Sabemos que o mercado atual é muito competitivo e dinâmico, seja para lojas físicas ou e-commerce. Por isso, uma pesquisa de concorrentes é fundamental para garantir bons resultados.

Uma frase interessante de Philip Kotler, mesmo sendo de 2000, ainda retrata bem a nossa realidade. Veja:

“O sucesso de uma organização depende não só de as características de seus negócios atenderem aos requisitos-chave de êxito na operação em mercados-alvo, mas também de superarem os pontos fortes dos concorrentes.” (KOTLER, 2000, p.98)

Mas como fazer uma boa Pesquisa de Concorrentes?

Há ótimas dicas de como fazer pesquisas de concorrentes. Listamos a seguir as mais importantes:

  • Conheça seus concorrentes;
  • Análise das diferenças;
  • Busque oportunidades;
  • Faça melhor;
  • Faça análise de mercado;

Agora, vamos nos aprofundar em cada uma delas:

Conheça seus concorrentes

Um dos pontos iniciais é identificar quem de fato, é o seu concorrente. Para não acontecer erro, primeiramente, busque aqueles que atuam no mesmo ramo, prestam o mesmo serviço ou que se voltem ao mesmo público-alvo.

Muitas vezes, algumas empresas varejistas de porte menor querem considerar as de grande porte como concorrentes. Mesmo que atuem no mesmo segmento é preciso analisar muito bem se esse é realmente o caso.

Análise das diferenças

Após conhecer seus verdadeiros concorrentes, faça uma análise de seus pontos fortes e fracos e foque neles. O interessante é criar pesquisas ou até mesmo planilhas apontando o que diferencia sua empresa do seu concorrente.

Uma ótima ferramenta para esta pesquisa é a chamada análise de SWOT.

Busque oportunidades

A análise dos pontos fortes e fracos está ligada ao controle de como a empresa determina esses pontos. Ao observar seus concorrentes é importante também verificar que alguns pontos não estão em seu controle, com isso onde determinará as oportunidades ou ameaças.

As oportunidades e ameaças podem ser classificadas em diversas categorias. Podem ser fatores econômicos ou até um concorrente novo. Por exemplo, uma padaria que descobre que em breve um supermercado (com setor de padaria) está prestes a inaugurar uma filial na mesma localidade, ou podemos considerar o inverso.

Em muitos casos essas concorrências chegam a ser uma oportunidade para seu negócio, alguns clientes fazem suas próprias pesquisas e chegam a ver seus pontos fortes, referentes ao seu novo concorrente.

Faça o melhor

Após uma análise dos pontos fortes e fracos dos seus e de concorrentes, com esses dados você poderá colocar sua empresa com mais competitividade no mercado. Classifique sua empresa dentre os seus concorrentes, colocando há na mesma categoria.

Isto proporcionará uma visão ainda mais completa de onde sua empresa se encaixa no ambiente de competitividade do mercado. Além disso, também ajudará a determinar áreas a melhorar e quais características aproveitar para conquistar mais clientes.

Faça análise de mercado

A pesquisa de concorrentes é uma das áreas da análise de mercado. Vale reforçar que, antes de tomar uma decisão ou criar uma estratégia, é preciso analisar outros fatores como o mercado e o comportamento de clientes.

Conclusão

Então foque no seu maior potencial, fazendo que seus clientes se sintam mais satisfeitos, não meça esforços em melhorar e aperfeiçoar os pontos fracos. Isso fará com que seus concorrentes te olhem diferente, além de tronar sua empresa ponto de referência, quando alguém pensar em comprar.

Conhecer o nossos rivais e suas atividades nos ajuda a tomar decisões melhores sobre o próprio negocio.

A boa notícia é que há ferramentas de gestão que podem ajudar muito em um pesquisa de concorrentes. O Bluesoft ERP, por exemplo, possui, além de uma funcionalidade para pesquisa de concorrentes dentro do seu módulo de vendas, um aplicativo mobile para melhor recolher e analisar os preços dos concorrentes.

 

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