Neste Papo Persona, Wilson Souza fala sobre o cargo de Operador Logístico.

O Operador Logístico geralmente trabalha em empresas que lidam diretamente com o recebimento, armazenamento, movimentação e expedição de mercadorias, sendo que o profissional deve ter a capacidade de executar o seu trabalho em um ambiente onde há um grande fluxo de pessoas e cargas.

O Operador precisa prestar bastante atenção aos detalhes e conseguir trabalhar sobre pressão, dado que nem sempre a atmosfera de empresas que lidam com mercadorias é calma, já que um atraso na entrega pode significar a perda de um cliente.

Entre as principais funções dos indivíduos que trabalham como operadores logísticos estão o controle de estoque, o armazenamento de carga e a gestão de transportes, que está diretamente relacionada com o recebimento e expedição de produtos. E seu trabalho pode ser medido conforme as quantidades separadas dos pedidos, se estão de acordo com a quantidade pedido e também se não há produtos que não estejam na listagem de separação.

Para que o profissional tenha um bom desempenho como ,Operador Logístico é essencial que possua habilidade para lidar com as pessoas, ser organizado e ter agilidade no seu trabalho. Suas principais ferramentas trabalho os porta-paletes, empilhadeiras, carrinhos, scanners e estoques automáticos, além de ferramentas virtuais como sistemas e softwares de armazenagem e de distribuição.

Planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, é dessa forma que o operador logístico pode maximizar a eficiência da empresa e melhorar de forma operacional o atendimento ao consumidor.

Assista ao vídeo. =D