Neste Papo Express, Larissa Ramos fala sobre Tablóides Eficientes.

Uma das opções de marketing de supermercados e varejistas sempre foi o tabloide, que são aquelas ofertas de jornais. Nele, as empresas conseguem colocar os produtos que querem ofertar durante um certo período de tempo no intuito de chamar o consumidor até a loja. Tradicional em muitos bairros, estes impressos ainda são entregues nas portas das casas.

Quanto mais planejado e estratégico for o tabloide, maior será o retorno financeiro da campanha de ofertas. Confira algumas dicas de como criar um tabloide eficiente:

Tamanho: Tablóides regulares não precisam ter mais do que quatro páginas, e devem apresentar no máximo 20 ofertas em cada uma. Já especiais ou sazonais podem ser maiores, com até 12 páginas.

Capa: Publicar as ofertas mais agressivas que retratarem a estratégia para logo criar impacto no consumidor. Disponibilizar poucas ofertas a fim de não gerar confusão, no máximo umas cinco.

As ofertas: O ideal é que sejam trocadas regularmente, e deve-se agrupar as ofertas em soluções de consumo, como queijos e vinhos ou cervejas com produtos de churrasco, dependendo da preferência do seu público.

As informações: é importante incluir informações sobre sua loja, ou até dicas relacionadas ao seu negócio, como receitas ou características de produtos.

Durante a elaboração de cada encarte, é importante que o setor de compras preocupe-se em negociar com os fornecedores corretos e que o diretor comercial analise e aprove apenas as ofertas condizentes. Também deve-se verificar os encartes por completo antes de irem para as lojas e serem divulgados para os consumidores. Isso diminui os erros que trazem problemas para o cliente na hora de passar os produtos no caixa.

Assista ao vídeo. =D