Seja bem vindo ao Papo Express da Bluesoft, Sistema de Gestão para o Varejo na nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre shelf life.

Shelf life, ou vida útil, é o tempo que um alimento preparado permanece fresco, saudável, ou seja, é o período de tempo que alimentos, bebidas e outros produtos perecíveis possuem antes de serem considerados inadequados para o consumo.

O shelf life de um produto começa a partir da sua data de fabricação e depende de diversos fatores como, os ingredientes utilizados, seu processo de produção, condições de higiene, armazenamento, e até mesmo o tipo de embalagem utilizada.

Para determinar a Shelf Life de um produto são analisadas as características sensoriais como aroma, textura, sabor e aparência, características físicas e também microbiológicas. Quando um produto apresenta sinais de deterioração com alterações em suas características ou se um agente patogênico é encontrado, o produto não está mais apto para venda e esse ponto é determinado para ser sua Shelf Life ou vida de prateleira.

Determinar o tempo de prateleira do seu produto, além de uma determinação legal, garante aos consumidores uma utilização segura e informada dos produtos alimentares. O tempo de prateleira só deve ser considerado válido se o produto alimentar for adquirido intacto e sem qualquer tipo de danos. Os consumidores devem sempre seguir as instruções de armazenamento do produtor, particularmente no que se refere à temperatura e utilização do produto após abertura.

Assista ao Papo Express abaixo. =D