Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem para Redes Varejistas, Larissa Ramos fala sobre Zona Franca.

Zona Franca é uma área delimitada onde entram mercadorias nacionais ou estrangeiras beneficiadas com incentivos fiscais e com tarifas alfandegárias reduzidas ou ausentes. Essas regiões ficam isoladas e geralmente são situadas em um porto ou em seus arredores.

O objetivo de uma zona franca é estimular o comércio e acelerar o desenvolvimento industrial de uma determinada região. O Brasil, Coréia do Sul, Chile, China, Emirados Árabes, Espanha, Portugal e França são alguns dos países que possuem um Zona Franca.

Até meados da década de 1960, Manaus capital do estado de Amazonas, era pouco industrializada. Para estimular sua industrialização, o governo federal criou a Suframa, que é a Superintendência da Zona Franca de Manaus.

A Zona Franca de Manaus abrange os estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima e as cidades de Macapá e Santana, no Amapá.

A Zona Franca de Manaus foi criada em 1967 e fiscalizada pela Suframa, e atraiu para aquela região amazônica muitas indústrias, sobretudo no ramo eletrônico avançado, que se beneficiaram das facilidades de importação de peças e componentes de aparelhos eletrônicos.

Várias empresas nacionais e estrangeiras se instalaram no Distrito Industrial de Manaus, planejado e preparado para esse fim.

Algumas das empresas presentes na Zona Franca de Manaus são: Nokia, Samsumg, Petrobras, Electrolux, Pioneer, Siemens, Honda, Yamaha, etc.

Assista ao Vídeo. =D