Neste Papo Express, Wilson Souza fala sobre algumas tendências de MKT para supermercados em 2017.

O ano de 2016 mostrou que o consumidor estava extremamente cauteloso, ou seja, pesquisando mais os preços, buscando produtos com maior relação custo/benefício, preferindo embalagens econômicas e até trocando de marcas.

Desta forma, a publicidade dos supermercados precisou também focar em produtos que se encaixavam nessas novas regras. Sendo que para 2017 o tom das mensagens dos supermercados aos consumidores deve seguir a mesma linha.

Pelo fato de estarmos vivendo ainda em um contexto de economia mais frágil, as agências de publicidade responsáveis pelas grandes redes varejistas entendem que enfatizar ofertas com mais benefícios para o consumidor é o caminho ideal para mantê-lo envolvido nas compras diárias. Por isso confira algumas tendências que vão ganhar bastante destaque em 2017 dentro da área Varejista.

A primeira delas é a fragmentação do mercado. De acordo com um estudo realizado pela Deloitte, os consumidores hoje em dia realizam a compra do mês em 4 ou 5 diferentes tipos de lojas entre supermercados, padarias, farmácias, shoppings, lojas de conveniência, feiras entre outros.

Por causa disso, em 2017 iremos ver esses tipos de lojas expandirem ainda mais a gama de produtos para tentar segurar cada vez mais seus consumidores. E para o supermercadista fica o desafio de mostrar ao cliente que ele é o ponto mais completo, que possuiu o melhor custo benefício e diferentes formas de fidelização.

A Segunda tendência é a influência Multicultural. A demografia do nosso pais continua mudando, ampliando e se transformando em uma população de “consumidores multiculturais”. Por esse motivo, o varejo deverá adaptar também seus Produtos, diálogo e marketing, para se tornarem mais relevantes e atrativos e assim maximizar as vendas a esta influente e nova população de compradores.

Assim como aconteceu em 2016 a Saúde e o bem-estar continuarão em evidencia este ano. E por isso os supermercados continuarão defendendo essa tendência e comprando itens mais saudáveis e nutritivas para os seus consumidores e suas famílias.

Em um estudo recente da Acosta, quase um terço dos compradores entrevistados considerou sair de uma loja se opções de FLV não estiverem bem organizadas ou adequadas ao consumo. Já outro estudo apontou que mais de 80% dos compradores lêem os rótulos dos produtos em busca do seu valor nutritivo.

Por isso foque em Mercadorias que contribuam para estilos de vida mais saudáveis, Além dos alimentos mais frescos e orgânicos, considere comercializar utensílios de cozinha, itens de medição de ingredientes, armazenamento de alimentos e hidratação.

A quarta tendência é sobre a Tecnologia digital: Em 2017, os supermercados precisarão continuar adotando tecnologia digital e as mídias sociais como um meio de se conectar e se comunicar com seus compradores.

Um estudo recente mostrou que 37% dos compradores usam seus smartphones dentro da loja para comparar preços, procurar informações de produtos ou verificar a disponibilidade de produtos.Por isso, existem alguns varejistas que estão colocando em suas lojas equipamentos Bluetooth para enviar anúncios, cupons e informações sobre o produto para seus consumidores.

E a quinta é uma tendência que nunca perde força: Oferecer Qualidade, conveniência, valor e um bom serviço. Os supermercados que fazem seus compradores se sentirem bem-vindos, envolvidos e informados atrairão e reterão, simples assim.

Os seus consumidores buscam sentir uma conexão com seu supermercado, ver seus valores refletidos no estabelecimento e se sentir parte da organização.

Assista ao vídeo. =D