papo-express

No Papo Express de hoje, Larissa Ramos fala sobre Tipos de Descontos.
Pesquisar e conseguir os melhores preços é algo que todo o consumidor consciente deveria fazer. Mas, você já se perguntou porque os estabelecimentos oferecem produtos com valores mais acessíveis do que os outros?

Para entender essa lógica é importante conhecer os principais tipos de descontos utilizados no varejo.

O desconto comercial é o acordo feito entre clientes e fornecedores, que são concedidos diretamente no valor do produto e destacado em nota fiscal.

Já o desconto financeiro é aquele recebido no momento do pagamento no qual é concedido um desconto.

Em ambos os casos, incidem impostos que devem ser tributados conforme a legislação utilizada pelo seu tipo de comércio.

Outro tipo de desconto importante de distinguir é o Condicional e o Incondicional. O Incondicional é aquele que vem discriminado na Nota fiscal, e o Condicional são aqueles descontos que ocorrem posteriormente ao fato, no momento do recebimento ou do pagamento.

Para entender melhor a diferença entre esses tipos de descontos imaginem um produto no valor de 100,00.

Imagine que será dado um desconto comercial de 10% de forma incondicional para o produto como estratégia de Vendas e este desconto será destacado e presente na Nota Fiscal. A Forma de pagamento poderá ser cartão ou boleto e independente do tipo o valor a pagar já virá com o desconto, ou seja, no valor de 90,00.

O contrário disso seria se o abatimento de 10% fosse feito somente se o cliente realizar o pagamento a vista. Nesse caso, o desconto seria financeiro.

Confira o Vídeo: