O início de um novo ano é sempre marcado pelas tendências nas diversas áreas de trabalho da nossa sociedade. E com o varejo não é diferente! Mas, acompanhar as tendências de tecnologia é algo que somente os grandes varejistas podem fazer? Claro que não!

E, é visando auxiliar varejistas de todos os tamanhos, que criamos esse artigo. Nele, trouxemos 3 Tendências de Tecnologia para o Varejo que nós vemos em 2021. 

Confira o nosso artigo e veja o que você consegue implementar ou melhorar em suas lojas!

3 Tendências de Tecnologia para o Varejo em 2021!

Como falamos acima, a tecnologia não pode ser algo destinado apenas aos varejistas grandes, que possuem orçamento e equipes especializadas para implementar elas. Por isso, as 3 tendências de tecnologia para o varejo em 2021 que destacamos, são:

  • Consolidação do E-Grocery;
  • Novos meios de pagamento;
  • Expansão do LiveCommerce no Brasil;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas tendências de tecnologia para o varejo em 2021!

Consolidação do E-Grocery

É interessante notar como o E-Grocery se consolidou no Brasil em 2020. Para termos uma ideia, segundo uma pesquisa feita pelo Ebanx, 72% dos brasileiros disseram que compraram algo por aplicativo durante a pandemia. 

É importante ver que, esses 72% de consumidores, realizaram suas compras via aplicativos. Isso nos mostra como a tendência que apresentamos anteriormente, o Mobile Commerce, se consolidou e vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil.

E, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o Brasil registrou mais de 150 mil novas lojas online, entre abril e setembro de 2020. 

Isso nos mostra a importância do e-commerce para a nossa sociedade, atualmente. E você não pode ficar de fora dessa tendência que tem uma projeção de faturamento em 2021, de R$ 110 bi!

Por isso, abaixo, mostramos algumas dicas do que você pode fazer para implementar o seu e-commerce próprio:

Ofereça uma boa experiência de compra para o seu consumidor

Esse, é um ponto primordial e que faz toda a diferença. Afinal, quando você, como consumidor, acessa a um site com uma experiência de compra ruim, reage como? Todos saímos e procuramos um concorrente! No supermercado online, isso não é diferente.

Por isso, invista bastante na criação de um site que tenha uma boa velocidade de carregamento. Além disso, é importante que ele seja usual e simples, além de possuir uma comunicação fácil de entender. Esses são fatores determinantes para oferecer uma boa experiência de compra para o seu consumidor e ver seus resultados aumentarem cada vez mais.

Ofereça um Frete Rápido e com Possibilidade de Agendamento

Esse pode tornar-se um dos maiores diferenciais de seu e-commerce. Afinal, como estamos falando de um supermercado online, oferecer uma entrega ágil, se possível no mesmo dia e com a possibilidade de agendar, ajudaria muito para o consumidor. 

Isso porque oferece uma facilidade imensa para ele. Uma vez que ele consegue realizar as compras do trabalho e agendar a entrega para um horário em que esteja em casa, ganhando tempo e ficando tranquilo, sabendo que os produtos que necessita estarão em sua residência na hora em que ele precisa.

Tenha um Check-Out rapido e intuitivo

Esse ponto é importantíssimo quando falamos de experiência de compra do seu consumidor. Afinal, o check-out é o último passo antes dele finalizar sua compra. 

Por isso, não faça do seu check-out, uma página poluída. Deixe apenas as informações necessárias à mostra e fáceis de se enxergar. Essa é uma etapa em que a rapidez e a falta de distrações é fundamental para evitar que a compra seja abandonada no carrinho.

E, para entender melhor sobre algumas boas práticas para o seu e-commerce, clique aqui e veja o artigo que fizemos sobre o assunto!

Novos meios de pagamento

2020 foi o ano em que o PIX foi lançado. Para termos ideia do seu impacto em nossa economia, só em seu primeiro mês de operação, o PIX movimentou R$ 83, bi em operações. Nós destrinchamos ele aqui, no e-book que fizemos sobre o assunto. E, não é só o PIX que vem ganhando espaço como alternativa de pagamento em 2021. 

E, se antes a gente tinha pouco conhecimento dos meios de pagamento alternativos e focávamos muito em débito, crédito e dinheiro, vimos um boom no uso das carteiras digitais, como a do Mercado Pago, o PicPay, entre outras. 

Para termos ideia do seu uso, segundo dados divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), as carteiras digitais representam 85% dos pagamentos realizados via aplicativo.

E, além do uso do PIX e das carteiras digitais, algumas tendências de anos anteriores, seguem em expansão, como o pagamento via Wearables por NFC, o pagamento via biometria, que está em expansão nos EUA e os pagamentos via dispositivos móveis, via QR Code ou NFC, a mesma tecnologia utilizada pelos wearables.

Expansão do LiveCommerce no Brasil

Você já ouviu falar em LiveCommerce? Muito famosas no varejo Chinês, as vendas por lives movimentou cerca de US$155 bi no varejo chinês em 2020! 

Para termos ideia da sua relevância, segundo In Hsieh, Co-Founder do Chinnovation, se a LiveCommerce chinesa fosse um país, teria cinco vezes o volume do e-commerce brasileiro! Esse número expressivo foi auxiliado por alguns motivos, que são:

  • Possibilidade de tirar dúvidas com o vendedor ao vivo;
  • Transmissão ao vivo ser feita por uma pessoa que não é artista ou vendedor, influenciando a compra do consumidor;
  • Ser uma transmissão nichada, específica para um determinado público;

Aqui no Brasil, em 2020,  a Riachuelo foi um exemplo de varejista que apostou no LiveCommerce. A marca realizou algumas lives unindo lazer e consumo para o seu cliente, com show de artistas como Simone & Simaria e Mumuzinho.

As LiveCommerces no Brasil chegaram no momento em que as lives estavam na moda, com a população em casa devido a pandemia do Covid-19, as elas podem e devem ganhar espaço na programação normal, quando passarmos pela pandemia. 

Afinal, esse formato de vendas faz parte do que o consumidor brasileiro busca, segundo uma pesquisa realizada pelo Google, um comércio digital interativo. Para o varejo alimentar, uma saída pode ser a live com chefs de cozinha, ensinando receitas para uma ocasião especial e mostrando os ingredientes utilizados e como comprar eles em seu supermercado. 

Afinal, conforme mostramos acima, as LiveCommerces são completamente nichadas, podendo o varejista utilizar isso a seu favor.

Conclusão

Interessante conhecer mais sobre essas tendências de tecnologia para o varejo em 2021 e ver como você consegue implantar elas em seu varejo, não é mesmo? 

Além disso, você consegue ver mais tendências, no vídeo que o nosso CEO, André Faria, fez para o nosso canal do Youtube.