De acordo com as estimativas, nos próximos 20 anos o número de brasileiros que atingirão a terceira idade irá corresponder a 40% da população do país, uma percentagem bastante considerável.

Desse modo, não é nenhuma surpresa que as redes de supermercado busquem entender melhor os hábitos de consumo dessa população. Uma jogada estratégica para estimular as vendas e entender as preferências dessa parcela da população.

Preparado para entender como melhorar a experiência de compra da terceira idade e a importância de fidelizar esse cliente? Então continue lendo!

Dados de consumo da terceira idade

Segundo um estudo desenvolvido pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), a maior parcela do orçamento mensal dos idosos brasileiros é gasta com alimentação, resultando em uma média mensal de R$ 892.

Para abastecer a geladeira, 55% dos brasileiros de terceira idade têm o hábito de frequentar o supermercado semanalmente. Desse total, mais de 60% indicaram que fazem as compras no mesmo local. Isso é um forte indicador de que esse público é fiel aos estabelecimentos que gostam.

Devido a fatores como o aumento da expectativa de vida e rendimentos financeiros mais elevados, a parcela de consumidores da terceira idade pode ser bastante atrativa para as empresas que desejam especializar-se nesse nicho.

Segundo informações do relatório “Consumer Generations”, o poder de compra da população acima de 60 anos irá ultrapassar a margem de R$ 30 trilhões, em esfera mundial, até o ano de 2020.

Esse mesmo relatório ainda revelou que, no Brasil, o público da terceira idade representava cerca de 11% da renda circulante no país ao longo dos anos 2000.

Já no decorrer dos próximos anos, a previsão é que essa parcela da população represente 16% da nossa renda total. Um aumento significativo e em um curto intervalo de tempo.

Apesar de bastante representativa, essa porcentagem ainda é baixa quando comparada a de outros países. No Japão, por exemplo, o consumo dos idosos representa nada menos que 31%. Porém, para os especialistas, isso demonstra que ainda existe um grande potencial de crescimento no Brasil.

Esse estudo ainda destacou que, ao pesquisar por alimentos e bebidas, quase 90% dos indivíduos com mais de 60 anos afirmaram que priorizam a “qualidade dos produtos” como fator de decisão para fechar uma compra.

Além disso, quase 60% dos entrevistados responderam que estariam dispostos a pagar mais caro por produtos de maior qualidade. O relatório “Consumer Generations” foi feito com base nos depoimentos de aproximadamente 40 mil pessoas de 27 países diferentes, entre eles o Brasil.

As maiores dificuldades dos idosos dentro dos supermercados

São várias as dificuldades enfrentadas pelo público da terceira idade dentro dos supermercados. Alguns exemplos são: as letras pequenas que descrevem as seções de produtos e as embalagens dos itens, os carrinhos de compra pesados e difíceis de manusear, e os produtos expostos em prateleiras baixas demais. Esses e diversos outros problemas acabam desestimulando o consumo dos idosos nesses estabelecimentos.

Apesar de representarem uma parcela importante e crescente do público consumidor, eles não são muito priorizados. Até o momento são poucas as marcas que planejam criar produtos pensados para as pessoas dessa faixa etária.

O que acaba acontecendo com mais frequência são empresas que, quase por acaso, atendem o público da terceira idade sem o devido preparo para lidar propriamente com suas necessidades.

No caso específico de um supermercado, é possível oferecer uma melhor experiência de compra por meio da inclusão de serviços complementares no estabelecimento. Caixas eletrônicos e farmácias, por exemplo, são um fator importante para conseguir fidelizar esses clientes.

A consultoria Mercado Sênior apresentou recentemente um indicativo que mostra algumas necessidades dos clientes com mais de 60 anos. Fatores como a iluminação do ambiente, a experiência sensorial, a clareza da sinalização e a temperatura, tendo em vista que geralmente não gostam de locais muito frios, como um grande diferencial para melhorar o serviço de um estabelecimento.

