Atualmente, os supermercadistas de todo o mundo estão buscando formas de tornar o processo de fazer compras mais agradável para os clientes. Uma dessas tendências é o self checkout, que vem para revolucionar a maneira como compramos no supermercado!

Preparado para descobrir o que é Self Checkout, suas vantagens e desafios? Então continue lendo!

Afinal, o que é Self Checkout?

O Self Checkout, também conhecido como autopagamento ou PDV de autoatendimento, permite que o consumidor registre e pague suas compras sozinho. Desse modo, não há necessidade de um funcionário da loja atuando no terminal de checkout.

Essa modalidade é fundamental para reduzir atritos na jornada de compra no supermercado, por exemplo:

  • Demora para ser atendido;
  • Filas de forma geral (no supermercado, por exemplo, além da fila do checkout, pode haver demora na fila da padaria, dos frios ou da peixaria);
  • Demora no pagamento;
  • E muitos outros!

Há estimativas que apontam que o self checkout reduz de 20 a 30% o tempo das filas de um supermercado. Em outras palavras, o self checkout combate as principais reclamações dos clientes sobre a experiência de compra nas lojas.

Self Checkout: como funciona

Em um checkout especial, o próprio consumidor coleta o código de barra dos itens que deseja comprar e coloca em uma sacola que fica sob uma balança que mede e confere o peso dos itens. Ao final, o cliente insere seu cartão (de crédito ou débito) e faz o pagamento de suas compras.

Já para produtos sem código de barras, como Frutas, Legumes e Verduras (FLV), o processo é um pouco diferente. Nele, o cliente seleciona no sistema qual FLV está comprando, depois pesa o produto em uma balança especial e, por fim, o coloca na sacola.

Enquanto o cliente passa no self checkout, um fiscal de caixa fica no local observando se as pessoas estão seguindo o processo como devem ou ainda para prestar algum auxílio.

Geralmente um fiscal consegue monitorar bem até quatro unidades de self checkout. Esse posto é uma excelente posição para os operadores de caixa que não são mais necessários.

Na maioria dos casos, o self checkout é destinada para compras pequenas, de no máximo 15 volumes. Essa medida ajuda a garantir a agilidade e rapidez nas filas.

Além disso, ainda há a modalidade de self checkout chamada Scan & Go.


Scan & Go: como funciona

É cada vez mais comum ver soluções de self checkouts que utilizam a modalidade Scan & Go. Nesse modelo, o cliente que escaneia os produtos a medida que compra, depois paga com o celular e não precisa passar em um checkout.

As empresas que oferecem o Scan & Go costumam oferecer um aparelho próprio para isso (chamado comumente de Personal Shopper) ou aplicativos para dispositivos móveis, o que permite ao cliente usar seu próprio smartphone na operação.

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Vantagens do autopagamento

Há várias vantagens de adotar o self checkout em um supermercado. Por exemplo:

  • Possibilidade de reduzir o número de funcionários na operação em certos períodos do dia;
  • Reduzir custos com folha de pagamento;
  • Trazer mais conforto ao cliente durante a experiência de compras;
  • Reduz os furtos e roubos nas lojas;
  • Melhor aproveitamento do espaço interno da loja;
  • E muito mais!

Agora, vamos nos aprofundar nestas vantagens que os PDVs de autoatendimento podem trazer a operação de um supermercado.

Reduzir custos com folha de pagamento

O Self Checkout possibilita atender melhor ao cliente com menos pessoal envolvido. Com essa modalidade, é possível reduzir o custo com folha de pagamento, principalmente operadores de caixa e empacotadores.

Possibilidade de remanejar os colaboradores para atividades mais estratégicas

A operação da loja pode ganhar muito com a adoção de PDVs de autoatendimento. Desse modo, é possível remanejar os colaboradores para horários mais movimentados do dia ou ainda para alguma necessidade específica, como a reposição de mercadorias.

Trazer mais conforto ao cliente durante a experiência de compras

O Self Checkout tem o poder de impactar positivamente a experiência de compras do cliente nas lojas. Além de reduzir as filas do checkout, essa modalidade traz ainda agilidade no empacotamento e pagamento das compras.

Reduz os furtos e roubos nas lojas

Principalmente as fraudes no checkout quando o operador finge passar o produto na leitora por conhecer o cliente ou por alguma compensação financeira futura.

Há vários equipamentos de self checkout que contam com uma câmera para acompanhar o cliente. Inclusive, monitorar as câmeras pode ser outra boa alternativa para remanejar o pessoal.

Caso o equipamento não conte com as câmeras, é possível ainda usar o equipamento que a loja já possui para esse monitoramento.

Melhor aproveitamento do espaço interno da loja

Alguns equipamentos de self checkout são bem menores do que os PDVs tradicionais. Há casos de supermercados que substituíram um caixa por duas ou até três unidades de self checkout.

Falando em espaço da loja, estude muito bem onde os self checkout serão instalados. Em seguida, não esqueça de caprichar no merchandising do entorno para orientar os clientes até lá.

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Desafios do Self Checkout

Os supermercadistas enfrentam vários desafios para implantar o self checkout em suas lojas. Por exemplo:

  • Custo da adoção de todas as tecnologias necessárias;
  • Ter um bom cadastro de produtos;
  • Falta de honestidade de clientes;
  • Desconfiança do cliente com o autoatendimento;
  • Problemas com pagamentos;
  • Resistência dos colaboradores;
  • E muito mais!

Agora, vamos nos aprofundar nos desafios que os PDVs de autoatendimento podem trazer a operação de um supermercado.

Custo da adoção de todas as tecnologias necessárias

Muitos varejistas descartam a ideia do self checkout por conta do custo da adoção das tecnologias necessárias. Isso, pois quando se começou a falar em PDVs de autoatendimento no Brasil (por volta de 2010 – 2012) todos os equipamentos eram importados. Isso encareceria qualquer operação, não é mesmo?

A boa notícia é que atualmente contamos com fornecedores nacionais de PDVs de autoatendimento. Pesquise o que melhor atende suas necessidades!

Além do hardware, os sistemas usados no frente de caixa e no backoffice (Sistemas ERP) também eram grandes desafios. A segunda boa notícia é que muitos softwares já suportam a funcionalidade de self checkout.

Caso esteja estudando adotar esse método, mesmo que não seja imediatamente, busque sistemas que contam com essas funcionalidades. Adote um software que consiga acompanhar o crescimento do seu negócio.

Ter um bom cadastro de produtos

Para que todo o processo do self checkout funcione como deve é preciso que o supermercado conte com um bom cadastro de produtos.

Quem nunca viu um operador de caixa ter dificuldades ao passar as compras, não é mesmo? Isso não pode acontecer com o cliente!

O cadastro de produtos para a operação de self checkout deve ser detalhado, incluindo o peso médio da mercadoria. Desse modo, a auditoria do PDV de autoatendimento vai funcionar corretamente.

Falta de honestidade de clientes

Esse é um desafio comum na operação de um supermercado, independente se oferece self checkout ou não. Todo bom supermercadista já conhece as formas mais conhecidas de prevenir furtos em lojas.

No self checkout essa desconfiança aumenta, impedindo muitos varejistas de ao menos cogitar essa tecnologia.

Por isso, os melhores equipamentos de autoatendimento possuem diversas formas de auditar a operação. Como a conferência do peso registrado no cadastro de produtos com o da compra e câmeras.

Desconfiança do cliente com o autoatendimento

Toda nova tecnologia ou novo processo traz uma certa desconfiança. Isso, principalmente em camadas pouco aderentes a tecnologia, como idosos, por exemplo.

Por isso, a estratégia do self checkout deve ser complementar e não a única forma que o cliente tem de pagar por suas compras.

Problemas com pagamentos

Atualmente, há poucos PDVs de autoatendimento que aceitam cédulas para o pagamento das compras. Porém, esse ainda é uma das formas de pagamento mais populares nos supermercados do país.

As unidades de self checkout geralmente estão voltadas para o pagamento via cartão, seja de crédito ou débito.

Faça campanhas orientando as vantagens do pagamento com cartão, principalmente se for o cartão da loja com o programa de fidelidade.

Lembra quando dissemos acima que atualmente o self checkout deve ser complementar aos caixas tradicionais? Pois o pagamento em espécie é outro motivo para isso.

Resistência dos colaboradores

Sempre que uma nova tecnologia é adotada, principalmente aquelas que podem reduzir postos de trabalho, há uma resistência dos colaboradores. Por isso, é importante deixar claro as vantagens que esse novo processo vai trazer para a operação.

Outro ponto importante é enfatizar que essa tecnologia criou outras posições e vai precisar de reforço em outras. Por exemplo, o fiscal de caixa exclusivo para o self checkout e o reforço no monitoramento das câmeras.

Além disso, para amenizar o clima entre os colaboradores, uma boa alternativa é incentivar que eles se especifiquem em outras atividades importantes para o supermercado. Como por exemplo, o setor de compras ou mesmo de setor de prevenção de perdas.

Self Checkout no Brasil

Os caixas sem atendentes já são usados há anos em países europeus e norte-americanos e em 2016 essa modalidade começou a chegar nas principais capitais brasileiras. Atualmente, o Self Checkout já faz parte da realidade de muitos supermercadistas brasileiros.

Dentre as redes que já oferecem o self checkout no Brasil temos, por exemplo, o Compre Bem (do grupo Pão de Açúcar) e o Walmart.

O supermercadista brasileiro que apostar no self checkout tem motivos para ser otimista. Para se ter ideia, segundo pesquisa do IBOPE Conecta, 87% dos internautas gostariam de comprar em supermercado sem caixa.

Quer adotar o self checkout nas suas lojas? Conte com a Bluesoft!

O Bluesoft ERP conta com integração com os principais sistemas de frente de caixa do país. Assim você garante um backoffice robusto para suportar a complexidade de sua operação.

Com o Bluesoft ERP, por exemplo, você conta com o Cosmos, um dos maiores catálogos de produtos do mundo, com mais de 19 milhões de itens. Nesse cadastro é possível encontrar informações cruciais, como imagens, código de barras, NCM, dimensões, informações fiscais e muito mais.

Além disso, no cadastro de produtos dentro do nosso ERP é possível informar a variação de peso das mercadorias. Isso é muito importante no self checkout de FLV e outros itens que variam de peso.

Conclusão

Espero que tenha ficado claro o que é self checkout e os benefícios que esse modelo pode trazer para o negócio.

Essa é uma das tendências tecnológicas para supermercados com o objetivo de reduzir a fricção no momento de compra, mas há muitas outras. Desde evitar o próprio checkout, como já reconhecer a compra ao colocar no carrinho ou cesta, ou formas que detectam o momento em que o cliente tirou um produto da gôndola (como na Amazon GO).

Além disso, há as formas que evitam que o cliente sequer entre nas lojas, como a adoção de supermercados online ou empresas que fazem as compras e entregam na casa do cliente.

As únicas certezas que temos é que, primeiramente, o jeito e as possibilidades de fazer compras no supermercado estão mudando. Em segundo lugar, essas mudanças e evoluções passam por usar cada vez mais tecnologias na operação do varejo.

Seja qual for o rumo do varejo alimentar, saiba que você pode contar com a Bluesoft!