O que antes era uma tendência no varejo, hoje o supermercado online é uma realidade no mercado brasileiro. Cada vez mais os brasileiros querem comodidade de fazer suas compras sem precisar ir ao supermercado.

Preparado para entender porque o supermercado online caiu no gosto do consumidor brasileiro e o que fazer para participar desse movimento? Então continue lendo!

O que é um Supermercado Online?

Chamamos de Supermercado Online a plataforma de e-commerce usada para compras de varejo alimentar.

Enquanto os supermercados tradicionais questionam a validade de uma loja virtual, há startups atuando nas compras online de varejo alimentar e tendo excelentes resultados.

Segundo a pesquisa Global do Consumidor 2017 da Zebra Technologies:

  • 80% dos clientes compram no supermercado e levam as compras consigo.
  • 64% compram pela internet e pedem que as compras sejam entregues.
  • 34% compram pela internet, mas retiram o pedido na loja (Click and Collect).

Percebemos que as compras online de varejo alimentar já representam fatias significativas do mercado e ainda possuem grande potencial de crescimento.

Mas no Brasil o cenário é outro! Segundo pesquisa Ibope/APAS divulgada em maio de 2018, apenas 2% costuma fazer compras de supermercado pela internet. Inclusive, o supermercado online é mais forte com a classe AB (4%).

Há especialistas que apontam que um dos motivos para a baixa adesão é justamente porque há poucas opções de supermercados virtuais.

A certeza que temos é que a adesão a supermercados online têm crescido e a tendência é crescer nos próximos anos. Inclusive, conheça outras tendências tecnológicas para supermercados na versão 2019 do nosso e-book exclusivo!

O que o cliente espera de um Supermercado Virtual?

A vida moderna está cada vez mais corrida e para muitos ir ao supermercado é um grande desperdício de tempo. O cliente que compra em um supermercado online espera comodidade, um mix de produtos que atenda suas necessidades e bons preços.

A compra em um supermercado online é semelhante a qualquer e-commerce. O cliente espera escolher os produtos, pagar as compras e recebê-las em casa.

Além disso, o cliente busca evitar problemas que prejudicam a experiência no supermercado. Como por exemplo, ter que se deslocar até o supermercado, dificuldades de encontrar produtos e tempo na fila dos caixas.

Outro ponto é que as pessoas que não tem o hábito de ir a supermercados possuem vários receios. Com supermercados virtuais eles evitam, por exemplo, escolher o produto errado ou acomodar as compras de forma incorreta durante a volta para casa (como colocar produtos pesados em cima de outros delicados, como pães, frutas ou ovos).

Supermercado em casa: Como aproveitar essa oportunidade?

Engana-se quem acredita que somente startups ou empresas exclusivamente virtuais podem ser um supermercado online. Esse mercado ainda tem um grande potencial para ser explorado.

Um supermercado já estabelecido pode desfrutar de inúmeras vantagens ao abrir um e-commerce. Por exemplo:

  • Adotar um novo canal de vendas;
  • Fidelizar clientes;
  • Melhor negociação com fornecedores;
  • Marca já conhecida;
  • Aproveitar estrutura já existente do supermercado físico.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Adotar um novo canal de vendas

Montar um e-commerce é uma excelente forma de conseguir um novo canal de vendas para uma empresa. Os custos de criação e manutenção são menores que abrir uma nova unidade de loja, por exemplo.

Fidelizar clientes

No supermercado online o cliente precisa ter um perfil com seus dados e ao longo de suas compras é possível conhecer suas preferências. Assim como Programas de Fidelidade, conhecendo o cliente é possível oferecer ofertas personalizadas e fidelizá-lo.

Melhor negociação com fornecedores

Ao aumentar o volume de suas vendas é possível fazer pedidos maiores de mercadorias, o que aumenta o seu poder de negociação com fornecedores.

Além disso, é possível negociar outras vantagens como enviar folhetos e até amostras para os clientes nos pedidos.

Marca já conhecida

Todo empresário sabe que o esforço de tornar uma marca conhecida é muito grande. Por isso, quando um supermercado já estabelecido cria um e-commerce ele já entra na disputa por clientes com uma reputação de anos.

Além disso, seus clientes já fidelizados vão confiar em fazer pedidos pois já conhecem a qualidade dos produtos expostos nas gôndolas.

Aproveitar estrutura já existente do supermercado físico

Quando um supermercado abre um e-commerce ele já conta com uma estrutura que, muitas vezes, é suficiente para atender os dois canais de vendas. Por exemplo, para separar os itens do pedido já se possui o estoque do supermercado ou até mesmo suas gôndolas.

Inclusive, há supermercados que já possuem processo de entregas para atender clientes que compram e pagam na loja. Desse modo, realizar as entregas para aqueles que compraram pela internet não deve ser um problema.

