Apontado como uma das tendências para 2018, o Mobile Commerce já é uma realidade. Afinal, segundo o estudo Digital in 2020: Gobal Overview in Brazil, 38% da população brasileira já realizou alguma compra via dispositivo móvel. 

Uma forma de explicar essa adoção do brasileiro pelo Mobile Commerce, está na popularidade do Smartphone nos lares brasileiros antes os computadores pessoais, uma vez que temos pouco mais de 1 aparelho por habitante no Brasil. 

E, foi essa popularidade dos smartphones mais a adoção das redes sociais pelo brasileiro (já somos 140 milhões de usuários!) que alavancou a forma como as empresas utilizam as mídias, visando aproximar o relacionamento entre marca e consumidor.

E, vendo a necessidade de conhecermos mais sobre o Social Commerce, criamos o texto a seguir. Nele, contamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

O que é o Social Commerce?

Conforme falamos acima, o Social Commerce pode ser caracterizado como o uso das redes sociais para interagir, se aproximar e proporcionar a troca de informações sobre o seu produto, influenciando no processo de compra.

Um processo importante para entendermos melhor sobre o que é o Social Commerce, é o seguinte: quantas vezes, antes de realizarmos uma compra, pesquisamos sobre o produto no Google ou no Reclame Aqui? Ou então, quantas vezes fomos impactados por um anúncio de um determinado item que pesquisamos e não compramos?

Tudo isso, faz parte do que é conhecido como Social Commerce. O seu objetivo é o de promover e também vender sua solução nas redes sociais. Dessa forma é possível transformar seus canais digitais, em verdadeiros promotores da sua marca. 

Para que isso dê certo, invista na criação de conteúdo de valor e que exponha pontos positivos do seu negócio, seja através de blog, Youtube e outros formatos, que se adeque ao que sua persona consome. Além disso, incentive a interação do seu público com sua marca, seja a partir de comentários ou avaliações. 

Vale destacar também que as principais redes sociais estão se preparando para essa nova forma de comércio. O Facebook, por exemplo, lançou tem um tempo, o seu Marketplace, que permite a compra e venda de produtos entre seus usuários.

Já o Instagram, disponibilizou a plataforma de Shopping, que permite que as empresas com contas comerciais realizem a venda dos produtos de seu e-commerce, no Instagram. Abaixo, vemos um exemplo de como isso funciona dentro do aplicativo:

E, além das duas plataformas que apresentamos acima, tem também o WhatsApp, que pretende implantar um sistema de pagamentos para os usuários brasileiros. O recurso, que deve seguir os moldes da função já existente na versão indiana do aplicativo, visa facilitar tanto o consumo dentro do mensageiro, quanto a venda pelas empresas que utilizam Whatsapp business. 

Como o Social Commerce tem se estabelecido no Brasil

No Brasil, o Social Commerce é utilizado por diversas marcas, sempre visando melhorar a experiência do consumidor com sua marca. Alguns exemplos que podemos dar, são:

Magazine Luiza

O Magazine Luiza, ou Magalu, é uma empresa que investe ativamente no social commerce no Brasil.

Um bom exemplo, vem do perfil do Instagram da marca, que além de permitir que o usuário realize a compra com apenas um clique, ele também utiliza uma linguagem leve, aproveitando de memes do momento e também, de algum assunto que esteja em alta.

Neste exemplo ao lado, a marca utilizou um meme conhecido na internet, que é sobre as “mães de plantas”. Dessa forma, a marca fica próxima da linguagem do seu consumidor e consegue se diferenciar da concorrência.

E, outro exemplo, dessa vez explorando uma oportunidade, vem com o Funko de um personagem da animação Alladin, da Disney, que teve seu live action recentemente adicionado a um serviço de streaming.

Quem disse, benerenice?

Agora, outro exemplo de marca que trabalha bem com o social commerce, é o da Quem disse, berenice?, que utiliza muito bem o Instagram Shopping também. A marca trabalha muito bem com as cores, que compõem seus produtos e também as imagens que ilustram suas publicações. 

Globo Rural

E por fim, outro exemplo de uso do Social Commerce, é do Globo Rural. A marca é bastante famosa no Twitter, que mescla a comunicação utilizando memes e abordando assuntos que estão em alta no ramo da Agropecuária. 

Para visualizar isso melhor, vamos ver os exemplos abaixo:

Vale observar também, que o intuito das publicações da marca, é sempre o de levar o consumidor ao site, para ler suas matérias. 

Principais preocupações que uma empresa precisa ter com o Social Commerce

Porém, nem tudo são flores quando falamos sobre o Social Commerce. Existem algumas boas práticas que precisamos ter em nossas redes, para que a nossa reputação se mantenha positiva e também, a gente consiga proporcionar para nosso cliente, a experiência WOW que almejamos. Os principais são:

  • Seja transparente;
  • Responda seus consumidores;
  • Produzir conteúdos que sejam condizentes com o seu público-alvo;
  • Não negligenciar o seu e-commerce.

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses pontos.

Seja transparente

Ser transparente é essencial para ter um bom resultado em suas mídias sociais e também para não arranhar a imagem de sua empresa. 

Além disso, segundo o estudo #BrandsGetReal: Social media & the evolution of transparency, 86% dos consumidores acreditam que a transparência dos negóxios é mais importante hoje, do que nunca. E, 73% desses consumidores estão dispostos a pagar mais caro por produtos que garantam ter total transparência.

Por isso, não deixe de ter transparência em suas redes sociais. Tente sempre compartilhar as informações sobre o que você faz de forma clara e direta. Dessa forma, todos os seus clientes conseguem compreender a informação que você deseja passar.

Boas práticas ao implementar o Social Commerce

Responder seus consumidores é muito importante, afinal, ele é o seu público, é quem faz com que sua empresa seja relevante no mercado. Ao fazer isso, você cria proximidade com ele, criando uma boa referência em seu segmento, estando sempre presente em seu inconsciente. 

Sendo assim, sempre que ele precisar de um serviço que você oferta, ele irá preferir sua empresa ao seu concorrente, afinal, você está sempre presente quando ele precisa sanar alguma dúvida ou realizar alguma reclamação. 

Por isso, a regra vale para todo tipo de interação com sua marca, seja um elogio, uma reclamação ou até mesmo uma sugestão. O importante é não deixar o seu consumidor sem resposta, fazendo com que ele seja socorrido pelo seu concorrente.

Produzir conteúdos que sejam condizentes com o seu público-alvo

Além de ser transparente e de responder seus consumidores, vale sempre frisar a importância de produzir conteúdos que estejam sempre de acordo com a área de atuação de sua empresa.

E não se esqueça de produzir seus conteúdos utilizando a linguagem que o seu público-alvo se comunica. Isso aproxima ainda mais sua marca de seu consumidor.

Não negligenciar o seu e-commerce

E por último, mas não menos importante, não negligencie o seu e-commerce ao começar sua estratégia de Social Commerce. Você deve se lembrar sempre que os dois são complementares, por isso, negligenciar um dos dois canais poderá fazer você perder vendas.

Conclusão

Espero que tenha ficado clara a importância do Social Commerce e também os motivos que o fazem ser uma das tendências para esse ano. Afinal, o consumo das redes sociais não para de crescer e você precisa estar presente para atender o seu consumidor onde ele deseja.