Neste Papo Express, Larissa Ruana fala sobre Sintegra.

O SINTEGRA é num conjunto de procedimentos administrativos e de sistemas computacionais de apoio, que é adotado simultaneamente pelas Administrações Tributárias de todas as Unidades da Federação.

Do lado dos contribuintes, o propósito do SINTEGRA é o de simplificar e igualar as obrigações de fornecimento de informações relativas às operações de compra, venda e prestação de serviços interestaduais.

Já do lado dos fiscos estaduais, o objetivo é o de gerar maior agilidade e confiabilidade ao tratamento das informações recebidas dos contribuintes e à troca de dados entre as diversas UFs.

De acordo com o que foi estabelecido pelo Convênio Confaz 57/95 e alterações posteriores, os contribuintes usuários do Processamento Eletrônico de Dados estão obrigados a fornecer às Administrações Tributárias dos Estados, Validado, o arquivo magnético contendo os dados total das operações (compra e venda, aquisições e prestações) internas e interestaduais que tenham praticado.

O sistema SINTEGRA, é utilizado todo o país e tem o objetivo de facilitar o fornecimento de informações dos contribuintes aos fiscos estaduais e de aprimorar o fluxo de dados nas Administrações Tributárias e entre as mesmas.

Assista ao vídeo. =D