma média de 5 meses por ano trabalhando para pagar impostos.

O sistema tributário brasileiro tem cerca de 760 normas editadas por dia e mais de 70 tipos de tributos, entre impostos, taxas e contribuições, o que pode representar 68,4% da lucratividade das empresas.

A correta tributação está diretamente ligada à saúde financeira do negócio. E mesmo com toda essa burocracia, existem algumas oportunidades tributárias que se bem aproveitadas torna possível pagar menos impostos, evitar o pagamento de determinados tributos ou conseguir sua redução, por vias administrativas ou judiciais.

Identificar os incentivos fiscais, lacunas legais e entendimentos administrativos possibilita um planejamento tributário consciente. E por esse motivo, no oitavo episódio da Terceira temporada do Bluesoft Podcast (T3E8), André Faria entrevista Bruno Fagundes Vianna, Sócio Fundador da Fagundes Pagliaro Advogados, sobre Teses Tributárias e Oportunidades Fiscais no Setor Varejista.

A entrevista, em tom de conversa aborda temas como: Principais Oportunidades tributárias no Setor Supermercadista, Teses Tributárias, Cat42, Ressarcimento de Substituição Tributária do ICMS, o trabalho da Fagundes Pagliaro, entre outras coisas.

Acompanhe abaixo o áudio e o Vídeo deste podcast:

Sobre Bruno Fagundes Vianna

Graduado pela Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (1993). Foi professor assistente de Direito Comercial e Direito Tributário da graduação (1995-2001) e da pós-graduação (1998-2001) na PUC/SP. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção SP (1994). Palestrante da Fundação Dom Cabral – FDC (desde 2016).

LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/bruno-fagundes-0746176b/
Site Fagundes Pagliaro: http://fplaw.com.br/

Confira algumas plataformas do nosso Podcast.

#TeseTributaria #Supermercados #CAT42 #BluesoftPodcast