Hoje vamos falar um pouco sobre a determinação da Receita Bruta e a Receita Líquida das vendas.

Colocaremos também a determinação das receitas conforme especificado pela Receita Federal do Brasil, acesse o post e confira.

O que se entende por receita bruta de vendas e serviços?

Podemos dizer que é a totalidade das vendas realizada pela empresa de seus produtos e serviços comercializados. Veja outros conceitos:

“A receita bruta, para fins contábeis, é o produto da venda de bens e serviços. Em outras palavras, podemos afirmar que a Receita Bruta é a receita total decorrente das atividades-fim da organização, isto é, das atividades para as quais a empresa foi constituída, segundo seus estatutos ou contrato social (o “faturamento” da empresa).” Wikipedia

Para a Receita Federal: “A receita bruta das vendas e serviços compreende o produto da venda de bens nas operações de conta própria, o resultado auferido nas operações de conta alheia e o preço dos serviços prestados”.

Na receita bruta não se incluem os impostos não cumulativos cobrados do comprador ou contratante e adicionados ao preço do bem ou serviço, e do qual o vendedor dos 2 bens ou o prestador dos serviços seja mero depositário (IPI).

Da mesma forma, para que a apuração dos resultados não sofra distorções, não se computam, no custo de aquisição das mercadorias para revenda e das matérias‐primas, os impostos não cumulativos que devam ser recuperados (IPI, ICMS).

O ICMS integra a receita bruta e é considerado parcela redutora para fins de apuração da receita líquida.

Observação: Deve ser adicionado à receita bruta, para cálculo da receita líquida, o crédito‐prêmio de IPI decorrente da exportação incentivada ‐ Befiex.”  RIR artigo 279

O que vem a ser receita líquida de vendas e serviços?

Já a Receita Líquida, é a Receita Bruta, menos suas devoluções, impostos destacados na nota fiscal e descontos comerciais.

“Em contabilidade (Brasil), designa-se por receita líquida a receita bruta com deduções (contas redutoras). Por exemplo, no caso de Receita Bruta de Vendas (existem outras aglutinações de Receita Bruta):

Receita bruta de Vendas = 100.000,00

(-) Devoluções de Vendas= 1.000,00

(-) Descontos Comerciais = 500,00

(-) Impostos incidentes sobre vendas = 40.000,00

(=) Receita Líquida = 58.500,00″  Wikipedia

Conforme Regulamento do Imposto de Renda, a RFB determina que a Receita líquida de vendas e serviços é a receita bruta diminuída:

a) das devoluções e vendas canceladas;

b) dos descontos concedidos incondicionalmente; e

c) dos impostos e contribuições incidentes sobre vendas. RIR artigo 280

A importância da determinação

Saber determinar esses dois tipos de receitas é muito importante para iniciar a análise gerencial do resultado da empresa, nem sempre um alto valor de Receita Bruta indicará um bom resultado líquida, pois, imagine se sobre o valor das vendas foram concedidos grandes descontos comerciais, ou até grande parte da venda realizada foi devolvida, isso afetará a sua receita líquida, por isso a importância da determinação de ambos valores para poder orientar e checar quais as movimentações realizadas dentro da venda ou que ocorreram depois que afetarão a receita bruta realizada.

Até Breve!