Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema em Nuvem Especializado em Redes Varejistas e hoje Wilson Souza fala sobre como calcular o retorno do investimento na capacitação da equipe.

A corrida por uma maior competitividade leva muitas empresas a investirem na qualificação e treinamento da equipe. Porém de acordo com um Levantamento da consultoria PwC Brasil, apenas 13% das empresas pesquisadas calculam o chamado ROI de Capacitação.

Mesmo quando bem avaliados pelos funcionários, os treinamentos e programas de qualificação podem não gerar resultados suficientes para o negócio. A partir do cálculo do ROI, é possível identificar os problemas associados à implementação dos treinamentos e quantificá-los. Realizando ajustes e melhorias e assim garantindo maior assertividade nos planos da organização.

Para calcular o ROI, é preciso envolver as áreas responsáveis pela definição das estratégias associadas à educação corporativa, os departamentos onde os cursos serão ministrados e as lideranças responsáveis. Também devem ser incluídos os participantes, que farão a análise qualitativa e quantitativa dos programas realizados pela companhia. Assim como definir os objetivos do treinamento, a melhor dinâmica e o conteúdo das aulas.

O cálculo do ROI pode ser feito somando os resultados qualitativos aos quantitativos e dividindo pelo custo total do treinamento como valor investido, gastos com transporte, equipamentos, horas não trabalhadas e energia. Após isso multiplique por 100, e assim você irá obter o percentual de retorno do investimento.

Se ele for inferior a 100%, significa que o plano de educação corporativa não está gerando remuneração ou valor condizente com o investimento realizado. Já se o percentual superar 100%, significa que os recursos foram aplicados adequadamente.

Quanto mais indicadores forem analisados, mais realista será o cálculo do ROI e o momento ideal para calculá-lo depende do tipo de curso ministrado. No caso dos técnicos, é recomendo é fazê-lo um mês após o fim da ação e os que envolvem comportamento de 4 a 6 meses pois demoram mais tempo para provocar as mudanças esperadas.

Assista ao vídeo. =D

Fonte: https://www.sm.com.br/detalhe/gestao/os-investimentos-em-treinamento-da-equipe-deram-resultado