Neste Papo Express, Gleyci Souza fala sobre Risco de Crédito.

O risco de crédito é a possibilidade de não se receber um valor negociado devido a inadimplência que pode acontecer em vendas a prazo ou parceladas.

A facilidade de comprar a prazo chama a atenção do cliente, que deixa de fazer um investimento à vista. Com isso, futuramente, o cliente pode não honrar compromissos, e a empresa acaba ficando com o prejuízo.

Evitar a inadimplência é uma tarefa muito difícil, porém ela pode ser prevenida através de análises de crédito.

Os riscos de crédito podem ser classificados entre primeira e segunda categoria. Os riscos de primeira categoria representam o maior nível de risco de crédito, ou seja, a possibilidade maior de perdas e de não recuperar os valores perdidos em operações de crédito. Como por exemplo: empréstimos em dinheiro. Por isso, é muito importante pedir garantias para assegurar o recebimento, seja um avalista, entrada em dinheiro ou o penhor de algum bem.

Os riscos de segunda categoria equivalem a bens tangíveis como: imóveis, veículos, máquinas, entre outros. Isso quer dizer que, em caso de não pagamento é possível recuperar o bem e tentar ganhar algum dinheiro com ele, pelo valor de mercado que ele apresenta no momento de seu resgate. Outra forma de garantia são as altas taxas de juros.

Assista ao vídeo =D