Inaugurado em novembro de 2020, o PIX é o meio de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central, visando facilitar a transferência e pagamentos, que serão realizados em até 10 segundos, todos os dias da semana. Mas, qual é o impacto do PIX em supermercados?

Para saber quais os benefícios desse meio de pagamentos instantâneos que o varejo consegue perceber, criamos esse artigo. Nele, te mostramos o que é o PIX, como ele impacta as vendas no varejo físico e digital.

Confira!

Vamos entender melhor, o que é o PIX e como ele surgiu!

De forma sucinta, podemos definir o PIX como uma forma de realizar pagamentos e transferências, de maneira instantânea e, até o momento, gratuito para pessoas físicas e MEIs.

O serviço foi criado pelo Banco Central visando trazer mais rapidez e praticidade, aumentando a competitividade do mercado de pagamentos do varejo. Além disso, segundo o Banco Central, essa iniciativa poderá gerar redução nos custos e melhoria na qualidade do serviço prestado.

Para utilizar o PIX, é necessário que a instituição ou pessoa tenha uma chave. As chaves podem ser do seguinte tipo:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número do Celular;
  • Chave Aleatória (Conjunto de números, letras e símbolos gerados aleatoriamente para você);

É importante frisar que, para fazer um PIX, você deve apenas informar a chave do seu PIX para quem for realizar o pagamento ou transferência. Isso facilita na hora de fazer as transações, trazendo mais agilidade e eficiência.

Sendo assim, o PIX deve ser encarado como uma alternativa aos meios de pagamento tradicionais e também as formas convencionais de transferência de dinheiro entre contas. 

Um dos seus principais benefícios para a pessoa física, é que a transferência via PIX é feita na hora, não tendo também restrição de horário. Porém, quais são os benefícios do PIX em Supermercados? Os principais que podemos citar, são:

  • Rápida disponibilidade de recursos;
  • Usabilidade simples;
  • Rapidez na compra online;
  • Agilidade no Pagamento de Fornecedores;
  • Possibilidade de cobrança e pagamento de títulos via PIX;
  • Eficiência e valor baixo para os supermercados.

Abaixo, vamos entender melhor sobre esses benefícios!

Rápida disponibilidade de recursos

Conforme falamos no início desse texto, uma transferência realizada via PIX, é feita em até 10 segundos no máximo. Isso facilita e muito a vida das micro e pequenas empresas, que podem possuir alguma dificuldade de manter o seu fluxo de caixa saudável.

Afinal, para compras realizadas em cartão de crédito, o dinheiro fica disponível em até 30 dias após a compra. Já o boleto, leva em média três dias úteis para ser debitado.

Com isso, podemos afirmar que o PIX leva vantagem sobre essas formas de pagamento. Afinal, a disponibilidade dos recursos é quase que imediata, aumentando o fluxo de caixa do micro e pequeno empresário.

Usabilidade simples

Outro benefício do PIX, é referente a sua usabilidade simples, tanto para empresas, quanto para os consumidores. Afinal, o pagamento pode ser realizado escaneando um QR Code (que pode ser estático ou dinâmico) ou utilizando a chave PIX.

E, por ter a usabilidade simples, a tendência é que aumentem os pagamentos via PIX, aumentando o fluxo de caixa do seu negócio, por exemplo.

Ainda é importante destacar que o PIX unifica os valores em um único extrato. Isso facilita sua contabilização, melhorando a gestão do seu estoque.

Rapidez na compra online

Além disso, com o PIX, você consegue agilizar a entrega das vendas realizadas via e-commerce, por exemplo. Se antes o seu consumidor precisava esperar até 3 dias úteis para retirar a compra em seu supermercado, pagando em boleto, com o PIX, ele possui a mesma agilidade do cartão de crédito.

Porém, é necessário que o varejista possua um ERP que esteja preparado para trabalhar com a disponibilidade em tempo real dos seus produtos. Afinal, como o dinheiro é transferido quase que na hora, você deve sempre estar atento para não vender uma mercadoria que esteja em falta.

Isso pode criar uma experiência de compra ruim, além de afetar sua reputação. Por isso, conte com um ERP que esteja preparado para trabalhar em tempo real, como o Bluesoft ERP. Para saber mais sobre como nosso sistema pode te ajudar, clique aqui e converse com um de nossos consultores!

Agilidade no Pagamento de Fornecedores

Se antes, você realizava o pagamento dos seus fornecedores por boleto ou transferência, agora com o PIX, você terá muito mais agilidade para realizar esses pagamentos. 

Dessa forma, nós escaneamos no próprio sistema o QR Code do fornecedor e o pagamento será praticamente instantâneo. Dessa forma, você ganha em controle do seu fluxo de caixa e em segurança, uma vez que a autentificação feita via smartphone torna essa operação mais segura. 

Possibilidade de cobrança e Pagamento de Títulos via PIX

E, se você ganha em velocidade no pagamento dos seus fornecedores, quando o assunto são os pagamentos de tributos para o governo, a sua vida também será facilitada. O Banco Central já permite que os pagamentos de seus tributos sejam feitos via PIX.

Para isso, basta escanear o QR Code da Darf, por exemplo, e o pagamento está feito. A Receita Federal informou ainda que, durante 2021, todos os seus documentos de arrecadação terão o QR Code do PIX. 

Além disso, com o PIX, você também consegue gerar um QR Code Dinâmico, que está pronto para substituir o código de barras e que te trará mais agilidade e segurança no recebimento dos seus pagamentos.

Eficiência e valor baixo para os supermercados

O PIX em Supermercados te traz mais eficiência e possue um valor baixo para o comércio. Afinal, segundo o Banco Central, os Bancos e Fintechs terão um custo de R$0,01 a cada transação.

Com isso, você, supermercadista, consegue evitar as taxas altas que as máquinas de cartão possuem. Além disso, como a transação é totalmente digital, você ganha mais segurança, correndo menos riscos com a baixa movimentação de moeda física.

Conclusão

E aí, o que achou de conhecer alguns dos benefícios do PIX em Supermercados? Vale salientar que o PIX não vai acabar com as outras formas de pagamento, mas seus benefícios e custos mais baixos, certamente irão auxiliar o mercado ganho por esse sistema.

Além disso, se você ainda tem algumas dúvidas sobre o PIX e sua segurança. Confira o vídeo abaixo, feito pela influencer, Nath Finanças, e tire suas dúvidas sobre o assunto!