Desafios de abrir um supermercado online

Quando já se possui uma rede de supermercados, abrir um supermercado online pode ser um processo bem mais simples. Mas há características desse novo canal de vendas que requerem cuidados ou a inovação pode se tornar um complicador. Por exemplo:

  • Qualidade das entregas;
  • Precificação;
  • Qualidade da plataforma de e-commerce;
  • Retaguarda.

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Qualidade das entregas

Como fazer as compras chegarem aos clientes? Para supermercados que não contam com uma rede de entregas esse passo é um dos mais desafiadores.

O cliente que faz suas compras no supermercado espera entregas rápidas e com qualidade. Inclusive, há opções no mercado que não oferecem FLV e frios justamente para melhorar o nível do serviço. Explore isso!

Uma das maiores dificuldades dos supermercados onlines é garantir o bom estado das compras nas entregas.

FLV verdes, produtos descongelados e embalagens amassadas / semiabertas são alguns dos problemas mais comuns. Nessa situação, a pessoa precisa consumir os produtos imediatamente ou simplesmente descartá-los. Isso pode ser terrível para sua marca, pois é uma experiência do cliente ruim.

Confira no link como melhorar o lead time, ou seja, o tempo entre solicitação e entrega do pedido, do e-commerce.

Precificação

Precificação de um supermercado online é sempre algo complicado. Embora muitos clientes busquem sempre os menores valores, há outros que abrem mão disso pela comodidade.

Não há resposta certa ou errada. Busque precificar as mercadorias do seu supermercado virtual de acordo com as personas e com o branding da sua marca.

Outro desafio das entregas, mas que acaba afetando a precificação da operação é o preço do frete. Mercadorias delicadas ou que precisam ser mantidas refrigeradas possuem necessidades especiais ao ser transportadas e isso impacta a taxa de entrega.

O consumidor não vê problemas em pagar pela entrega de restaurantes e outros serviços, mas quando se trata de supermercados ainda há resistências. Por isso o formato click and collect tem crescido no gosto dos clientes em todo o mundo.

Qualidade da plataforma de e-commerce

Há inúmeras opções de plataformas de e-commerce no mercado, por isso a busca pela mais aderente ao seu negócio é crucial.

Observe fatores como, por exemplo:

  • Estabilidade da plataforma;
  • Regularidade em que novidades e melhorias são entregues;
  • Se possui app ou é responsiva a aparelhos móveis;
  • Como é o suporte oferecido?
  • Possui fácil customização e manutenção?
  • Como é a integração com outros sistemas?

Retaguarda

Tão importante quanto a plataforma de e-commerce escolhida, a retaguarda é o que vai garantir que a operação ocorra normalmente.

Chamamos de retaguarda sistemas de gestão empresarial que administram rotinas fundamentais para uma operação. Um ERP consegue controlar o estoque, ajudar na separação de pedidos, emitir notas fiscais e muito mais!

As dificuldades mais comuns sobre retaguarda são:

O ERP já utilizado pela empresa não possibilita a integração. O que muitos empresários acabam fazendo é trocar de sistema, por um que atenda essa nova necessidade. Insistir em usar sistemas que não se comunicam gera retrabalho para diversas áreas.

Usar dois ERPs, um para loja física e outro para o e-commerce. Para evitar essa troca de sistemas, muitos empresários preferem usar dois ERPs. Além do retrabalho, isso gera outras desvantagens, como não conseguir enxergar a situação do negócio em um só lugar.

A plataforma de e-commerce não possui uma boa integração com o ERP: Há sistemas que conseguem se integrar, mas essa conexão apresenta instabilidades. Com isso, pedidos podem ser pedidos, produtos fora de estoque podem ser vendidos, etc.

Conheça o Bluesoft E-commerce!

Como vimos, é importante contar com uma boa plataforma de e-commerce e uma excelente retaguarda para garantir a operação.

Por isso, você precisa conhecer o Bluesoft E-commerce, plataforma pensada nos desafios do supermercadista e do atacadista/distribuidor do varejo alimentar. Além disso, a ferramenta é totalmente integrada com o Bluesoft ERP, sistema de gestão empresarial 100% na nuvem.

Assim, atualizações no ERP (como preços e condições) são exibidas automaticamente na loja virtual, da mesma forma que quando uma venda acontece, o pedido é faturado e o estoque reservado no ERP. Isso, só para citar algumas situações que mostram a importância de contar com um sistema integrado.

Tanto o Bluesoft E-commerce quanto o ERP contam com atualizações frequentes e sem custo adicional.

Conclusão

Espero que tenha ficado clara a importância do supermercado online como canal de vendas. Lembre-se que é importante que haja sinergia tanto entre on-line e off-line como no atendimento ao cliente prestado.

Loja física ou Loja virtual… Isso não importa. O cliente enxerga que está tratando com uma única empresa e espera ser atendido de forma exemplar em qualquer canal.