Em resposta ao Coronavírus (COVID-19), as redes de supermercados nacionais e internacionais estão tomando diversas ações. Seja restringindo a quantidade de itens que cada shopper pode comprar, até implementando horários específicos para pessoas dos grupos de risco realizarem suas compras, até entregas sem contato, a questão é que os varejistas estão se reinventando.

E tudo isso é feito com um único propósito, evitar a propagação do Coronavírus e não deixar que os consumidores fiquem sem os itens básicos de higiene e alimentação. 

Por isso criamos o artigo a seguir, para mostrar para você, supermercadista, ações que você pode implementar de acordo com a sua realidade. Confira!

O que a Amazon/Whole Foods está fazendo

A Amazon, empresa mãe do Whole Foods, anunciou que suas lojas do Whole Foods fechará duas horas mais cedo que o normal, porém elas ficarão abertas para retiradas de pedidos Prime, realizados através da internet. 

Além disso, todas as lojas terão sua primeira hora de atendimento disponível para os consumidores que fazem parte do grupo de risco. Outra medida adotada pelo varejista, foi o de oferecer comidas apenas para viagem em seus restaurantes, visando impedir as aglomerações.

O que a Target está fazendo

A empresa norte-americana ajustou o horário de fechamento de suas lojas para às 21h e, reservou o primeiro horário de funcionamento da quarta-feira para o shopper pertencente aos grupos de risco.

Outra medida adotada pela Target, foi em relação à limpeza de suas lojas. As telas touch e os check-outs serão limpos a cada 30 minutos. Além disso, a varejista cancelou a distribuição de amostras para o shopper. A medida visa diminuir as aglomerações, visando auxiliar o shopper a realizar suas compras de maneira mais dinâmica.

A empresa ainda anunciou o fechamento dos restaurantes e áreas de café de suas lojas, além de limitar o número de itens de higiene para 6 por consumidor.

O que a Kroger está fazendo

Já a Kroger, anunciou um novo horário de funcionamento para suas lojas via internet. Como cada uma tem um em específico, ela realizou isso através de um comunicado em seu site, que você pode ver aqui!

O que a Lidl está fazendo

A varejista, com sede na Alemanha, ajustou o horário de funcionamento de suas lojas, que operam das 8h às 20h. Além disso, a empresa veiculou a propaganda abaixo para suas unidades de Portugal, visando tranquilizar os consumidores:

O que o Pão de Açúcar está fazendo

Agora com um exemplo em terras brasileiras vem diretamente do Grupo Pão de Açúcar. A empresa iniciou um horário de atendimento específico para clientes que fazem parte do grupo de risco do Coronavírus. As lojas abrirão suas portas para esses shoppers das 6h às 7h, seguindo as orientações da OMS.

Além disso, a rede limitou a compra de alguns itens básicos por clientes, medida realizada para evitar a prática de estocar alimentos e produtos para higiene. A medida vale tanto para as lojas físicas, quanto para as vendas feitas via e-commerce. A lista completa dos itens restritos, você confere aqui!

O que o Grupo Muffato está fazendo

Já o Grupo Muffato anunciou que está tomando todas as medidas preventivas anunciadas pela OMS entre seus consumidores, fornecedores, parceiros e colaboradores.

E, além do cuidado redobrado na higienização das lojas e parte administrativa do grupo, houve toda uma reestruturação de suas vendas online. Para ver mais detalhes, acesse a matéria feita pelo Portal Giro News.

O que o Public está fazendo

O Public, supermercado conhecido por ter implantado o Drive com sucesso em suas lojas, emitiu dois comunicados para seus clientes no dia 19/03. No primeiro, a marca avisa que está com uma demanda muito mais alta do que o comum nas entregas online. Além disso, ela também garante que está trabalhando para que a população não perceba uma queda na qualidade do atendimento e dos itens.

E, em seu segundo comunicado, a loja afirma que a partir do dia 21/03, abrirão suas portas das 07h às 8h para atendimento dos clientes que fazem parte do grupo de risco. Para mais informações, entre no site do Public Drive e veja o comunicado na íntegra abaixo:

Como está o cenário das Rupturas nos supermercados do Brasil

A Neogrid realizou uma pesquisa sobre os índices de ruptura nos supermercados brasileiros e, constatou que ele chegou a 11,3%. 

Segundo o estudo, o índice ultrapassou os 10% por conta da diferença de velocidade entre abastecimento dos PDVs e compra pelos shoppers e também, por causa do aumento das vendas decorrentes do pânico pelo consumidor, que visa estocar itens de higiene básica e alimentos. 

Para entender mais sobre o índice de ruptura dos supermercados, veja a matéria que a SA Varejo realizou sobre o assunto.

Importante destacar

É importante destacar a medida tomada pelo Governador de São Paulo, João Dória, que anunciou em 19 de março de 2020, em uma coletiva de imprensa, que os supermercados do estado irão vender Álcool Gel a preço de custo

O governador anunciou que isso faz parte de uma parceria entre o estado e a Apas, com os fornecedores de álcool em gel. A medida tem data de início para o dia 23/03 e não possui expiração.

Outro assunto importante para se destacar, é que o presidente da ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), Emerson Destro, realizou um comunicado visando tranquilizar os consumidores.

Emerson garantiu que o movimento de distribuição está funcionando normalmente, frisando ainda que a associação está fazendo o máximo para garantir que o varejo de vizinhança conte com o seu abastecimento normalmente. O pronunciamento completo você consegue ver na matéria realizada pelo Portal Newtrade.

Um outro destaque, é o de Fátima Merlin, CEO da Connect Shopper e Idealizadora do Grupo Mulheres do Varejo, que publicou na SuperVarejo, um artigo falando sobre os impactos do Coronavírus no Varejo.

Na publicação, Fátima deu dicas para as equipes de compras, gerenciamento de loja e chão de loja, além de passar um panorama das vendas pós primeiro caso do COVID-19 confirmado em terras brasileiras. Confira o artigo completo aqui

E, além disso, o Presidente da APAS, Ronaldo dos Santos, gravou um vídeo em que visa tranquilizar o consumidor de que as demandas serão atendidas e aconselhando a prática do consumo consciente, confira!

Conclusão

Apresentamos nesse texto, algumas ações que os varejistas estão tomando ao redor do mundo para conter o avanço do Coronavírus (COVID-19). Nesse momento, a prevenção é o melhor caminho que você, supermercadista, pode tomar para auxiliar a nossa população.

E, seguindo o mesmo pensamento, nós da Bluesoft acreditamos que compartilhar informações para auxiliar vocês, faz parte do nosso papel como empresa parceira dos Supermercados.

Esperamos que as soluções apresentadas nesse texto te ajude a melhorar ainda mais a prevenção em suas lojas!