Agora será possível efetuar o rateio contábil das despesas entre filiais.
Para que isso pudesse ser feito, tivemos que dividir a criação do contrato financeiro em 3 etapas:
- Dados gerais do contrato:
A primeira etapa contém os dados gerais do contrato: Prestador, Periodicidade, Valor, Descrição, etc… - Informações Financeiras:
Na segunda etapa é possível escolher quais são as lojas que podem utilizar o contrato e se permite rateio do pagamento. - Informações Contábeis:
Na terceira etapa, é possível informar os dados contábeis: Meses de vigência para apropriação, contas contábeis e a nova opção de permitir rateio contábil de resultado entre filiais.
As lojas serão agrupadas por CNPJ, a soma das porcentagens do rateio tem que dar 100%.
Essa operação só poderá ser realizada entre lojas matriz/filial.
Veja abaixo como fica a contabilização da loja pagadora, nessa caso, loja 1.
O valor total da despesa é R$ 500,00 e o rateio para a loja 1 é de 50%.
Veja que foi feito um débito na Despesa Com Prestação de Serviço, porém a parte da loja é só 50% (R$ 250,00), por isso efetuamos um débito na conta Rateio de Despesa entre Filiais e creditamos Despesa Com Prestação de Serviço com o valor a ser rateado entre as outras lojas, no caso R$ 250,00.
Já na loja 2, efetuamos um débito na Despesa Com Prestação de Serviço e creditamos Rateio de Despesa entre Filiais no valor de R$ 150,00 (30%).
Na loja 4, também efetuamos um débito na Despesa Com Prestação de Serviço e creditamos Rateio de Despesa entre Filiais, porém no valor de R$ 100,00 (20%).
O valor do rateio da loja pagadora (R$ 250,00) deve ser a soma dos rateios das outras lojas (R$ 150,00 + R$ 100,00).
No balancete de verificação, ao olhar a matriz, é possível ver que ela teve uma despesa de R$ 500,00, mais caso o usuário filtre por loja, o valor exibido é apenas a despesa referente a cada loja.
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