Visando estimular a economia, o varejo e o turismo interno, o governo federal anunciou no início de agosto, a criação da semana do Brasil.

A ação, feita pela Secom (Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República) criada para incentivar o consumo no mês de setembro, que é historicamente mais fraco para o varejo em geral.

Visando te ajudar a entender melhor sobre esse assunto, criamos o texto a seguir. Confira!

O que é a Semana do Brasil?

Inspirada nas comemorações dos feriados nacionais históricos americanos, a Semana do Brasil ocorre entre os dias 06 e 15 de setembro. 

Ela foi criada visando ampliar as comemorações do feriado da independência nacional, que acontece no dia 7 de setembro. Apelidado de “Black Friday Brasileira“, a semana do Brasil é o primeiro evento promocional, criado por varejistas de diversos setores, em conjunto com a Secom. 

A campanha tem como viés, valorizar o orgulho de ser brasileiro e, de incentivar o patriotismo. Confira abaixo, o vídeo criado pelo governo para divulgar a campanha:

Como preparar-se da melhor maneira para a Semana do Brasil?

Existem algumas boas práticas que com certeza ajudarão você, varejista, a preparar sua loja ou e-commerce da melhor maneira para a Semana do Brasil. Elas são:

  • Defina qual é o seu objetivo com essa semana de promoções;
  • Criar um portfólio com os produtos que serão ofertados;
  • Angariar novos clientes;
  • Realizar ações de marketing digital para reativar clientes antigos;
  • Comunicar todos os colaboradores sobre a participação de sua empresa na Semana do Brasil;
  • Comunicar de forma clara e simples os regulamentos de sua promoção;
  • Mensure seus resultados;

Abaixo, vamos entender melhor sobre essas boas práticas!

Defina qual é o seu objetivo com essa semana de promoções

Esse é o primeiro passo que você deve ter ao definir participar da Semana do Brasil. Afinal, de que adianta você participar apenas por participar? Seus resultados não serão positivos e, consequentemente, você irá frustrar-se com a data comemorativa.

Criar um portfólio com os produtos que serão ofertados

Definir quais serão as mercadorias que irão entrar em oferta, é fundamental para que você tenha retorno nas promoções. Afinal, se toda a sua loja estiver em oferta, o consumidor não consegue perceber nenhum ganho significante. 

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para realizar a queima de algum produto que esteja encalhado ou próximo da validade. Para te ajudar com esse desafio, entenda mais sobre as estratégias nas administrações de estoque, aqui!

Angariar novos clientes

Conquistar novos consumidores é essencial para que qualquer estabelecimento se consolide. Afinal, quanto mais vendas tiverem, maior será o seu lucro. Por isso, invista em estratégias de marketing digital e físico. 

Lembre-se de garantir que a decoração de sua loja esteja de acordo com a Semana do Brasil. Além disso, estratégias como realizar algumas degustações ou um sorteio é sempre ótima para atrair mais clientes.

E também não deixe de alimentar suas redes sociais e de realizar anúncios nas diversas plataformas disponíveis na internet, afinal, essas também são maneiras de atrair mais clientes e de garantir que você seja visto.

Para te ajudar a bolar melhores estratégias para essas datas, confira o texto que fizemos sobre como preparar-se para as datas sazonais! 

Realizar ações para reativar clientes antigos

Recuperar clientes inativos é algo que demanda uma estratégia da sua equipe de marketing. Além de identificar quem são eles, é importante definir quais são os motivos deles não comprarem mais em sua loja. 

Depois de identificá-los, é importante segmentá-los. E essa segmentação pode ser feita por faixa etária, qual o ticket médio deles, quais produtos eles se interessam mais e há quanto tempo eles não realizam alguma compra contigo.

Após realizar essa segmentação, é necessário definir quais tipos de comunicação você irá realizar com eles, de modo a atraí-los para comprarem em seu estabelecimento. Para realizar essa reativação, algumas ações que você pode tomar são: faça uma ligação; oferecer algum cupom de desconto via e-mail marketing; enviar uma mensagem por whatsapp; entre outras.

Comunicar todos os colaboradores sobre a participação de sua empresa na Semana do Brasil

Após definir seu objetivo, preparar as ações de marketing, garantir que seu estoque irá dar conta das promoções, montar as ofertas e reativar os novos clientes, algo que você não pode deixar de fazer, é com que todos os seus colaboradores sejam devidamente informados sobre a Semana do Brasil. Dessa forma, eles conseguem atender de melhor maneira os consumidores, com mais informações e deixando-os tranquilos sobre as promoções.

Comunicar de forma clara e simples, qual é o regulamento da promoção

Criar um regulamento e disponibilizá-lo de forma simples e clara, é fundamental para passar uma maior segurança para o seu consumidor. Além disso, isso também é uma boa prática para ficar em dia com a LGPD, que começa a vigorar em agosto de 2020. 

Outro ponto para atentar-se, é sobre o prazo de arrependimento para compras realizadas fora do estabelecimento comercial. Segundo o código de defesa do consumidor, o cliente tem o prazo de 7 dias corridos para desistir de qualquer compra. 

Por isso, lembre-se de garantir que o seu comprador está tranquilo e que a sua comunicação foi assertiva. Isso fará a diferença na experiência de compra deles em sua loja.

Mensure seus resultados

Lembre-se sempre de colher todos os resultados que essa campanha irá trazer para sua loja. Dessa forma, é possível analisar o que deu certo ou não, possibilitando que você consiga melhorar para a próxima. 

Além disso, é importante que você realize o cadastro dos clientes, registre suas vendas e monte um mailing. Também é importante analisar os resultados que as vendas online tiveram, vale ver se teve algum aumento no tráfego do seu site.

Conclusão

Apesar de trabalhosas, ações como essa, da Semana do Brasil, fazem a diferença para o varejo. Vale lembrar também que essa é uma oportunidade para aumentar suas vendas em setembro, mês em que elas são historicamente mais baixas.

Além disso, é importante participar dessa, que é a primeira edição da Semana do Brasil. Dessa forma, seus clientes e consumidores sempre irão recordar-se que sua empresa foi uma das pioneiras a participarem dessa nova data sazonal.