Vale notar também que as empresas que possuem um ambiente age friendly, tiveram resultados até 25% maiores que as demais. Além disso, toda a questão envolvendo o tratamento recebido pelos funcionários do estabelecimento também é considerada de grande importância.

Maneiras de melhorar o atendimento para a terceira idade nos supermercados

Em primeiro lugar, a gentileza é essencial para melhorar o atendimento a esse público. Por isso, é fundamental treinar a equipe de funcionários dos supermercados para que estes tenham paciência e um cuidado redobrado.

Agir com simpatia, dando as boas-vindas e oferecendo ajuda sempre que possível. Além disso, agir de maneira solícita, também é uma prática gentil bem vista pelos idosos.

A rapidez em atender a terceira idade também é uma questão chave. Ela é a responsável por oferecer uma experiência de compra de qualidade a esse público.

Alguns idosos podem ter dificuldades e desconfortos em ficar muito tempo de pé ou carregar peso. Por isso, estes devem ser tratados de forma preferencial e atendidos de forma rápida e eficiente. Isso vale inclusive para quando o estabelecimento estiver cheio ou com poucos funcionários trabalhando.

Incluir uma lupa nas gôndolas torna-se um diferencial. Com as letras das embalagens cada vez menores, isso acaba dificultando a leitura por parte dos idosos.

Caso sua empresa consiga, vale também realizar um estudo para saber quais são os alimentos que os idosos consomem mais. Assim, consegue-se facilitar o local das gôndolas em que eles se encontram, facilitando a vida dos consumidores da terceira idade.

Por fim, também é fundamental utilizar uma linguagem adequada ao se comunicar com os clientes dessa faixa etária. Enquanto os jovens conseguem ouvir melhor e pesquisam qualquer termo estranho na internet, os idosos não possuem essa mesma facilidade.

Por isso, os funcionários dos supermercados devem acostumar-se a falar de forma clara e em um tom de voz apropriado. Além disso, é sempre importante ter o cuidado de checar se o cliente entendeu tudo ou se possui alguma dúvida.

Em alguns casos, pode ser recomendável oferecer para escrever em um papel a resposta. Isso é importante, pois facilita a sua compreensão e o faz perceber o cuidado do estabelecimento com ele.

Idosos no mercado de trabalho supermercadista

O envelhecimento da população e o aumento da expectativa de vida ocasionou um aumento da força de trabalho de pessoas com mais de 60 anos no Brasil. Segundo o IBGE, o número de idosos no mercado de trabalho cresceu para cerca de 7,2% da população em 2018.

Nos últimos anos, o movimento de integração de idosos ao corpo de funcionários de supermercados vem crescendo e obtendo destaque. Empresas como o Grupo GPA, possuem uma iniciativa que oferece cargos para indivíduos com mais de 55 anos para trabalhar nas redes Extra e Pão de Açúcar.

Chamada de “Programa Terceira Idade”, essa iniciativa existe há quase vinte anos. E, ela foi criada com o intuito de valorizar esses profissionais que possuem mais experiência.

Vale notar também que essa ação motiva a troca de conhecimento entre os colaboradores da terceira idade e os mais jovens, que ainda estão começando.

Milhares de pessoas já foram beneficiadas com essa iniciativa. Atualmente, cerca de 3.500 idosos de todo o Brasil estão empregados graças a ela.

Para garantir o sucesso desse programa, o setor de Recursos Humanos do Grupo GPA fornece apoio aos estabelecimentos afiliados no processo de adaptação desses funcionários da terceira idade, e investe no crescimento profissional desses colaboradores.

Conclusão

Como vimos, os consumidores da terceira idade é um consumidor fiel e com um tíquete médio alto. Melhorar a experiência desse público em seu estabelecimento é uma ótima maneira de fidelização. Além disso, isso torna-se uma forma de aumentar os lucros da sua loja, uma vez que essa parcela da população está em crescimento.

Por isso, o investimento em capacitar os seus funcionários para atendê-los bem e melhorar a infraestrutura para esse público torna-se um diferencial que você pode ter do concorrente, além de melhorar a experiência de compra de todos os consumidores.