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Neste Papo Express Wilson Souza fala como o Principio de Pareto pode ajudar o seu negócio vender mais.

Provavelmente você já percebeu que mais ou menos 80% de suas vendas são motivadas por em torno de 20% dos itens de seu estoque. Essa percepção tem a ver com o chamado Princípio de Pareto, conhecido também como Princípio 80/20.

A regra de Pareto tem caráter econômico e foca na segmentação para maximizar os resultado. Ela ajuda a entender como melhorar processos, ter mais foco e obter melhores decisões. Como exemplo analise seus clientes, provavelmente 80% do faturamento da sua empresa provem de 20% dos seus clientes.

Ao invés de aumentar a verba do marketing para ações gerais e sem foco, você pode concentrar diretamente o investimento nestes clientes, direcionar as ações, planejar incentivos para compras periódicas, criar um canal de comunicação, campanhas, emails segmentados, entre outros.

Já no caso dos produtos, que também seguem essa regra, você pode buscar melhores acordos comerciais, deixar seu estoque preparado para agilizar o processo de reposição, criar ilhas ou pontos focais na sua loja, utilizar esses produtos pra captar mais clientes entre outras coisas.

É claro que a toda regra existem exceções então ela deve ser aplicada e reaplicada de tempos em tempos e de acordo com a sua necessidade e seu negócio.

Assista o vídeo: