Seja bem vindo ao Papo Express do Bluesoft ERP, Sistema de Gestão para o Varejo na Nuvem, e hoje Wilson Souza fala sobre Rendimento na Transformação de Produtos.

O termo Rendimento é bastante utilizado nos Supermercados quando há algum tipo de transformação de produtos. Ele demonstra qual o ganho que se tem quando um produto é transformado em um ou mais itens. Por exemplo, as lojas que possuem açougue e transformam os “traseiros de Novilho” em peças de carnes como filé mignon e contra filé.

No processo há sempre uma perda que deve ser considerada para o controle de estoque e custo de produto. Neste caso, quando se faz a transformação, a perda geralmente está relacionada a sangue, ossos e gordura que são subtraídos da peça e descartados. E é essa diferença entre a peça inteira e a perda que chamamos de rendimento.

Normalmente esse rendimento é tratado em sistemas ERP como o Bluesoft, registrando sua fórmula e fazendo a conversão automaticamente, porém esse número deve ser uma preocupação do encarregado do açougue em atualizar os percentuais de rendimento para não ter diferença em seus estoques e perda nas vendas.

Os custos de cada item também devem ser rateados de acordo com o produto. Por exemplo o Filé mignon não possui o mesmo custo do acém. Por isso a precificação deverá ser realizada com critérios reais, considerando a representatividade de quilos. Caso o custo não seja bem dimensionado, as peças finais darão uma margem irreal em suas vendas e também irá prejudicar a valorização de estoques da loja.

Assista ao vídeo. =D

Fonte: http://varejosupermercados.blogspot.com.br/2013/10/rendimento.html