Neste Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema Integrado e 100% em Nuvem, Gleyci Souza fala sobre os Tipos de Acionistas.

Acionista é todo aquele que detém uma parte do capital de alguma empresa, que é representada por ações. Veja sobre os quatro principais tipos de acionistas:

• O primeiro deles é conhecido como Acionista Controlador que é o indivíduo, a empresa, ou grupo de pessoas que através dos seus direitos de sócio conseguem efetivamente, e de maneira permanente, controlar as votações e deliberações durante a assembleia geral da empresa, assim como nomear a maior parte dos administradores da empresa.

• O segundo é o Acionista Dissidente que são os acionistas que mediante o reembolso do valor de suas ações decidem retirar-se da companhia, exercendo dessa maneira o seu direito de recesso. Vale ressaltar que o acionista cuja ação for de classe que tenha liquidez e dispersão no mercado não poderá exercer esse direito.

• O terceiro é o Acionista Majoritário que é aquele que possui uma quantidade de ações com direito a voto que lhe permite manter o controle acionário de uma empresa.

• E o Acionista Minoritário é aquele que possui uma quantidade de ações que não é suficiente para manter o controle acionário de uma empresa.

Assista ao Vídeo. =D