No Papo Express de hoje, Wilson Souza fala sobre Sazonalidade.

Se você possui um negócio, sabe que existem meses do ano que se vende mais de um determinado produto do que outros esse tipo de situação é chamado de Sazonalidade e entender este conceito é importante para aproveitar as boas oportunidades nos melhores meses do ano e também saber organizar as finanças para enfrentar os meses mais difíceis.

E para sofrer menos com essa variação de vendas e ter seu caixa estável o ano todo você pode focar nessas seguintes dicas.

A primeira é Planeje bem seus investimento – Imagine que você possui uma loja de artigos para praia. Produtos de qualidade, boa visibilidade no mercado e que durante o verão consegue faturar muito bem. Mas ai o inverno chega e como uma bola de neve, as pessoas param de comprar você e você para de comprar do seu fornecedor e o mercado fica estagnado.

É aqui que você pode se destacar. Se você tiver se planejado bem, com o dinheiro guardado na época boa, você pode entrar em com o seu fornecedor e comprar novos itens com um belo de um desconto. É claro que, antes de fazer isso, você precisa ficar atento ao espaço do seu estoque para não ter produtos desgastados e nem muito velhos.

A segunda dica é registre tudo. Nenhuma empresa funciona só com contas de cabeça. Você precisa ter um sistema ou pelo menos uma planilha de fluxo de caixa e de volume de venda por período.

Com o tempo, você vai conseguir entender quais são seus períodos de alta e de baixa de vendas e partir daí, você vai se preparar melhor, e decidir quando e como fazer as compras para garantir um estoque adequado para aquele periodo de venda.

A terceira dica é Esteja aberto ao novo. Existem vários motivos que ajudam a explicar uma sazonalidade, como o hábito dos clientes ou a localização da sua loja. Mas o mais importante deles é com relação ao mix de produtos.

É tarefa de todo empreendedor buscar sempre produtos novos no mercado. Não adianta esperar resultados diferentes nas vendas se você sempre vende as mesmas coisas. Participe de feiras, converse com concorrentes fique de olho na internet. De repente existe um item inovador que pode ser vendido no seu período de baixa, mas que só vai aparecer se você procurar.

Entenda que a sazonalidade não é apenas vender bem no momento de demanda elevada, mas sim entender como tirar o melhor proveito, utilizando estratégias direcionadas e aproveitando a singularidade de cada época.

Assista ao vídeo. =D

fonte: UOL
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