Agora o sistema Bluesoft, contempla todo processo de controle de venda serviço desde a baixa até a emissão da nota fiscal de serviço, como foi dito no post Fechamento de Caixa: Identificar Tipos de Venda de Serviço segue o procedimento dos demais processos.

Resumo do Processo

Este processo será utilizado nas prestações de serviço de revenda de recargas de celular, o processo funciona basicamente da seguinte forma:

  1. Há uma negociação entre uma loja e uma autorizadora de serviços para venda de recargas de diferentes operadoras.
  2. Para cada operadora, é realizada uma negociação com o percentual de comissão sobre as vendas de recargas (receita da loja sobre as vendas de recargas).
  3. O valor total das vendas menos a comissão sobre vendas deve ser repassado para a autorizadora de serviços no fim do período.
  4. A loja emite uma nota fiscal de prestação de serviços para autorizadora de serviços no valor da comissão.

Na Contabilidade.

Após a tesouraria ter sido conciliada, os lançamentos serão contabilizados conforme exemplo abaixo:

As receitas com vendas de serviço, serão contabilizadas na conta mapeada nos mapas contábeis:  RECEITA COM VENDAS DE SERVIÇOS, porém será contabilizado apenas na confirmação da nota fiscal de serviço, que será detalhada logo abaixo.

Caso houver alguma divergência nas informações, poderá ser feita a manutenção.

Em Financeiro/ Tesouraria/ Tesouraria Central/ Ajustes/ Manutenção de Venda de Serviço Permissão: Manutenção de Venda de Serviços – 1732

Caso seja feita alterações de autorizador de serviço e tipo de venda será gravada uma ocorrência, e as diferenças serão devidamente contabilizadas.

Para efetuar a Baixa da Vendas de Serviços acesse.

Em Financeiro/ Tesouraria/ Tesouraria Central/ Pagamentos/ Baixa de Venda de Serviço

Permissões:  Consultar Baixa Vendas de Serviços – 1729 / Baixar Vendas de Serviços – 1731

Ao selecionar a venda de serviço, e clicar em prosseguir, mostrará os valores e data de vencimento referente a duplicata de pagamento do serviço, conforme imagem de exemplo abaixo:

Após feita a baixa das vendas de serviços, será gerada uma duplicata de pagamento, que não será contabilizado, pois a contabilização dos valores a repassar a autorizadora de serviços, já foi feita na conciliação da tesouraria.

Para efetuar o Estorno da Baixa da Venda de Serviço acesse:

Em Financeiro/ Tesouraria/ Tesouraria Central/ Pagamentos/ Estorno de Baixa de Venda de Serviço – Permissão: Estornar Baixa Vendas de Serviço – 1730

Foi criado novo tipo de Contrato Financeiro: Prestação de Serviço de Venda Comissionada

Para este tipo de contrato será gerada uma Nota fiscal, conforme imagem exemplo abaixo.

Este tipo de nota não gera uma duplicata de recebimento, pois o valor da comissão sobre a venda dos serviços já está em poder da loja.

Criado relatório de vendas de serviços, podendo consultar por Período de venda, Autorizadora de serviço, Tipo de serviço, conforme imagem abaixo.

Em Relatórios/ Relatórios Financeiros/ Relatórios de Vendas de Serviços

Release R61

Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato com a nossa equipe de suporte.