O Papo Persona é um novo programa aqui do Canal Bluesoft ERP onde nós vamos falar em cada episódio sobre uma pessoa ou cargo da área do varejo e no episódio de hoje, Wilson Souza fala sobre Operador de Caixa.

O Operador de Caixa é o profissional responsável por trabalhar com atendimento ao público, com pagamentos, registrar as operações de entrada e saída no caixa e também com emissão de notas fiscais. Ele não trabalha somente em empresas do comércio, é uma profissão extremamente necessária para empresas que trabalham com qualquer tipo de vendas, como empresas de aviação, pedágios, shows, e supermercados.

Além do bom atendimento o seu trabalho é medido pela conferência do caixa, ou seja, se os valores registrados no caixa estão em conformidade com os cupons emitidos e pelas ocorrências de quebras/ganhos. Reportando todo o seu trabalho ao Fiscal de Caixa.

Para realizar o seu trabalho, o Operador precisa no mínimo ter um valor inicial em seu caixa (feito pelo Fiscal), operar o sistema de Frente de Caixa onde são controladas as movimentações e a impressora fiscal para emitir os comprovantes de venda.

Seus principais desafios são ter agilidade e precisão no atendimento ao Cliente tendo empatia e cordialidade e também ter atenção com os recebimentos dos clientes evitando eventuais problemas de cédulas falsas.

Lembre-se o Operador de Caixa deve realizar todas as atividades com simpatia, educação e agilidade, registrando todos os produtos corretamente no caixa informando o valor das compras. E para que o profissional tenha um bom desempenho como Operador de Caixa é essencial ter atenção, habilidade com contas, gosto pela matemática, agilidade, simpatia, paciência e bom humor.

Assista ao vídeo. =D