No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre Reposição Contínua.
Reposição contínua refere-se a uma ferramenta que tem por finalidade repor os produtos na gôndola de forma rápida e adequada à demanda, com os objetivo de minimizar estoques e faltas de produtos.
Formas de gerenciar a Reposição Contínua
A Reposição Contínua pode ser gerenciada de três formas:
A primeira delas ocorre no varejo – Que é o modelo tradicional em que o varejo calcula a necessidade e envia um pedido ao fornecedor;
A segunda ocorre no fornecedor – Neste modelo o varejista informa ao fornecedor a posição de estoques, ou vendas, ou até mesmo a previsão de vendas: com esta informação disponível o fornecedor calcula a necessidade de reposição e avisa o varejista;
E por fim no operador logístico onde as decisões são tomadas pelo próprio operador de acordo com parâmetros definidos pelo fornecedor e varejista.
Vantagens da Reposição Contínua
Em geral um comprador pode ser responsável por gerenciar cerca de 800 produtos, por exemplo. Durante o seu trabalho ele não consegue gerenciar os estoques de todos estes produtos. Com a reposição contínua, o gerenciamento fica facilitado disponibilizando tempo para atividades de aumento de vendas e melhoria de rentabilidade.
Algumas outras vantagens são:
- Redução de falta de produtos nas lojas
- Diminuição de estoques
- Menores custos logísticos
- Previsão de produção (no caso de fornecedores)
Assista ao vídeo. =D
Quer receber dicas de gestão e os últimos conteúdos da Bluesoft? Então inscreva-se em nossa newsletter no canto superior direito desta página.