Quando falamos sobre Gestão no varejo, vários assuntos nos vem a mente. Podemos citar, por exemplo, a gestão de ativos, de estoque, de fornecedores, de tecnologia. Por isso, é necessário que o varejista conheça as principais tendências para melhorar a sua gestão no dia a dia. 

Logo, visando te auxiliar com esse desafio, criamos esse artigo. Nele, te mostramos 3 Tendências de Gestão no varejo atualmente e também falamos da importância da tecnologia para auxiliar a gestão do varejo.

Confira!

3 Tendências de Gestão no Varejo para 2021!

Como falamos acima, a Gestão no Varejo é algo que abrange diversos assuntos. Até por isso, é necessário que o varejista conheça cada vez mais sobre o assunto. Por isso a importância de conhecermos o que é Tendência sobre o assunto!

E, com as mudanças que ocorreram nos últimos meses, se torna mais importante ainda saber onde você consegue tentar antecipar o que é novidade no varejo. É necessário que o varejo consiga se adaptar com agilidade, mitigando os impactos em seus resultados.

Por isso, as 3 Tendências de Gestão no Varejo para 2021 que destacamos, são:

  • Trabalhar com Dados;
  • Contar com inteligência em sua operação;
  • Ser People Centric;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas 3 Tendências!

Trabalhar com Dados

Trabalhar com dados é um dos maiores desejos das organizações modernas. Quem nos diz isso é a pesquisa realizada pela New Vantage Partners, que aponta que mais de 98% dos executivos de grandes empresas ao redor do mundo, acreditam que criar uma cultura de decisão baseada em dados é muito importante para sua organização.

Porém, em contrapartida, com essa importância, vem a dificuldade de implementar isso em suas empresas. A mesma pesquisa mostra que apenas 30% das iniciativas realizadas nessa direção, tiveram sucesso. Apesar de ser consenso a importância do uso dos dados para tomar decisões, ainda é muito difícil de colocar isso em prática. 

E, se o varejo é um dos maiores produtores de dados do mundo, ainda há muito a se fazer para aproveitar todo esse potencial. Alguns dos setores que mais se beneficiam com o uso dos dados em sua operação são:

  • Sua área de Marketing Digital;
  • A Gestão dos seus processos internos;
  • Seu E-Commerce;
  • Sua Área de Compras;

Porém, vale destacar que poucas empresas realmente conseguem tomar as principais decisões importantes com base em dados. Logo, ao abraçar essa oportunidade, você pode aumentar a competitividade do seu negócio, em comparação com o seu concorrente. 

Porém, implementar uma cultura de uso dos dados em suas lojas vai muito além da tecnologia em si. É complexo, e depende de vários fatores para dar certo, mas especialmente da cultura e das pessoas. Por isso, para entender melhor como fazer isso no seu negócio, confira o artigo do nosso CEO, André Faria, sobre o assunto aqui!

Contar com inteligência em sua operação

Contar com inteligência em sua operação é importantíssimo, afinal, os supermercados são negócios de alta complexidade e que dependem também de ferramentas que automatizem e facilitem seus serviços, ainda mais por lidar diretamente com públicos e pessoas diferentes.

Por isso, adotar um CRM Inteligente possibilita aumentar seu conhecimento sobre os consumidores e seus hábitos. Isso facilita a adoção de medidas para sua retenção e fidelização. 

Afinal, ao contar com um CRM inteligente, você consegue oferecer benefícios e produtos certos para os clientes no momento certo. 

Isso permite que você crie um plano de compras e vendas baseado nos hábitos e preferências do consumidor. Permitindo que você, varejista, consiga aumentar a percepção de valor do seu consumidor, no seu negócio.

Para entender melhor sobre a importância da inteligência em sua operação, confira o Podcast que fizemos sobre o assunto!

Ser People Centric

Ser People Centric no varejo é um diferencial e tanto. Afinal, isso significa, na prática, ser uma empresa que trata as pessoas como o centro de sua operação se torna cada vez mais importante. O Famoso People Centric

E isso não se refere apenas aos seus clientes, mas também aos seus colaboradores. Afinal, de que adianta implementar ações para melhorar a experiência do seu consumidor, se o seu funcionário não está engajado em atendê-lo da melhor maneira?

Por isso, ser people centric começa com o investimento em ações inclusivas internamente. Afinal, segundo o Instituto para o Desenvolvimento do Varejo ou IDV, o comércio representa cerca de 1/4 dos trabalhadores formais brasileiros, logo, oferecer uma experiência de trabalho que o faça se sentir engajado é essencial para aumentar os seus ganhos. 

Por isso, invista em fazer o seu colaborador se sentir parte da organização, de maneira que ele seja feliz no trabalho. Afinal, perder um colaborador, é sempre significativo, envolve despesas, gera estresse, perda de cultura, clima tenso e pode até refletir problemas com o cliente.

Por isso, para te ajudar a entender a importância de ser people centric, confira o podcast que fizemos sobre o assunto, abaixo!

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer 3 Tendências de Gestão para o Varejo em 2021? É importante notar que essas sugestões te ajudam a aumentar a sensação de valor que o seu consumidor tem do seu negócio.

Porém, é importante que você adapte elas a sua realidade. Afinal, de nada adianta querer investir massivamente em tecnologia, por exemplo, se os seus colaboradores ainda não são capacitados para trabalhar com elas. 

Por isso, é importante que você alinhe seus investimentos com o momento do seu negócio. Isso permitirá que você melhore a experiência dos seus colaboradores no trabalho, que não serão pegos de surpresa ao terem que incluir o uso de tecnologias que eles não conhecem no seu dia a dia.